Depois que Ryuk mata Light, Ryuk oferece a L o Death Note, mas L se recusa. Vinte e três dias depois de escrever seu nome na Death Note, queimando todas as Notas de Morte restantes e conversando com Soichiro, L morre de forma pacífica enquanto come uma barra de chocolate.
Um bom exemplo é o personagem “L” de Death Note, um investigador de polícia obstinado e sagaz que persegue um assassino em série conhecido como “Kira”. Com seu cabelo preto desarrumado, L é um herói Asperger por excelência.
No drama de TV em live-action, L é retratado por Kento Yamazaki. Ao capturar Higuchi, Light poupa a vida de L no tiroteio de Higuchi. Mais tarde, ao confessar a Light, com uma falsa nota de morte, Mikami o mata.
Também os QIs exorbitantes dos personagens. L pode ser o único com QI acima de 200. Light era inteligente e esperto, mas não um gênio esquisito como L. Light e Near podem estar na faixa de 195-185, enquanto Mello está em 160+.
Do topo de uma chaminé, Ryuk lembra Light da primeira promessa que fez a ele: de que o shinigami seria aquele que escreveria o nome do jovem no Death Note. Ele então cumpre essa promessa, tirando a vida do Kira original e levando a trama ao fim.
L era extremamente mais inteligente que Kira (não me refiro às classificações de QI, inteligência é muito mais do que isso). No começo de Death Note, L encontrou a região onde Kira estava.
Ao sair, é atropelado por um carro que passava por ali. Com o nome de Raye em mãos, Light espera uma semana e o aborda armado em uma estação de metrô, revelando ser o Kira.
Já no anime, o Light se aproveita da morte do Teru Mikami para fugir e sai correndo do galpão. Então Ryuk escreve seu nome no Death Note e, ao entrar em outro galpão, Light morre na escada de parada cardíaca.
Ele também tem uma maneira incomum de sentar, com os dois pés apoiados na cadeira. Ele afirma que, se sentar normalmente, sua capacidade de raciocínio cairia 40%. Curiosamente, no mangá, ele é visto sentado no chão em uma pose semelhante a como alguém meditaria, enquanto pensava profundamente sobre o caso Kira.
Com tantas informações, claro que o nome do personagem mais misterioso da história seria revelado ali. O nome verdadeiro de L é L Lawliet, que sonoramente pode ser ouvido também como Law Light (em tradução livre significa pouca luz), uma espécie de trocadilho com o nome do protagonista, Light.
No final do anime, logo após a morte de Light, Misa é vista sozinha na saliência de um prédio alto. Embora não seja mostrado, teoriza-se que ela cometeu suicídio após a morte de Light. Seguindo os eventos do mangá, ela comete suicídio ao saber da morte de Light.
ryuk matou o light pois não podia ver sua expectativa de vida e não sabia quando ele ia morrer pra ele poder recuperar o death note e ia ser muito chato esperar (no final do manga).
De maneira resumida, L Lawlight é muito superior a Light Yagami quando se trata de inteligência. Não apenas mais do que Light, mas também de toda a série. Embora seu QI não seja o maior, suas habilidades de dedução, planejamento e atenção ao detalhes superam totalmente Kira.
Near utiliza uma abordagem fria e analítica, que espelha a inteligência de L, mas com uma postura distintamente calma. Ele é meticuloso, com uma inclinação para lógica e reconhecimento de padrões, frequentemente visto brincando com brinquedos enquanto deduz cenários complexos.