Espelho de Ponto Manual e Mecânico Trata-se de um relatório feito manualmente, geralmente por meio do chamado livro de ponto, em que os próprios colaboradores anotam seus horários, deixando uma assinatura no final das informações a fim de comprovar a veracidade destas.
Uma vez determinado pelo Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o espelho de ponto é obrigatório para toda a empresa com mais de 10 funcionários. O registro pode ser feito por meio de diferentes sistemas, como o ponto eletrônico, o ponto manual ou mecânico, entre outros.
Para consultar o espelho de ponto de meses anteriores basta seguir o caminho Consultas → Frequência → Espelho de Ponto. Depois disso, selecione o mês e clicar em Pesquisar.
Como funciona a assinatura eletrônica de espelho de ponto? A assinatura eletrônica de espelho de ponto deve ser feita sempre no final de cada mês, que é quando a plataforma responsável pela emissão do comprovante das horas trabalhadas deve receber a assinatura eletronicamente do RH ou gestor, assim como do funcionário.
Basicamente, o espelho de ponto é um relatório que mostra o registro de entrada e saída de cada funcionário ao longo do dia. Assim, ele pode ser feito de forma manual, com o colaborador anotando seus horários em um papel, ou de forma eletrônica, por meio de planilhas ou um sistema específico.
Como Funciona o Espelho de Ponto? - mywork responde
Qual é o objetivo do espelho de ponto?
O espelho de ponto serve para registrar as horas trabalhadas pelos funcionários, possibilitando a conferência por cada parte (empresa e colaborador). Ele mostra um resumo do horário de trabalho de cada profissional, sendo fechado ao fim de cada mês.
É obrigatório o repasse de espelho de ponto para os colaboradores?
Vale ressaltar que o espelho de ponto é obrigatório em toda empresa com mais de 10 funcionários. Desse modo, o espelho é também, um direito do trabalhador, pois com seus dados assertivos, o mesmo pode fazer uso de suas informações caso haja processo de demissão justificada por faltas recorrentes.
Para possíveis necessidades de comprovação. O funcionário não pode se negar a assinar esse documento, ele pode até receber uma advertência, e se o caso persistir pode levar ao distrato do contrato de trabalho, ou demissão.
A imagem formada por um espelho plano é determinada através do prolongamento dos raios refletidos. A imagem formada pode ser real ou imaginária. Se o objeto for real, a imagem é virtual; e se o objeto for virtual, a imagem é real.
A prática de alterar folha de ponto é crime quando os superiores hierárquicos são coniventes com fraudes nas marcações cometidas pelos empregados, incentivando ou aceitando registros incorretos da jornada cumprida pelo profissional, desde alteração nos horários de entrada e saída até inclusão de horas extras não ...
É necessário guardar o comprovante de ponto por quanto tempo? Uma das muitas regras para sistemas que registram o ponto eletrônico dos trabalhadores, é que o REP deve imprimir comprovantes que durem no mínimo 5 anos. Sendo assim, o ideal é que o trabalhador guarde esses comprovantes também pelo período de 5 anos.
Um espelho de ponto é um documento que registra detalhadamente as horas trabalhadas por um colaborador ao longo de um período específico. Ele inclui informações como horários de entrada, saída, intervalos intrajornada, horas extras, faltas e outros dados relevantes da jornada de trabalho.
Para ver e validar o espelho ponto, clique na opção “Espelho ponto” e depois no botão “Ver e validar”: Perfil do colaborador: menu Resumo e botão “Ver e validar”.
Segundo a lei, os modelos REP-C e REP-P devem emitir o comprovante do ponto para o trabalhador, com durabilidade mínima de 5 anos. Tal comprovante pode ser emitido de forma impressa ou digital, sendo este último uma opção mais segura para evitar perdas do documento ou possíveis danos.
Mesmo não sendo algo legalmente obrigatório, a assinatura no espelho de ponto é de suma prioridade para que a empresa tenha um resguardo legal, pois é sabido que o registro de ponto é obrigatório para empresas com 20 ou mais funcionários, por determinação da CLT.
O fechamento da folha deve ser feito até o último dia do mês vigente, uma vez que assim a empresa consegue organizar o pagamento do salário do colaborador, que deve ser realizado até o 5° dia útil do mês.
Passo 1: acesse o Aplicativo Pontomais. Passo 2: acesse a área “Minhas informações”. Passo 3: clique em “Espelho ponto”. Passo 4: clique no botão “Assinar” e depois em “Tirar foto”.
O espelho de ponto é um relatório detalhado da jornada de trabalho do colaborador. Registra não apenas as horas de entrada e saída, mas também as pausas e outras particularidades da jornada, como as horas extras.
Entende-se pela desnecessidade de mensalmente o funcionário rubricar o cartão de ponto para conferir a sua validade. Isso porque, não há exigibilidade da lei que o ponto esteja assinado para se ter validade, e entende-se que não é necessário a assinatura como condição para a validade do ato jurídico.
É direito do trabalhador ter acesso a folha de ponto?
“O trabalhador deverá ter acesso às informações constantes do relatório Espelho de Ponto Eletrônico por meio de sistema informatizado, mensalmente de forma eletrônica ou impressa ou em prazo inferior, a critério da empresa.” Os requisitos do comprovante de ponto são (artigo 79, da Portaria 671/2021/MPT):
Ainda, existe o H. NOT (Horário Noturno), que traz a quantidade de horas que foram trabalhadas em horário noturno. Com base na CLT, o sistema vem pré-configurado com o horário noturno estabelecido das 22:00 às 05:00. Assim, como a pessoa colaboradora do exemplo trabalha em horário comercial, o campo estará zerado.
Basta abrir a plataforma pelo desktop ou aplicativo, já na primeira tela no desktop você verá a opção “Espelho ponto” abaixo da dashboard com a sua jornada.