Por exemplo: O vendedor vendeu R$80.000,00, com uma comissão de 4%, dividindo 100 o resultado é 0,04. Cálculo: 80.000 x 4% = 80.000,00 x 0,04 = R$3,200 de comissão de vendas.
Para ficar mais fácil de entender, vamos aos números. Imagine que um vendedor tenha fechado um total de R$ 50 mil em vendas e sua comissão é de 3%. Para fazer o cálculo de comissão, basta multiplicar o valor por 0,03: 50.000 x 0,03 = 1.500. Logo, sua comissão será de R$ 1.500.
Para calcular uma comissão de 1%, você precisa encontrar 1% do preço de venda: Divida o preço de venda por 100. Como alternativa, mova a casa decimal do preço de venda duas casas para a esquerda. Qualquer um desses valores é a comissão de 1%.
A comissão também pode ser paga por mês, isto é, após cada parcela paga. Por exemplo: supondo que o seu vendedor realize uma venda de R$10 mil, parcelada em 10 vezes e que ele tenha uma comissão de 10%. Então, ele receberá 100 reais por mês durante os 10 meses ou R$1000 quando a loja receber todo o valor do cliente.
Calcular essa comissão também é fácil. Basta supor que o faturamento bruto da companhia tenha sido de R$ 50.000,00, em um determinado mês e que, desse valor, o vendedor João tenha sido responsável por R$ 10.000,00. Considerando que a porcentagem de comissão é de 5%, ele receberá R$ 500,00.
Como calcular a comissão de vendas? O percentual de comissão de vendas difere de negócio para negócio, com percentuais que podem ser de 1% a 5%, raramente chegando a 10% e praticamente nunca acima disso. Por exemplo: O vendedor vendeu R$80.000,00, com uma comissão de 4%, dividindo 100 o resultado é 0,04.
A comissão de vendas é um tipo de incentivo pago aos vendedores, em que o time comercial recebe uma porcentagem de cada venda realizada na empresa. Essa estratégia tem o potencial de melhorar o desempenho da equipe, que fica mais animada para vender, uma vez que recebe a mais por isso no final do mês.
A comissão do seu vendedor não pode ser excessiva e acabar com a margem do negócio. Produtos ou serviços de altas margens podem dar comissões maiores, mas o normal é algo entre 2,5% e, no máximo, 8%.
O profissional recebe o valor em cima de cada produto ou serviço. Exemplo: Se o seu produto custa R$10 mil e a comissão por venda é de 5%, a cada negócio fechado o vendedor recebe R$500,00.
Em termos simples, a comissão é uma forma de remuneração que não possui um valor fixo, tampouco integra o salário do colaborador. Na verdade, é um complemento oferecido aos trabalhadores com o objetivo de motivá-los e elevar a produtividade. No geral, a quantia é determinada de acordo com o salário do profissional.
As comissões pagas aos empregados fazem parte do salário, e assim devem incidir nas demais verbas trabalhistas, como FGTS, férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, horas extras e ainda para os recolhimentos para o INSS.
Trabalhar à comissão implica que não tenha um salário fixo, mas que este dependerá do volume de vendas que fizer ou do lucro gerado para a entidade para quem trabalha. Ou seja, no fundo, quanto mais vender, mais ganhará.
São órgãos do Poder Legislativo, compostos por um grupo de Deputados. Podem serpermanentes,que são aquelas que subsistem através das legislaturas, com o objetivo de analisar toda matéria que tramita pela Assembleia, ou temporárias, constituídas com finalidades especiais ou de representação.
Imaginando que um vendedor da empresa vendeu R$ 50.000 em um mês e que a meta geral foi batida, ele receberá: Comissão por vendas: R$ 50.000 x 2% = R$ 1.000.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não exige o pagamento de comissão para os profissionais de vendas. Contudo, ela estabelece regras quanto ao pagamento dessa recompensa. Por exemplo: o valor da bonificação deve ser apresentado de maneira prévia e clara por meio do contrato de trabalho.
A porcentagem, representada pelo símbolo %, nada mais é do que a divisão do todo em cem partes. Para fazer o cálculo, basta multiplicar a porcentagem pelo valor. Exemplo: calcular 30% de 700. Basta multiplicar a fração 30/100 por 700.
Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço. Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho, a fórmula é: lucro bruto = receitas totais – custos.
Por exemplo, a empresa pode comissionar o vendedor em 2% sobre o valor da venda para o produto X e em 3% para o produto Y; ou, ainda, comissionar em 2% quando o pagamento é a prazo e em 3% quando é à vista. Outras variáveis específicas do seu negócio podem influenciar esse cálculo.