Na modalidade 4x4, uma equipe é composta por, no máximo, cinco jogadores, com um substituto e outros quatro em quadra, incluindo o capitão – que também joga. Durante as partidas, são permitidas até quatro substituições por set, e o saque segue a rotação dos jogadores na quadra.
No 4x2 simples há dois levantadores, que se colocam nas posições diagonais da quadra, mais quatro atacantes. Com esse sistema, há sempre um levantador na rede juntamente com dois atacantes.
O esquema tático 5x1 é o mais utilizado atualmente e conta com apenas um levantador. Quando este jogador estiver na rede, ele tem duas opções de atacantes para distribuir a jogada. Quando estiver no fundo/defesa, ele terá três opções de atacantes na rede.
Cada set é disputado utilizando o sistema “ponto por rally” (conforme regra), sem vantagem, até um dos dois times atingir 21 pontos. Havendo necessidade do 3ºset, este será disputado em forma de “Tie Break” (15 pontos). Em cada set é necessário uma diferença mínima de 02 (dois) pontos para uma equipe ser vencedora.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
É o mais primordial dos sistemas táticos do voleibol. É denominado de sistema 6x0 pois serão seis atacantes e nenhum levantador definido. Diferente do 4x2 simples em que teremos 2 levantadores pré-definidos. – Todos passam pela posição de levantador; – Fácil de ser entendido.
Na modalidade 4x4, uma equipe é composta por, no máximo, cinco jogadores, com um substituto e outros quatro em quadra, incluindo o capitão – que também joga. Durante as partidas, são permitidas até quatro substituições por set, e o saque segue a rotação dos jogadores na quadra.
Enquanto o vôlei de praia tem apenas dois jogadores e não conta com nenhum atleta reserva, o vôlei de quadra é jogado por seis atletas e outros seis ficam no banco para possíveis substituições.
a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.
A montagem mais comum do sistema 5X1, nos tempos atuais, é constituída por: - dois jogadores centrais que são especialistas nas ações realizadas na posição 3. - dois ponteiros, que na rede jogam na posição 4, uma vez realizadas as trocas. - um levantador, que estando na rede atua na posição 2 e no fundo na 1.
O líbero é um jogador “chave”, pois é um dos pilares do sistema 5x1, uma vez que com sua velocidade de deslocamento, ação, reflexo, flexibilidade e coordenação irão proporcionar um passe eficaz para um bom ataque, já que a qualidade da recepção e defesa é decisiva para a qualidade do ataque, segundo Cavalheiro e ...
Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador. Nas duas formações, o líbero entra e sai.
Na tração 4×4, a potência do motor é distribuída nas quatro rodas do carro. Dessa forma, o veículo consegue se locomover melhor em terrenos irregulares – como regiões rurais ou serranas. Geralmente, os veículos 4×4 também permitem que seja alternada a tração para apenas duas rodas.
Diferente do sistema tático 6x0, onde os jogadores não tem função definida, o sistema 4x2 simples apresenta posições um pouco mais específicas. Neste sistema temos 2 levantadores (L) e 4 atacantes (AF).
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Os fundamentos do voleibol (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) são considerados de difícil execução, um dos principais motivos é que são executados em milésimos de segundos, o que exige um alto controle da habilidade técnica.
No voleibol atual, a maior parte das equipes consideradas de alto rendimento utilizam o sistema de jogo 5 x 1. Esta proposta de jogo é baseada na formação que conta com apenas um levantador e cinco atacantes.
Não é permitido aos jogadores que realizam o bloqueio tocar a rede com nenhuma parte do corpo. No vôlei de praia, o contato de bloqueio é considerado um toque da equipe. Não é permitido bloquear um saque.
Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos.
Qual a função do líbero no vôlei? Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.