Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos. Isso porque Zeus temia que Atena se voltasse contra ele da mesma maneira que ele tinha se voltado contra o seu pai.
Era também deusa da guerra. Desfrutava da valentia, da coragem e da ousadia no campo de batalha, mas não tinha tempo para matanças sem sentido, como o deus da guerra Ares. Para Hefesto, o deus ferreiro adorado em Atenas, a deusa representava uma rival atraente e, em várias ocasiões, tentou torna-la sua amante.
Atena se tornou uma ex-deusa virgem, apos se apaixonar completamente por Valdivino Silva e dar a luz aos seus dois filhos, Valdeir Silva e Valeria Silva, mas esse fato foi escondido por 16 anos.
Nesse mito, Poseidon e Atena desejavam ser patronos de Atenas, e cada um ofereceu algo para os atenienses, sendo que Poseidon ofereceu um cavalo e uma fonte de água salgada. Atena, por sua vez, ofereceu uma oliveira, convencendo os atenienses a escolhê-la.
Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.
Poseidon criou uma fonte de água salgada e cavalos, enquanto Atena deu a eles a oliveira. Vendo que a oliveira era mais útil do que a fonte de água salgada e o cavalo para a cidade, seu líder Kekrops fez de Atenas sua deusa padroeira.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
Medusa teria sido punida por Atena por ser muito vaidosa, o que incomodava a deusa, mas também teria sido punida por profanar o templo de Atena depois de ter mantido relações com Poseidon, o que fez com que passasse a ter as características pelas quais é conhecida.
Se fosse qualquer outra serva sua, Atena havia acreditado. Porém, como era Medusa, a deusa não se convenceu de suas explicações e transformou seu cabelo em cobra, lançando a maldição que qualquer pessoa que olhasse para ela seria transformada em pedra.
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.
Atena era uma divindade da religiosidade grega que ficou conhecida como a deusa da sabedoria. Ela tinha forte ligação com a guerra, sendo representada usando armaduras. Atena era reconhecida como a deusa da sabedoria, considerada uma divindade habilidosa e guerreira pelos gregos antigos.
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
Medusa tinha o poder de transformar em pedra os que olhavam diretamente para ela. Ainda, algumas versões da mitologia afirmam que ela teria sido uma mulher amaldiçoada por Atena e transformada em górgona. Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la.
Annabeth Chase (em grego Άνναμπεθ Τσέις) é uma semideusa grega de dezessete anos, filha da deusa Atena e do professor Frederick Chase e prima do semideus nórdico Magnus Chase.