Adicione 280 ml de água morna (para pacote de 11,5 g de fermento) a 40C em uma tigela ou béquer higienizado. Misture o nutriente de levedura até que esteja bem misturado. Em seguida, adicione o pacote de fermento seco e misture bem.
Adicione uma pitada de açúcar ou de farinha e mexa até dissolver. Assim, você fornece um pouco de “alimento” para os microrganismos, o que estimula o seu metabolismo e favorece o funcionamento do fermento; 3.
Tire a levedura da geladeira antecipadamente para que ele atinja a temperatura ambiente. Em seguida, ferva em torno de 10ml de água para cada grama de fermento que vai usar. Faça isso no mesmo recipiente que vai hidratar a levedura.
Espalhe o fermento ativo sobre a superfície plástica, deixando uma camada mais fina. Assim! Deixe o fermento descansar em ambiente seco e aberto por pelo menos 3 dias. Ele começará a ressecar, craquelar e soltar-se do plástico.
Deixe a água resfriar até atingir a temperatura indicada pelo fabricante do fermento para hidratação. Quando a água estiver na temperatura ideal, jogue suavemente o fermento no recipiente, evitando que se formem “montinhos”. Aguarde 15 minutos. Misture suavemente o fermento.
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico.
Mexa suavemente para misturar o fermento na água e aguarde 10 minutos; Observe a sua mistura de fermento após os 10 minutos. Quando o fermento biológico está bom, ele faz com que a mistura dobre de tamanho. Se este for o caso, o seu fermento está bom e você pode usá-lo tranquilamente.
Quanto de fermento seco para 1kg de farinha de trigo?
Obs: Não é preciso reidratar o fermento instantâneo. Dosagem para massas caseiras: Pães – 10g para cada 1kg de farinha. Pizza ou Pães de Massa Doce: 20g para cada 1kg de farinha.
Se você está se perguntando como converter fermento fresco em fermento seco (ou melhor, fermento fresco em fermento seco ativo), você veio ao lugar certo! O substituto equivalente do fermento seco ativo para o fermento fresco pode ser encontrado dividindo a quantidade de fermento fresco por 2!
O uso de fermento biológico vencido pode resultar em produtos finais sem crescimento e com textura inadequada. Sempre verifique a validade do fermento antes de utilizá-lo e confira se o fermento estava armazenado corretamente.
Como testar se o fermento biológico está funcionando?
Quando o fermento biológico está bom você aperta levemente com os dedos e ele esfarela, porém quando ele está velho, ou impróprio para uso ele fica massudo, úmido e fica parecendo uma massinha de modelar quando você aperta.
Re-hidrate o fermento seco um recipiente limpo e sanitizado. Adicione o conteúdo de cada sachet em 110 ml de água limpa, sem cloro, previamente fervida e resfriada para 27ºC ± 3ºC. Deixe descançar por 20 minutos e depois promova suaves agitações circulares de forma a homogeinizar a mistura.
O que é a levedura seca instantânea? A levedura seca instantânea é uma levedura de panificação viva e ativa. A desidratação é uma etapa bem controlada e sem stress para a célula de levedura a fim de mantê-la viva e preservar o seu alto poder de fermentação.
Isso ocorre porque a levedura consome todo o açúcar que está dissolvido na água, e a partir disso ela consegue se desenvolver. Ao se desenvolver, a levedura respira de forma aeróbia, liberando gás carbônico, que infla o saquinho.
No dia em que for fazer o pão, tire o fermento da geladeira (ou do armário) e refresque uma ou duas vezes para que fique bem forte e ativo. Se depois de alimentar a primeira vez ele já dobrar de tamanho em 4 horas, já pode usar.
“A única maneira certa de estragar um fermento é negligenciá-lo por um longo período de tempo ou submetê-lo a temperaturas extremas. Mesmo assim, um ciclo de alimentação regular pode restaurar a vitalidade do seu fermento”.