Significado. Na tradução livre, “Short Friday” é exatamente o que seu nome indica. Ou seja, a possibilidade de o funcionário sair mais cedo no último dia da semana durante a jornada de trabalho. Assim, ele diminui o horário de trabalho durante a sexta-feira, daí o nome “sexta-feira curta”.
A short friday é uma prática empresarial que consiste na redução da jornada de trabalho nas sextas-feiras, proporcionando aos colaboradores um tempo adicional para descanso e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Por outro lado, a long friday, também conhecida como “jornada estendida de sexta-feira”, adota uma abordagem diferente. Nesse caso, os funcionários continuam trabalhando até mais tarde do que o horário habitual de encerramento, estendendo a jornada de trabalho na sexta-feira.
O termo em inglês Short Friday pode ser traduzido como “sexta-feira curta” – e é exatamente isso o que este benefício oferece aos colaboradores de uma empresa: a possibilidade de serem liberados mais cedo às sextas-feiras. É diferente do Day Off, que refere-se a um dia de folga remunerada em qualquer dia da semana.
Flex Friday: viaje com até 50% de desconto! Chegou o mês da Black Friday! Utilize os cupons abaixo e garanta até 50% de desconto na compra de ida e volta para viajar com a Águia Flex. Confira as regras da promoção e aproveite!
Short Friday? Advogado trabalhista explica o que é e como funciona
O que é flex na gíria?
“Flex” é uma daquelas palavras em inglês que, quando usada como gíria, pode deixar muita gente confusa. Mas relaxa! “To flex” basicamente significa mostrar algo com orgulho ou ostentar.
A CLT também prevê a possibilidade de adoção do regime de compensação de horas, onde o funcionário pode trabalhar em um dia mais horas do que a jornada regular, para compensar em outros dias com jornada reduzida.
Saída antecipada de até 30 minutos - será descontado um terço da remuneração do dia. Saída antecipada superior a 30 minutos - será descontado o dia de trabalho.
Passamos agora por uma transição entre um mundo onde cada minuto trabalhado é monitorado, registrado no relógio de controle horário, para uma forma mais flexível de organizar o seu tempo: do “happy friday” (que libera os colaboradores mais cedo na sexta-feira) ao home office, são várias as iniciativas para flexibilizar ...
A tradução de “day off” é dia de folga ou dia livre. Logo, o conceito de "day off de aniversário" refere-se à prática de conceder ao colaborador uma folga remunerada no dia do seu aniversário.
Em poucos anos, o termo Black Friday criou raízes na Filadélfia. Os comerciantes da cidade até tentaram suavizar o nome, chamando de "Big Friday" ("Grande Sexta-Feira"). O termo só "pegou" nos anos 1980.
Trata-se de uma operação de alto risco, na qual o investidor aluga uma ação e a vende, esperando que poderá recomprá-la no futuro a um preço mais baixo. O lucro a ser obtido está na diferença entre o valor da venda inicial e o valor da compra futura.
O que é day off? O day off, ou dia livre, é um termo em inglês utilizado para representar uma folga remunerada que as organizações dão para os colaboradores em dias específicos do ano. Ela também pode ser utilizada como uma recompensa aos funcionários, por atingirem uma meta, por exemplo.
Ou seja, a possibilidade de o funcionário sair mais cedo no último dia da semana durante a jornada de trabalho. Assim, ele diminui o horário de trabalho durante a sexta-feira, daí o nome “sexta-feira curta”.
A estratégia que NÃO é adotada por essas organizações é a "Short Monday", pois envolve reduzir a carga horária ou tornar a segunda-feira um dia mais curto, o que não é mencionada como parte das práticas adotadas pelas organizações citadas.
O famoso, “Happy Day”, oferecer uma folga ao funcionário para ele comemorar o seu aniversário pode ser um benefício simples para oferecer e é sempre bem recebido!
2. Pode bater o ponto 10 minutos antes? Sim, de acordo com a legislação, existe uma tolerância de até 10 minutos para o registro de ponto antes ou depois do horário oficial, somando no máximo 10 minutos diários.
Vale salientar que a CLT estipula o limite de 10 minutos diários para que o trabalhador atrase e de 5 minutos antes do início da sua jornada, entre as pausas ou no final delas.
Funcionário tem tolerância de atraso? De acordo com a CLT, existe uma tolerância de 10 minutos diariamente para marcação de ponto em casos de atrasos. Acima de 10 minutos, será considerado atraso e a justificativa deve ser feita aos responsáveis determinados pela empresa.
Agora, os profissionais querem equilibrar trabalho e vida pessoal. E as empresas estão tendo que investir em bem-estar para atrair os melhores talentos. Nessa nova fase, centrada no colaborador como ser humano, cresce o chamado “flexwork”, modelo de serviço baseado na flexibilidade, assincronia e confiança.
A CLT Flexível é uma forma de contratação onde o empregado recebe parte do salário de acordo com as regras da CLT e parte do salário na forma de benefícios, que não precisam de comprovante de gastos, como alimentação, transporte, diárias de viagem, ajuda de custo, dentre outras.
Flex ou flexível, o termo apareceu com a criação do veículo flex, àquele que pode ser abastecido com tipos diferentes de combustível, sendo ele equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos.