Como é feito o contrato de franquia?
Um contrato de franquia deve ser redigido com uma linguagem clara, objetiva e acessível. É importante que os envolvidos entendam tudo o que está escrito. Além disso, é obrigatório e determinado pela legislação de franquias que constem as causas e as consequências para o não cumprimento das cláusulas contratuais.Quanto tempo dura o contrato de uma franquia?
Esse tempo médio foi cortado ao meio a partir dos anos 2000, passando a ser cinco anos.Como se livrar de um contrato de franquia?
É possível rescindir o contrato de franquia por conta própria? Não! Antes mesmo de encerrar o contrato, é necessária a demonstração de boa-fé, apresentando uma notificação extrajudicial bem respaldada, a fim de informar do encerramento das atividades, visto que há um prazo determinado para o contrato.O que não pode faltar em um contrato de franquia?
Entre os principais pontos presentes no documento estão os dados cadastrais do franqueador, pendências judiciais da marca, balanços financeiros, esclarecimento sobre taxas e valores e explicações sobre os direitos e deveres do franqueado, bem como uma minuta do contrato final.Entenda o Contrato de Franquia
Qual a obrigação do franqueado?
Assim como os direitos adquiridos ao comprar uma franquia, também existem obrigações do franqueado assumidas ao assinar o contrato. Por isso, apesar de a franquia ser independente, é preciso cumprir metas, prestar contas à franqueadora, administrar o negócio e outros deveres.Quanto custa um contrato de franquia?
O custo básico de um processo varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00. Como é um projeto que envolve muitos compromissos, o ideal é – primeiro passo – fazer um plano de negócio. Alguns chamam de estudo de viabilidade ou estudo de franqueabilidade.O que acontece se a franquia falir?
Outra dúvida comum: o franqueado pode ser indenizado se a franqueadora falir? Esta possibilidade não está prevista na legislação brasileira. Ou seja, não há uma regra. O que costuma ser previsto no contrato não é a falência, mas sim a transferência da marca para um novo dono.O que é contrato de franquia e quais as suas regras?
Um contrato de franquia é um documento legalmente vinculativo que descreve os termos e condições de um franqueador para um franqueado. Nesse contrato, o franqueador estabelece as expectativas e requisitos para que um franqueado exerça o gerenciamento de um negócio sob sua marca.O que acontece se eu quebrar meu contrato?
Se uma quebra de contrato acontece, além de toda burocracia que o processo envolve, a empresa pode ter que enfrentar outra busca, seleção, treinamento e adaptação de profissional. E isso, como visto, custa tempo e dinheiro. Sendo assim, ao quebrar seu contrato de trabalho, o funcionário causa problemas à empresa.O que analisar em um contrato de franquia?
Pré-contrato e Circular de Oferta da Franquia
- histórico resumido, balanços e demonstrações financeiras e pendências judiciais do franqueador;
- descrição detalhada da franquia, do negócio e das funções a serem desempenhadas pelo franqueado;
- perfil de franqueado;
- valores de taxa de franquia, royalties, fundo de propaganda;
Quais são as principais características do contrato de franquia?
As principais características do contrato de franquia incluem a concessão de direitos exclusivos, a transferência de know-how e suporte contínuo do franqueador, além do pagamento de taxas e obrigações recíprocas entre as partes.O que é COF de franquia?
O que é COF? A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.Quem paga os funcionários de uma franquia?
Terminando o período determinado pelo empregador, ele decide se irá continuar com aquele funcionário ou não. Caso o contrato seja finalizado após esse período de, no máximo, 90 dias, o empregador deverá pagar ao trabalhador 25% do 13° salário e também férias proporcionais.Onde se registra o contrato de franquia?
Um dos primeiros passos para iniciar uma atividade no varejo, seja por franquia ou por outro modelo de varejo, é o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Isso, inclusive, é exigido pela lei de franquias, de número 13.966/19.Qual risco de uma franquia?
Demora para obter retorno sobre o investimentoQuando o empreendedor não tem um planejamento definido para lidar com esse período de carência, problemas graves podem acontecer. Esse, inclusive, pode ser um dos motivos por trás do fracasso de uma unidade franqueada.
É vantajoso ter franquia?
Maior garantia de melhor participação no mercadoO franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes.