Como a Cultura Digital foi desenvolvida? A Cultura Digital começou a acontecer com a criação do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, houve o advento da Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
Como a cultura digital se tornou uma parte significativa das nossas vidas?
A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores. Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital.
“Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa.
Desenvolver a cultura digital tem aspectos tangíveis e intangíveis a serem gerenciados e coordenados para gerar bons resultados. Entre eles, podemos citar a aquisição e incorporação de recursos tecnológicos, assim como a capacitação dos usuários no entendimento, uso e otimização da tecnologia em seu trabalho diário.
A cultura digital é a transformação da cultura como conhecemos a partir do impacto da nossa interação com os ambientes digitais. Ou seja, a partir do momento em que começamos a usar ferramentas como os computadores e a Internet, criamos um novo ambiente cultural.
Como surgiu a Cultura Digital? Basicamente, podemos dizer que a Cultura Digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, veio a Internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
Ao longo da história, isso vem acontecendo desde o desenvolvimento do rádio e da televisão, que potencializaram a cultura de massa, até a internet, com os dispositivos móveis. Nas últimas décadas do século XX, vivenciamos de forma intensiva a inserção das TIC em diferentes setores sociais.
A cultura no ambiente da internet criou novas formas de produção e distribuição de conteúdo, como a produção de conteúdo para plataformas de mídia social, blogs e podcasts. Isso ampliou a gama de opções disponíveis para os Produtores de conteúdo e permitiu que eles alcançassem novas audiências.
[sin. ing.] [def.] Novas formas de expressão induzidas pelas tecnologias digitais e pela Internet, que mudam os papeis das instituições culturais e o próprio conceito de cultura.
Quais são as habilidades necessárias para a cultura digital?
Compreender, utilizar e CRIAR tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na ...
Dessa maneira, a classificamos em três categorias: transformação na infraestrutura física e administrativa; transformação nos métodos de aprendizagem; transformação nos métodos de ensino.
Como a cultura digital afeta os jovens na nossa sociedade?
As tecnologias digitais vêm alterando a forma como as pessoas interagem, inibindo a interação física e gerando um comodismo. Isso pode causar problemas sociais, como separação do convívio social, solidão e depressão.
Acesso à informação: a cultura digital ampliou enormemente o acesso à informação, permitindo que as pessoas obtenham conhecimento em praticamente qualquer campo. Sem falar que a Internet e outras tecnologias digitais facilitam o compartilhamento rápido e fácil de dados, notícias, pesquisas e recursos educacionais.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, smartphones, redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.