Co-branding é uma abordagem de marketing estratégico que aproveita a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência. Envolve o alinhamento dos valores, cultura e posicionamento de marca de ambos os negócios a fim de potencializar os pontos fortes e alcançar o público-alvo.
O Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão de marca inclui um planejamento a longo prazo e criação e gerenciamento dos elementos de sua identidade visual para, assim, conseguir potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
Segundo Kotler e Keller (2012), as possíveis desvantagens do co-branding são os riscos e a perda de controle resultantes da associação com outra marca na mente dos consumidores. As expectativas do consumidor sobre o nível de envolvimento e o comprometimento de co-branding tendem a ser altas.
O que é exatamente o Co-Branding? O co-branding, em sua essência, é uma parceria entre duas ou mais marcas que se unem para criar um produto, serviço único, ou conteúdo que combine suas identidades e valores.
As marcas envolvidas podem compartilhar seu público-alvo, aumentando o alcance da mensagem. Credibilidade Reforçada: Associar-se a uma marca respeitada pode aumentar a credibilidade de sua empresa. Os consumidores tendem a confiar em produtos que contêm várias marcas conhecidas.
Co-branding - a melhor estratégia para crescimento rápido
Quando ocorre a estratégia de Co-branding?
Quando as culturas são muito diferentes, as imagens das marcas podem entrar em conflito e confundir o consumidor. Além de ter culturas, valores e brand-personas similares, também é necessário encontrar um parceiro com estruturas semelhantes.
Fazer branding é fazer a gestão da marca de um negócio, empresa, instituição, produto ou serviço. O co-branding é uma estratégia em que duas ou mais marcas se associam em uma mesma campanha ou ação, para fortalecer o posicionamento de ambas, melhorar o reconhecimento no mercado e gerar valor.
De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, duas empresas podem ter sim o mesmo nome, porém devem estar em ramos de atuação distintos de modo que não gere confusão ao consumidor. Logo, se a empresa com a qual você está se preocupando atua em outra área não há com o que se aborrecer.
A legislação brasileira aponta que, caso as classes sejam diferentes, é sim possível registrar duas marcas idênticas. A jurisprudência e a Lei de Propriedade Industrial permitem que duas marcas semelhantes ou iguais sejam registradas, desde que alguns requisitos sejam seguidos.
Tem como registrar uma marca no nome de duas pessoas?
É possível a vinculação de mais de um cotitular ou requerente em um registro ou pedido de registro de marca, que será processada nos termos do Capítulo IX da Portaria INPI nº 8/2022.
O processo necessário para criar uma marca deve levar em consideração dois pilares essenciais: a história e a simbologia. Afinal, como comentei no tópico anterior, a história deve contar o que a sua marca é, quais são suas principais características e qual experiência ela promete entregar para o consumidor.
Isso inclui os principais elementos da identidade visual, como design, nome, símbolo de marca registrada, esquema de cores, ou até mesmo a música associada à sua marca. Uma marca de sucesso faz com que seu público-alvo sinta-se confortável ao comprar um produto ou serviço.
Quem pode trabalhar com branding? Quem segue carreira em Marketing Digital e decide atuar na área de Branding, poderá desenvolver um plano de ação para reposicionar uma marca. Sua estratégia é essencial na avaliação de hábitos de consumo, análise de oportunidades, identificação de tendências e em pesquisas de mercado.
Em resumo, uma estratégia de branding consiste em atribuir valor e credibilidade a uma marca. Já no marketing, discutem-se e colocam-se em prática as estratégias para promover produtos e serviços.
O artigo 195, da Lei de Propriedade Industrial, caracteriza a utilização indevida de marca como crime e a penalidade pode chegar a detenção de 3 meses a 1 ano ou multa de até 5% do faturamento bruto dos últimos 5 anos de uma empresa.
O que fazer quando alguém usa o nome da minha marca?
Assim, caso você já tenha o registro da sua marca e se deparar com alguém utilizando você deve procurar um profissional qualificado para notificar extrajudicialmente a pessoa que está usando a sua marca de forma ilegal, caso a notificação não resolva você poderá optar por ingressar com um processo judicial.
Pode existir 2 empresas com o mesmo nome fantasia?
Pode existir dois CNPJ com mesmo nome? A resposta direta é não. Isso porque o CNPJ é um número exclusivo e indivisível, destinado a identificar uma única pessoa jurídica perante a Receita Federal. Por isso, não é possível registrar duas empresas independentes sob o mesmo CNPJ.
No Brasil, por exemplo, não há limitação para o número de marcas que uma empresa pode registrar sob o mesmo CNPJ. No entanto, cada marca deve ser registrada em classes distintas de produtos ou serviços, de acordo com a Classificação Internacional de Nice.
O que acontece se duas empresas terem o mesmo nome?
E conforme essa lei, é proibido registrar uma marca que reproduza ou imite outra marca que já foi registrada. Afinal, duas marcas com o mesmo nome podem confundir o consumidor.
Rebranding, ou reposicionamento de marca, é o processo pelo qual empresas passam para fazer ajustes, sensíveis ou completos, na maneira como se colocam ao público e ao mercado.
Personal branding é uma estratégia usada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, conhecimento e visão de mundo. Ou seja, o termo define a tomada de consciência sobre a marca pessoal de cada um, além da escolha por fazer a gestão dessa marca.
De forma resumida, marketing visa promover produtos e serviços visando o lucro, enquanto branding tem o objetivo de gerar valor e credibilidade à marca. Nesse cenário, enquanto marketing visa gerar venda de produtos e serviços, o branding tem o objetivo de associar a presença da marca aos melhores momentos das pessoas.