Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente. Escorra bem a água de dentro de cada casca e transfira para uma assadeira.
- O uso de desinfetantes para a limpeza das cascas é muito utilizado, pois elimina apenas as bactérias da casca que deterioram o produto e causam problemas para a saúde humana. Os desinfetantes mais usados são à base de amônia quaternária, pois não volatilizam sem soluções aquecidas.
Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.
A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
Mergulhe os ovos na água quente, um a um, e mova-os debaixo d'água por alguns segundos para soltar a sujeira. Em seguida, tire-os da água e esfregue-os com uma escovinha ou um pedaço de lã de aço. Mergulhe o ovo na água mais uma vez se ele ficar seco. Não deixe os ovos de molho na água.
A casca dos ovos pode estar contaminada, por isso os ovos não podem ser lavados assim que chegam dos mercados. Então passe um papel-toalha antes levá-los à geladeira e limpe-os somente na hora do preparo, em água corrente ou em uma solução com água sanitária e água.
Todos devem ser lavados de 3 a 4 horas após a postura. Quanto à temperatura da água, esta deve ser de 10 a 11ºC acima da temperatura do ovo. O fluxo de água deve ser constante, evitando recirculação da mesma água, o que contaminaria os ovos.
Cascas de ovos contêm proteínas, magnésio, selênio, estrôncio e inúmeros outros compostos para ajudar a aumentar seus ossos e articulações. Consumir tão pouco quanto uma colher de sopa de cascas de ovo em pó por semana pode impedir que você tenha que tomar um suplemento de cálcio.
Não tem mistério! Em vez de jogar no lixo a casca do ovo que usou em uma receita, lave bem e deixe secar. É bom juntar cascas de pelo menos cinco ovos. Depois é só colocar no liquidificador no modo “pulsar” ou no equivalente com a velocidade mais devagar.
O que pouca gente sabe, é que além da clara e da gema, a casca do ovo também é uma ótima fonte nutritiva, tendo o cálcio como seu principal nutriente, mas também o magnésio e potássio.
“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.
Somente quando for usar os ovos, lave a casca com água corrente e sabão ou detergente antes de quebrá-los. Seque a casca do ovo com papel-toalha, quebre-a e, na sequência, lave e seque as mãos. Utilize os ovos em seguida.
Então os ovos também devem ser higienizados? Orientamos que passe um pano e só lave um pouco antes do consumo. O ovo tem uma película protetora e quando você o lava pode propiciar a proliferação de bactérias. Ele pode ser lavado com detergente, mas é melhor fazê-lo pouco antes do consumo.
Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.
1- Ovos de galinha recém colocados no vinagre, é perceptível a formação de pequenas bolhas na superfície dos ovos. 2- Os ovos começam uma intensa liberação de gás carbônico por meio da reação de neutralização ácido-base (CH3COOH) + (CaCO3), que têm como produtos (Ca(CH3COO)2), (H2O) e (CO2).
A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).
Preencha uma tigela com água e mergulhe delicadamente as cascas vazias para lavar a parte de dentro. Escorra a água e lave novamente cada uma (por dentro e por fora) sob água corrente.
A conversão é viabilizada a partir da realização de um tratamento térmico, chamado calcinação, onde a casca de ovo é submetida a uma temperatura de 850ºC durante uma hora e meia. Durante a calcinação uma reação química ocorre e gás carbônico é liberado, gerando assim, o óxido de cálcio.
Não tem boleiro que não precisa usar muito ovo e, recentemente, aprendi um truque superlegal para fazer com as cascas que sobram: limpar e afiar as lâminas do liquidificador. É assim: lave as cascas e coloque no liquidificador com um pouquinho de água. Triture bem, batendo por uns 4 minutos.
Sabias que a casca do ovo é usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia ou má digestão? Sim! Além disso, é uma excelente fonte de cálcio. Para teres uma breve noção, um copo de leite contém cerca de 290mg, enquanto que uma casca de ovo apresenta uma porção de 2400 mg.
Riscos associados a microlesões. Como as cascas dos ovos são duras, existe o risco de microdanos no trato digestivo se não forem finamente moídas. Portanto, é recomendado que as cascas dos ovos sejam moídas até formar um pó muito fino antes do consumo.
Para fazer a farinha, comece lavando bem as cascas dos ovos e deixe-as secar completamente. Em seguida, coloque-as em um processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter um pó fino. Se você não tiver esses eletrodomésticos, pode também amassá-las manualmente, em um pilão ou com um rolo de massa.
Lavar ou não? Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC/Food Research Center) da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é não. Afinal, os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos.
O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas. Posteriormente, os ovos devem ser colocados em uma solução de água com cerca de 10 gotas de hipoclorito de sódio por, mais ou menos, 10 minutos.
Posso guardar na porta da geladeira? A recomendação de Cintia é não! Mesmo parecendo o local ideal, ele acaba se tornando perigoso por causa do abre e fecha da geladeira. Além disso, essa oscilação pode afetar a qualidade dos ovos, acelerando a sua deterioração e favorecendo o crescimento de bactérias.