Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
O MagLev utiliza eletroímãs e materiais supercondutores para gerar um circuito eletromagnético que vai levitar o trem e mantê-lo na linha. De maneira simplificada, a ideia é que o mesmo efeito físico que faz um pequeno bloco de cerâmica levitar sobre um imã pode fazer um trem deslizar.
Para isso, utiliza tecnologia de levitação magnética, ou Maglev. Nesse sistema, os trens não rodam, levitam. Graças a potentes imãs chamados magnetos, o trem não toca no trilho. Japão e Alemanha são os maiores pesquisadores desta tecnologia.
Ao serem percorridas por corrente elétrica, as bobinas enfileiradas ao logo da pista, chamada de linha guia, criam campos magnéticos que repelem os grandes imãs situados embaixo do trem, permitindo que flutue entre 1 cm e 10 cm sobre os trilhos.
Electrodynamic Suspension (EDS): Utiliza ímãs supercondutores que criam um campo magnético forte o suficiente para elevar o trem quando ele atinge uma certa velocidade. A propulsão é feita através de um sistema linear, que empurra o trem para frente usando forças magnéticas.
O trem mais rápido já construído | A física completa disso
Por que o Brasil não tem trem-bala?
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
O trilho de soldagem contínua, sem emendas, também contribui para que o trem-bala chegue a viajar acima de 300 km/h com conforto para o passageiro. Embora alguns poucos equipamentos de alta velocidade ainda operem com motores a diesel ou outro combustível fóssil, a maioria funciona com energia elétrica.
De acordo com a Lei de Faraday, a aproximação do ímã induz correntes no supercondutor, as quais induzem um campo magnético que cancela o campo do ímã, isto é, que gera um campo oposto ao do ímã, produzindo uma repulsão. Como se trata de material supercondutor, a corrente persiste e o ímã levita indefinidamente.
Um comboio de levitação magnética ou Maglev (em inglês: Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um trem que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.
É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
O primeiro tal sistema começou operações no Japão em 1964 e era sabido extensamente como o trem-bala. Os trens de alta velocidade normalmente operam em trilhos de bitola padrão de trilho soldado continuamente em uma linha ferroviária separadas em graus que incorpora um grande raio de giro em seu projeto.
O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km.
De maneira geral, o magnetismo estuda a movimentação dessa corrente de átomos ou partículas de elétrons, prótons ou nêutrons, presentes nos campos magnéticos que produzem efeitos de atração ou repulsão a partir de suas cargas elétricas. Com essa movimentação, é possível produzir o efeito magnético e elétrico.
O fluxo magnético pode ser entendido como sendo o número de linhas de indução que atravessam a superfície, assim sendo, podemos concluir que quanto maior o número de linhas que atravessam a superfície maior será o valor do fluxo magnético.
Quando uma corrente é produzida em um indutor, um campo magnético é criado na região interna e externa dele. A energia armazenada em um indutor é a energia armazenada neste campo magnético.
A CRRC Corporation, empresa responsável pela construção ferroviária na China, criou um novo design de trem de levitação magnética (MagLev) que, em tese, pode viajar a velocidades de até 600 quilômetros por hora (km/h), drasticamente reduzindo o tempo de percurso entre grandes distâncias.
O trem Maglev de Xangai foi a primeira linha Maglev comercial do mundo, inaugurada em 2004. A Alemanha e o Japão também desenvolveram tecnologias de trem do mesmo tipo e testaram seus protótipos. Atualmente existem seis linhas Maglevs comerciais e todas estão localizadas na Coreia do Sul, China e Japão.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética.
A levitação é realizada fornecendo uma força ascendente que contraria a atração de gravidade (em relação à gravidade na terra), além de uma força de estabilização menor que empurra o objeto para uma posição inicial sempre que é um pequena distância daquela posição inicial.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.