no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
Moisés e Zípora se declaram um ao outro e vão dormir. No meio da noite, Moisés descobre que ela morreu. Ele relembra momentos que passaram juntos na vida. Moisés sofre agarrado a um lenço dela, o tempo passou e ele ainda está no luto.
Ao que parece, pelo forte “puxão de orelha” de Zípora em Moisés, essa negligência partiu dele: “Assim, o SENHOR o deixou. Ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão” (Êxodo 4.26).
Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
A HISTÓRIA DE ZÍPORA NA BÍBLIA: QUEM FOI A ESPOSA DE MOISÉS?
Quem foram as esposas de Moisés?
Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
Zípora não era cuxita (ou etíope); ela era midianita, descendente de Ismael, irmão de Isaque; portanto, descendente de Abraão. Esse foi um comentário racista da parte de Miriã, provavelmente porque ela possuía pele mais escura que os israelitas. Zípora era adoradora do mesmo Deus.
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Moisés morreu aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucedeu-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã. No Cristianismo, Moisés prefigura o "Moisés Maior", o prometido Messias (em grego, o Cristo).
Bíblia é encontrada no livro de Êxodo, nos capítulos dois, quatro e dezoito zípora foi a esposa de Moisés, um dos grandes líderes do povo de Israel. zípora era filha de getro, também conhecido como hewel, um sacerdote de midian. Moisés fugiu para midian depois de matar um egípcio. que estava maltratando um hebreu.
O texto diz, portanto, que Moisés é atacado por Javé durante a noite, quando estava a caminho no deserto. Zípora circuncida o seu filho, toca com o prepúcio os pés ou provavelmen te o órgão sexual de Moisés, para o qual diz: “esposo de sangue”.
Ele é conhecido por ser o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos. De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé. Em outras partes da Bíblia, Matusalém é mencionado nas genealogias de 1.
Ao acordar, Moisés percebe que Zípora está morta. Ele chora com ela em seus braços. O líder é confortado por seus filhos. Uma nuvem se move e indica que é hora de os hebreus partirem.
Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos. Pode-se observar que as condições as quais o nascimento de Moisés estava submetido era de intensa opressão; o que vem a desenvolver características de liderança em Moisés.
Após ser encontrado pela filha de faraó no rio, Miriã também indicou sua própria mãe para que fosse babá de Moisés. Mais tarde, sofreu temporariamente de lepra alegadamente por sua rebeldia perante a autoridade executiva de Moisés. Era também profetiza e tocava tamboril. Ela morreu e foi sepultada em Cades.
Miriã e Arão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este havia tomado; pois ele tinha tomado uma mulher cuxita. E disseram: — Será que o SENHOR falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós? E o SENHOR ouviu o que eles disseram.
Trata-se da morte de Moisés na terra de Moab. Moisés, o grande profeta e legislador, morreu avistando a terra prometida do alto do monte Nebo, após liderar o povo de Deus na libertação do Egito e na passagem pelo deserto. Hoje, celebramos a memória de Santa Clara de Assis (1194-1253).