Deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária é a medida mais eficiente. A higienização de frutas, legumes e hortaliças não requer grandes esforços.
Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.
“Para a higienização segura de verduras, legumes e frutas que serão consumidos crus a recomendação é lavar com água corrente e utilizar uma solução clorada com um tempo de contato mínimo de 10 minutos, seguido de novo enxágue em água corrente”, acrescenta.
O controle das contaminações por E. coli e outras bactérias patogênicas é realizado unicamente através da desinfecção dos vegetais que forem consumidos crus, utilizando solução clorada, e do completo cozimento dos alimentos.
Um ótimo agente para matar e eliminar bactérias, o vinagre é muito eficiente para a higienização correta de diversos alimentos, incluindo frutas, legumes, verduras e folhas. Mais saudável do que o hipoclorito de sódio, deve ser usado da seguinte forma: Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água.
Você costuma lavar ou deixar as frutas e legumes de molho no vinagre para desinfetá-las? Saiba que isso não funciona. Entenda o motivo! Para alguns, higienizar frutas e legumes com o vinagre é a alternativa certa, mas na verdade, essa é uma das práticas que você pode fazer errado na cozinha.
Qual o melhor produto para higienizar frutas e verduras?
Existem diversos tipos de solução para a higienização de alimentos, as mais comuns são: hipoclorito de sódio, vinagre de álcool e, se utilizada com cuidado, até mesmo a água sanitária. A solução mais recomendada é a utilização de hipoclorito de sódio na quantidade de uma colher de sopa para cada litro de água.
- Frutas, legumes e verduras podem ficar de molho na solução de água potável e água sanitária por cerca de 15 minutos. No caso das folhosas, este tempo pode ser reduzido para 10 minutos. Após a imersão, enxaguar bem o alimento em água filtrada.
Frutas, legumes e vegetais in natura, como as recém-colhidas por exemplo, podem apresentar diversas impurezas, como terra, resíduos de agrotóxicos ou pesticidas e, claro, vírus e bactérias. Nesse caso, o primeiro passo é utilizar água morna e sabão para remover todas as impurezas da casca.
✓ Lave em água corrente os vegetais folhosos (folha a folha), frutas e legumes (um a um); ✓ Coloque os vegetais em solução clorada* por 15 minutos (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água); ✓ Enxágue os vegetais em água corrente; ✓ Armazene adequadamente.
Deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária é a medida mais eficiente. A higienização de frutas, legumes e hortaliças não requer grandes esforços.
Em frutas cuja casca não é consumida, deve-se borrifar a solução de hipoclorito de sódio com água no momento do consumo. Lembre-se de enxaguá-la, também. A banana escurece se for lava- da e higienizada. É recomen- dável que ela esteja verde no momento da compra e você aguarde para higienizá-la an- tes do consumo.
Quantos minutos para higienizar frutas e verduras?
"Você não precisa de mais nada além de água corrente e esfregar o produto." Se o alimento for consumido cru, algumas instituições, como o Ministério da Saúde, recomendam mergulhá-los numa bacia que tenha uma mistura de água e hipoclorito de sódio por cerca de 15 minutos.
Lave bem as frutas e legumes corretamente e com água adequadamente tratada antes de comê-las, antes mesmo de descascar; Limpe as superfícies de cozimento e os utensílios após contato com frutas ou legumes não lavados; A lavagem adequada de verduras, frutas e legumes inclui a escovação dos alimentos.
Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos. Deixe-os submersos por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxágue em água corrente.
É por isso que é tão importante lavar corretamente os tomates antes de consumi-los. Além disso, vale ressaltar que a lavagem do tomate não deve ser feita apenas com água, mas sim com água corrente e utilizando uma escova macia, para remover qualquer sujeira ou resíduo que esteja aderido à superfície da fruta.
O vinagre de arroz apresentou efeito antibacteriano tanto para as bactérias Gram-positivas (S. aureus e B. cereus) quanto para as bactérias Gram-negativas (Salmonella e E.
Já para a limpeza da casa e de superfícies, outro substituto para a água sanitária pode ser o vinagre branco (à base de álcool). Basta misturar uma colher (sopa) de vinagre para cada litro de água morna.
Já para os legumes como cenoura, berinjela, batata e outros, pode optar por lavar com água corrente e fazer leves esfregadas com ajuda de uma escova, ou então, preparar a solução com água e sanitizante e deixar de molho por uns 15 minutos também.
Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.
Os tubérculos como batata, batata-doce, batata-baroa, mandioca etc devem ser limpos usando um pano úmido ou uma escovinha, para retirar toda potencial terra que possa conter nelas. Elas ainda podem ser lavadas rapidamente com água corrente e detergente, mas devem ser secadas imediatamente após.