O pão produzido por fermentação natural dura mais tempo que o pão industrializado. Você pode conservá-lo na geladeira por semanas. Isso acontece porque, durante a produção do fermento natural, a massa desenvolve ácido acético. Esse elemento, que inibe o crescimento de bolor, é produzido de forma natural.
Para produção de massas fermentadas – o pão, é utilizado o processo de fermentação alcóolica. Essa fermentação é um processo bioquímico, realizado por leveduras (fungos unicelulares) que se “alimentam” dos açúcares (glicose e frutose), obtendo em seu resultado álcool etílico e gás carbônico (CO 2).
Qual a vantagem de comer pão de fermentação natural?
O pão de fermentação natural possui um índice glicêmico baixo, garantindo uma maior saciedade ao consumidor e ajudando no processo de emagrecimento também!
Qual a diferença entre o pão normal e o pão de fermentação natural?
Melhor sabor e aroma: a fermentação natural permite que as bactérias e as leveduras do fermento natural (conhecido como levain ou massa madre) desenvolvam uma gama mais ampla de compostos aromáticos, conferindo ao pão um sabor mais complexo, azedo e agradável.
A fermentação natural, também conhecida de sourdough (do inglês, massa azeda), acontece a partir de uma mistura de farinha e água, ocorrendo a fermentação a partir das bactérias ácido-láticas, que se desenvolve principalmente em substrato de cereais.
Pão Italiano com Fermentação Natural usando Farinha Comum Tipo 1
Por que a fermentação natural é mais saudável?
Quando comparada ao processo industrial, a utilização da fermentação natural é mais saudável. O motivo é que a fermentação natural facilita a digestão do glúten da farinha pelo organismo. O glúten é uma proteína complexa, de difícil digestão, principalmente para pessoas mais sensíveis à substância.
No caso do pão, essa fonte de alimento é a farinha. Um pão de fermentação natural tem uma casca mais crocante, coloração dourada, aroma e sabores mais presentes. Além disso, essa técnica confere uma série de benefícios à saúde e ao trato intestinal.
Os pães se mantém bem em temperatura ambiente por até 5 dias se armazenados em pote grande, bem vedado, ou saco plástico. Congelamento é uma das melhores formas de armazenar pães, pois eles não perdem a umidade e mantém sua textura e sabor.
O que acontece com o glúten na fermentação natural?
Durante a fermentação natural, as enzimas e microrganismos presentes na massa de pão começam a quebrar as proteínas do glúten em componentes menores. Esse processo, conhecido como proteólise, amolece a rede de glúten, tornando a massa mais extensível e menos elástica.
Quem tem intolerância a glúten pode comer pão de fermentação natural?
Nos últimos anos, a fermentação natural ganhou destaque não apenas como um método milenar de produção de pães saborosos, mas também como uma opção mais digerível para aqueles que sofrem de intolerância ao glúten.
Quantas calorias tem um pão de fermentação natural?
Sua porção de 40 gramas (1 fatia) possui valor energético de 100 kcal, 20 gramas de carboidratos, 3,1 gramas de proteínas, 0,4 grama de gorduras totais e 217 miligramas de sódio.
A digestão fica mais fácil com pães feitos com a fermentação natural. Mesmo para as pessoas que são sensíveis ao glúten. O fermento natural possui lactobacilos que não são encontrados no fermento biológico. Eles auxiliam na digestão e também são benéficos para a flora intestinal.
A temperatura baixa desacelera o processo de fermentação, mas os lactobacilos continuam trabalhando, liberando mais ácidos – principalmente o ácido acético, que intensifica a acidez e faz com os os aromas se aprofundem.
Quem tem diabetes pode comer pão fermentação natural?
Claro! Pré diabéticos e diabéticos podem sim comer pães e massas, atenção a quantidade apenas, e o ideal é sempre incluir proteínas (ovos, frango, queijo) e fibras (aveia, chia, pysilium) também, afim de melhorar o índice glicêmico contido nas massas e pães.
Sabemos que a opção mais saudável são os pães de fermentação lenta e natural. Tudo porque no processo de fabricação são utilizadas leveduras que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão.
A fermentação natural oferece diversos benefícios à dieta, inclusive para quem quer emagrecer ou manter um estilo de vida saudável, explica Bruna. "Além de ser muito mais macio e saboroso, é de fácil digestão, por conter lactobacilos.
Qual a melhor forma de conservar o pão de fermentação natural?
Congelar em fatias é uma forma de aproveitar o pão com mais qualidade, já que a fermentação natural permite maior elasticidade da massa e menos risco de alterar o sabor e textura ao descongelar. Pode manter congelado por 2 meses.
Acontece que como o fermento vai expandindo a massa e nessa primeira fermentação, nós chegamos a um limite da rede de glúten. Então, se estendermos mais a fermentação a rede de glúten vai ficar fraca. Mas, o fermento ainda tem potencial para se desenvolver e adicionar sabor.
Quando você congela um pão de fermentação natural, não precisa se preocupar com a qualidade do sabor. Na verdade, o sabor desse pão é como um bom vinho: ele amadurece e se aprimora com o tempo. Imagine descongelar uma fatia desse pão artesanal, aquecê-la e sentir o aroma irresistível invadindo sua cozinha.
Seu pão caseiro não cresce por causa do tempo de fermentação e temperatura. Muitas vezes você não sabe porque seu pão caseiro não cresce, mas se esquece de que fazer pão é um exercício de paciência. Não respeitar o tempo de fermentação fará com que seu pão fique pesado e massudo.
Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água. Em seguida, misture bem e deixe repousar à temperatura ambiente (a temperatura ideal é em torno de 25°C) por duas ou três horas ou até notar que as bolhas estão 'ativas'.
Para aquecer, utilize o forno, sanduicheira, air fryer ou uma frigideira bem quente, deixando por alguns minutos (não mais do que cinco), o que será suficiente para restaurar as texturas características do pão de fermentação natural. Evite usar o micro-ondas, pois isso apenas o aquecerá.