Relacionamento aberto é a relação romântica em que os parceiros envolvidos concordam com uma forma de não-monogamia, de modo que relações românticas ou sexuais com terceiros possam não ser consideradas traição ou infidelidade.
O relacionamento aberto pode oferecer ao casal mais liberdade para explorar diferentes parceiros e formas de intimidade fora do relacionamento padrão. O que pode ser benéfico para aqueles que querem experimentar com seu próprio gênero ou curtir algo a mais com alguém sem necessariamente se comprometer com essa pessoa.
“Relacionamento aberto é um sinal de que o amor acabou”
Amor não tem fórmula, não tem regra e não tem prazo de validade. Um relacionamento aberto pode ser uma escolha consciente de casais que estão maduros o suficiente para reconhecer que a monogamia não é o único caminho para a felicidade.
As vantagens do relacionamento aberto são tentadoras: maior liberdade para o desejo (sem culpas), enorme cumplicidade entre o casal, quebra da rotina, amadurecimento psicológico, ausência do fantasma da traição tradicional…
O que fazer quando sua namorada quer um relacionamento aberto?
O pedido de um relacionamento aberto pode estar relacionado a uma necessidade de liberdade, experimentação ou mesmo a uma compreensão particular sobre a monogamia. É fundamental comunicar abertamente com sua parceira para entender melhor o que essa proposta significa para ela e como ela enxerga esse tipo de dinâmica.
O que significa relacionamento aberto entre um casal?
Para algumas pessoas, isso significa sair em encontros casuais e ter relações sem compromisso com outras pessoas além dos seus parceiros principais. Para outras, o relacionamento aberto significa apenas "passes livres" ocasionais para ter uma noite ou uma rápida saída sexual.
A relação entre um relacionamento aberto e sua autoestima
Para pessoas que ainda não são muito desapegadas, esse tipo de relacionamento pode causar baixa autoestima, já que o seu parceiro se envolverá com outras pessoas e poderá sentir vontade de passar mais tempo com outra pessoa do que com você.
O importante é não negar o sentimento. Ele não irá embora assim. Pedir por ajuda ao parceiro pode ser uma saída. Confiar no cuidado e no amor do outro é, muitas vezes, uma decisão consciente – e diminui muitos problemas, não apenas o ciúme.
Relacionamento aberto é a relação romântica em que os parceiros envolvidos concordam com uma forma de não-monogamia, de modo que relações românticas ou sexuais com terceiros possam não ser consideradas traição ou infidelidade.
O que a psicologia diz sobre relacionamento aberto?
A não-monogamia é baseada no princípio do consentimento informado e da comunicação aberta entre todos os envolvidos. Isso significa que todos os parceiros devem estar cientes e concordar com o tipo de relacionamento não-monogâmico em questão, e que não deve haver qualquer tipo de coerção ou pressão.
O que é relacionamento aberto. É como um "estágio inicial" da não monogamia. Existe um casal principal, mas as duas partes podem se envolver com outras pessoas. Os limites destes envolvimentos são acordados e diferem de casal para casal.
Outra forma de se relacionar que tem ganhado adeptos é o relacionamento híbrido, em que uma das partes de um casal possui relações extraconjugais, enquanto a outra está satisfeita em manter a monogamia, não se importando com as demais relações de seu companheiro. Não é uma relação aberta e nem uma relação flexível.
Veja alguns trechos da bíblia que comprova a poligamia: O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4:19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” além dele, Abraão, Jacó, Davi, Salomão e muitos outros tinham várias mulheres.
Enquanto a monogamia é quando um casal só se relaciona afetiva e sexualmente entre si, o relacionamento aberto consiste em uma flexibilização afetiva e/ou sexual do casal, de acordo com regras estabelecidas pelas duas partes.
Segundo os psicólogos, os relacionamentos casuais são relações nas quais não há envolvimento romântico ou compromisso emocional que possa ser visto como duradouro. Muitas pessoas consideram os relacionamentos casuais uma maneira divertida de socializar ou de começar um relacionamento mais longo.
Quando você namora e se apaixona por outra pessoa?
A atração é um fenômeno natural e não é uma escolha, não é algo controlável diretamente. É bastante comum das pessoas sentirem atração por outras pessoas mesmo estando em um relacionamento. Porém, o que varia, é o que elas fazem com isso. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito.
Isto é, construir outro relacionamento simultaneamente à relação que não representa mais a felicidade plena. Com isso, elas se sentem autorizadas a manter experiências e vínculos sexuais ou afetivos duplos, vivendo as relações concomitantemente.
Monogamia fechada: são duas pessoas que se relacionam de forma exclusiva. Monogamia aberta: tem um parceiro fixo, está namorando ou é casado, mas também se relaciona com outras pessoas.
Esse formato é comum quando os poliamoristas são heterossexuais. Trisal em triângulo — Cada um dos membros está relacionado aos outros dois. Neste caso, cada metamor é também amor do outro.
Casamento aberto usualmente se refere a um casamento no qual os parceiros envolvidos concordam que podem existir relações extraconjugais, sexuais ou românticas, não sendo consideradas como traição ou infidelidade, podendo ser vividas pelos dois parceiros juntos ou separadamente.