Só pode ser usado em textos informais: “A outra turma vai se reunir com a gente.” b) Em textos formais, que exijam uma linguagem mais cuidada, devemos usar a forma CONOSCO: “Nossos fornecedores querem uma reunião conosco.” c) Devemos usar COM NÓS antes de algumas palavras, por exemplo: “Ele deixou a decisão com nós ...
Quando não houver palavra alguma ou expressão que indique quem somos nós ou quem sois vós, deveremos usar conosco e convosco. Por exemplo: Ele queria conversar conosco.
→ “A gente” se escreve junto ou separado? A expressão “a gente” é escrita separado quando é uma locução pronominal. A palavra “agente”, escrita junto, significa outra coisa: pode ser um agente secreto, um espião, um agente da polícia ou um administrador que negocia.
As duas formas estão corretas, o que depende é a ocasião em que são empregadas. Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”. Perceba que embora a palavra A GENTE escrita separadamente expresse uma ideia de plural (a ideia de nós) o verbo deve ser empregado no singular. Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja...
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?
Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO. O COMIGO é o mais usado de todos eles, mas o CONOSCO não fica muito atrás. Só que, ao contrário de COMIGO, o pronome CONOSCO deixa muita gente em dúvida na hora de falar e de escrever.
É uma expressão que denota algo como "estou à sua disposição", que estou disposto a te ajudar em certa coisa. "Parabéns Brother, Tudo de bom! Pode contar comigo sempre!" A forma correta de escrita é contem comigo de acordo com a Língua Portuguesa.
Em Portugal, a forma usada é connosco. A palavra mantém as duas consoantes para que a vogal anterior não perca a nasalidade. No Brasil, a forma usada é conosco.
Entretanto, quando após o pronome houver pronomes como OUTROS, MESMOS, PRÓPRIOS, TODOS, numerais ou mesmo uma frase, devemos usar a expressão COM NÓS: “Doutor Almir jantou COM NÓS TODOS”; “Quero que você fique COM NÓS MESMOS”; “Ele quer se reunir COM NÓS TRÊS”.
A expressão “a gente” não é indicada para a linguagem formal, mas é muito usada na linguagem informal. Já o pronome “nós” é muito usado tanto na linguagem formal quanto na informal, sendo o mais indicado para situações que exigem maior formalidade.
A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação. Há gente: Substituição à expressão existem pessoas.
Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.
Em alguns casos, eles dizem: " a gente fizemos uma pesquisa". É uma forma aceita em determinados contextos portugueses. A realidade é uma só: temos, em terras brasileiras, um idioma que usa duas formas para designar a primeira pessoa do plural: a formal (nós) e a informal (a gente).
Para você se lembrar: quando você está no banheiro, não deve dizer “tem gente”, mas, sim, “há gente”, pois o verbo ter não pode ser usado no sentido de existir.
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».