Mas, claro, quando elas acontecem pela primeira vez, é sempre chocante e marca os fãs. Foi assim com a primeira morte de Goku, logo no quinto episódio da série — o que pegou muita gente de surpresa.
No entanto, mesmo assim, Cell é capaz de se reconstruir e atinge a sua forma de Cell Super Perfeito. Caso você queira relembrar esse icônico momento, o episódio em que Goku morre na luta contra Cell é o episódio 188 de Dragon Ball Z, intitulado “Adeus Pessoal!! O Último Teletransporte de Goku”.
A segunda morte foi em sua luta contra Cell, quando ele se teletransporta junto com o vilão para que ele não explodisse o planeta Terra. Dessa vez Goku ficou morto por muitos anos, mas acabou sendo ressuscitado graças ao Velho Kaioshin.
Goku pede para o dragão parar um momento na Casa do Kame para ver Kuririn, que acabou de ser revivido. Eles começam a falar sobre o passado e acabam tendo uma breve luta. Kuririn vence e então Goku desaparece. Então Mestre Kame agradece a Shenlong pelas Esferas do Dragão.
Vegeta, com um sorriso amistoso, segura sua mão, num suposto gesto de solidariedade, apenas para lançar o enorme corpo de Nappa aos céus. O fracasso pela perda era inadmissível e Vegeta se encarrega de dar a sentença, matando o antigo companheiro.
Trunks tenta impedi-lo, mas sem sucesso. Kuririn, por sua vez, destrói o controle construído por Bulma e seu pai para destruir os Androides, devido ao seu sentimento pela Androide 18. Cell dispara um Taiyoken que cega todos e assim consegue absorver a Androide 18, alcançando enfim sua forma perfeita.
Embora isso não chegue a tirar o mérito de Gohan naquele seu último Kamehameha, a derrota de Cell acabou sendo parcialmente culpa da própria arrogância do Dr. Gero.
Piccolo Daimaoh é destruído por Goku quando ele soca um grande buraco através do peito de Piccolo. Este ato é seguido por Piccolo Daimaoh cuspindo um ovo, do qual nasce um ser chamado Piccolo Jr., que se torna um personagem principal em Dragon Ball Z.
A segunda vez aconteceu na linha do tempo de Trunks do Futuro; dessa vez foi vítima de um ataque cardíaco. Sua terceira morte foi mais honrada, ao se sacrificar durante a Saga Cell, levando o supervilão para o planeta do Senhor Kaioh (Jōji Yanami).
Goku fica esgotado após o ataque e nós descobrimos que as Esferas do Dragão foram drenadas após tantas vezes sendo utilizadas, deixando-as inutilizáveis por um período de tempo indeterminado. Assim, Goku viaja com Shenlong (em sua forma criança) para treinar e restaurar o antigo poder das Esferas do Dragão.
A auréola de Goku desaparece e ele revive, estando prestes a voltar à Terra. Velho Kaiohshin se levanta e grita para Goku ir logo, e agora ele é que tem uma auréola.
Na conta de Vegeta: um Saibaman, Kiwi, Dodoria, habitantes de Namekusei, Zarbon, Gurdo, Boter, Yuz, Rikum, Android 19, Pui Pui, soldados do Freeza, inúmeros terráqueos e Nappa (em Dragon Ball GT).
Uma das razões para isso são as regras de funcionamento das esferas. Para começar, as Esferas da Terra só podem trazer de volta à vida uma pessoa por vez, e não podem ressuscitar alguém que morreu de causas naturais, como velhice ou doença.
Apesar de ter os planos atrapalhados, Vegeta derrotou Goku em uma forte demonstração de poderes - de ambos, diga-se de passagem. As demais vezes acabam mostrando uma espécie de "fórmula": enquanto Goku é mais forte, Vegeta domina melhor seu poder de transformação.
Qual é o significado desse nome? Goku é um nome masculino que tem origem japonesa. Go significa “esclarecimento ou percepção”, enquanto ku significa “céu”. Juntando as duas partes, significa basicamente “esclarecimento celeste”.