Os países com menos fumantes As nações do mundo que detêm esse título são Gana (4%), Etiópia (4,5%), Nigéria (5,7%), Eritreia (5,8%) e Panamá (6,2%). Cerca de 14% dos africanos fumam tabaco, segundo a OMS, abaixo da média global de 22%.
Com uma população de 5,6% de fumantes, a Suécia está cada vez mais próxima de ser a primeira nação a se ver “livre de fumo” no mundo. A constatação vem a partir de parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e pela União Europeia.
O Sudeste Asiático tem maior porcentagem de população tabagista: 26,5%, com a Europa atrás: 25,3%. O mundo chegará a uma redução relativa de 25% no uso de tabaco até 2025 (abaixo da meta esperada, de 30%). Seis países estão vendo o uso de tabaco aumentar: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e República da Moldávia.
A Nova Zelândia aprovou uma lei histórica antifumo no Parlamento, na terça-feira (13), proibindo a venda de tabaco para qualquer pessoa nascida a partir de 1º de janeiro de 2009.
Porto Alegre também lidera entre os dois sexos com 24,6% entre os homens e 20,9% entre as mulheres. Curitiba tem 24,4% de fumantes na população masculina e 16,5% na feminina. Já São Paulo, que fica em terceiro lugar no ranking dos homens com 22,2%, tem 16,8% de fumantes entre as mulheres.
Uma Viagem ao País mais Obeso, mais Fumante e Menos Visitado 🇳🇷
Qual a profissão que mais fuma?
Enfermagem; ▪ Odontologia; ▪ Farmácia. Em dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer em 2011 o percentual geral de universitários brasileiros que fumava cigarros variou entre 10,50% (João Pessoa - PB, 2006) e 20,40% (Juiz de Fora - MG, 2007).
Os 2.359 empreendedores do campo que cultivam tabaco nas propriedades rurais de São João do Triunfo, no Paraná, comercializaram, conjuntamente, 19.422 toneladas na safra 2019/2020, colocando o município na primeira colocação na lista dos produtores.
O Japão tem locais específicos para fumar em público. É proibido fumar enquanto caminha na rua ou jogar guimbas no chão e o infrator pode ser multado. Há poucas áreas para fumar ao ar livre.
Pela nova legislação, quem fumar em áreas proibidas terá que pagar uma multa de cerca de mil shekels (cerca de R$ 500). Os proprietários dos estabelecimentos públicos serão multados em 5 mil shekels (aproximadamente R$ 2,4 mil).
A China é o maior produtor e consumidor (em termos absolutos) de tabaco do mundo, segundo a OMS. Há mais de 300 milhões de fumantes no país, cerca de um terço do total de fumantes do planeta.
Os países com o maior percentual de fumantes na União Europeia são a Bulgária (28,2%), seguida da Turquia (27,3%), Grécia (27,2%), Hungria (25,8%) e Letônia (24,9%). Já os países com menor número de fumantes são a Suécia (9,3%), Islândia (11,2%), Finlândia (12,5%), Noruega (12,9%) e Luxemburgo (13,5%).
Em 2019, foram fumados 7,4 trilhões de cigarros feitos de tabaco, o que representa cerca de 20,3 milhões de unidades por dia — os países da Europa estão entre os usuários mais assíduos.
Com base em dados do Progress Hub, 12,6% da população adulta do Brasil fuma, 7 pontos percentuais menos que a média global. O tabagismo é mais prevalente entre os homens brasileiros (15,9%) em comparação com as mulheres brasileiras (9,6%).
A China lidera a lista dos dez países com mais fumantes em 2019, totalizando 341 milhões de consumidores: um em cada três fumantes no mundo vivia há dois anos na China. Depois da China, seguem-se Índia, Indonésia, Estados Unidos, Rússia, Bangladesh, Japão, Turquia, Vietnam e Filipinas.
Todos os países da UE adotaram medidas para proteger os cidadãos contra a exposição ao fumo do tabaco, mas as medidas nacionais diferem consideravelmente em termos e âmbito de aplicação.
A Câmara dos Comuns votou hoje a favor da proibição do fumo em qualquer lugar público da Inglaterra, incluindo bares, restaurantes e clubes particulares.
O México colocou em vigor no domingo (15/01) uma das leis antifumo mais rigorosas do mundo — ao decretar que é proibido fumar em todos os espaços públicos. O primeiro passo para a reforma da legislação, que também inclui a proibição da publicidade ao tabaco, foi dado em 2021.
A maconha foi legalizada na Alemanha em 1º de abril deste ano e é proibida em estádios, mas é possível fumá-la nas ruas. O país sedia a edição deste ano da Eurocopa.
Foi nos Estados Unidos que as restrições ao cigarro começaram a ganhar força. Em 1994, a Califórnia proibiu o fumo em locais de trabalho. Em 1996, a proibição chegou aos bares e restaurantes, e a até seis metros de distância destes lugares. E na Califórnia é proibido fumar até em algumas praias e parques.
O fumo em Pequim agora está proibido em todos os espaços públicos interiores, incluindo escritórios, shoppings e aeroportos, bem como em estádios abertos, pátios de escola e parques públicos.
Fumar em lugares públicos é proibido por lei. Fumar é permitido apenas em locais designados. Fumar durante a caminhada não é permitido. Com a influência do Confucionismo, o respeito pelos idosos, devoção filial e respeito por professores são valores amplamente importantes.
A cidade que leva o primeiro lugar é a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Lá 14,4% da população afirma ter o hábito de fumar. A cidade gaúcha lidera o ranking do fumo, seguida de São Paulo com 12,5% e Curitiba com 11,4%. Entre os menos fumantes, estão Salvador (4,8%), São Luís (4,8%) e Belém (4,9%).
É Santa Cruz do Sul, que se orgulha de ser sede do "maior complexo de processamento de fumo do mundo", uma referência à unidade da Souza Cruz inaugurada em 1997. No município, também funciona uma fábrica da Philip Morris.
A fábrica da BAT Brasil em Uberlândia (MG) conta com tecnologia de ponta para garantir o alto nível de qualidade de seus produtos. Praticamente toda a produção é automatizada: a partir do momento em que o tabaco proveniente das usinas é aberto e inserido na produção, não há mais nenhum manuseio humano.