Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar. Os valores da latitude variam de 0o (linha do Equador) a 90o (polos), devendo ser indicada também a posição: no hemisfério sul (S) ou no hemisfério norte (N).
Os valores positivos de Latitude estão ao Norte do equador, valores negativos para o Sul. Com a longitude valores negativos para oeste e positivo a leste (Greenwich).
As coordenadas geográficas são um sistema de localização utilizado para situar qualquer ponto da superfície terrestre. Tal sistema é formado por meio de uma grade de coordenadas, que correspondem a um conjunto de linhas imaginárias indicando a posição de um determinado objeto no espaço global.
A principal função da latitude é a indicação da posição de determinado ponto na superfície terrestre, demarcando a sua posição no Hemisfério Norte ou Sul. Ela é utilizada também para a identificação dos paralelos notáveis, importantes para a demarcação das diferentes zonas térmicas do planeta Terra.
Latitude é a distância em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador. Compõe, junto da longitude, o sistema de coordenadas geográficas. As latitudes compõem o sistema de coordenadas geográficas.
A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°. Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui 0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído (quando em direção ao Sul).
Latitude: é o indicador do ângulo que um determinado ponto da superfície da Terra mantém com o plano equatorial. As latitudes variam de 0º, na Linha do Equador, até 90º nos polos Norte ou Sul.
Apesar da confusão, a resposta é simples. Enquanto a altitude aponta a distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar, a latitude designa a distância da Linha do Equador ao longo do Meridiano de Greenwich.
A relação entre latitude e clima explica-se pela diferença de inclinação dos raios solares nas regiões equatoriais em relação às regiões temperadas e polares.
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador, lembrando que essa linha é imaginária e “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal, dividindo o planeta em norte e sul.
Enquanto a latitude tem como referência a Linha do Equador e varia de 0º até 90º norte ou sul, a longitude tem como referência o Meridiano de Greenwich e varia de 0º até 180º leste ou oeste. O cálculo da latitude e da longitude é realizado por meio de uma grade de coordenadas.
Sabemos que a latitude varia de 0º a 90º para Norte e para Sul, a partir da Linha do Equador (lembrando que quanto mais um ponto de afasta da Linha do Equador, maior será sua latitude).
Todos os pontos do equador terrestre têm latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador terrestre têm latitudes maiores que 0º, variando até 90º que é a latitude do polo geográfico norte. As latitudes ao sul do equador terrestre também variam de 0º a 90º, que é a latitude do polo geográfico sul.
Qual é a diferença entre latitude e longitude e altitude?
Mas, afinal, qual é a diferença entre esses conceitos? Apesar da confusão, a resposta é simples. Enquanto a altitude aponta a distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar, a latitude designa a distância da Linha do Equador ao longo do Meridiano de Greenwich.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Mas qual é a relação entra a latitude e o clima? As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.
Por que a temperatura do ar diminui com a altitude?
A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
O astrolábio serve para determinar a posição das estrelas no céu, medir o seu ângulo com relação ao horizonte e também para encontrar altitudes e profundidades. Com isso se calcula a latitude, as direções e pontos cardeais, as horas do dia, o horário de eventos celestiais como o nascer e o pôr do Sol.
Altitude é a distância vertical entre qualquer ponto da superfície terrestre e a superfície do mar (nível do mar). A medição da altitude é feita com o auxílio de um instrumento chamado altímetro. Altitude e altura são conceitos distintos.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
as coordenadas de latitude vêm antes das de longitude; o primeiro número na latitude deve ficar entre -90 e 90 e o primeiro número na longitude deve ficar entre -180 e 180.
As latitudes variam de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º para o sul. Utilizando essas numerações em combinação com as longitudes, podemos, assim, encontrar qualquer ponto na superfície terrestre.