Uma autêntica ponta de Ametista costuma ter esse contorno marcante. 2️⃣ Observe o degradê de cores! Na ponta, ela é mais intensa, enquanto a base apresenta uma tonalidade mais clara. Lembre-se, há uma infinidade de cores de Ametista, e essa variação não a torna falsa!
Se tiver bolhas ou algum tipo de descoloração, fique em alerta; - Corte: A ametista é um tipo de pedra fácil de encontrar. Por isso, é comum encontrar variações no formato e tamanho; - Imperfeições: Uma ametista autentica terá imperfeições.
Ametista é a variedade de quartzo de cor violeta, devida, provavelmente à presença de Fe3+ como impureza. Essa cor varia de um roxo bem claro até o bem escuro, e quanto mais escura a cor, mais valiosa é a ametista. Exposta ao sol por tempo prolongado, o colorido da ametista enfraquece.
As ametistas mais valiosas tem um roxo forte puxando para o avermelhado e sem zoneamento de cor, ou seja, a cor é distribuída uniformemente por toda a pedra. Ametistas muito escuras não são tão valiosas pois há uma grande redução de brilho.
Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela, sendo comercializada como "ametista queimada", citrino. A transformação da cor é devida à oxidação, isto é, à transformação de Fe2+ em Fe3+. Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.
Os geodos de ametistas encontram-se nas rochas vulcânicas (basaltos predominantemente) da Formação Serra Geral que faz parte da Província Basáltica Continental Paraná-Etendeka.
Esse cristal não deve ficar exposto ao sol, pois ele reage ao sol perdendo a sua cor. Portanto a sua energização deve ser feita na luz do luar por no mínimo 4 horas seguidas.
Certas ametistas, que estão fora do tom comercial, quando elevada a altas temperaturas (acima de 300 graus) tem sua cor alterada do amarronzado para o amarelo, transformando se em citrino. Não é toda ametista que vira citrino.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Por fora, sua aparência é simples e similar a uma rocha comum, no entanto, quando aberta, o geodo revela a beleza impressionante da ametista. A aparência dos cristais de um geodo muda bastante de um para o outro.
Brilho. O brilho é outro fator a ser considerado ao avaliar a autenticidade de uma ametista. Ametistas verdadeiras têm um brilho vítreo, enquanto as falsas podem ter um brilho opaco ou artificial. Observe o brilho da pedra em diferentes ângulos e luzes para verificar se é consistente e natural.
Alguns cristais que não devem ficar imersos em água e expostos ao Sol. Pirita, Angelita, Selenita, Malaquita, Enxofre, Cianita, Turquesa, Ametista, Lápis Lazúli, Quartzo Rosa, Crisocola, Hematita.
Atrai sorte e sucesso, alegria e elevação espiritual. É excelente relaxante muscular e também descontrai a mente por meio da energia criativa e também ajuda na adaptação às novas situações e ambientes. AMETISTA- disponível para Relicário.
A ametista é uma pedra de cor violeta. Há uma relação dela com o símbolo do Sábio e da Sábia. Também pode facilitar a mudança de um estado de consciência normal ou de vigília para um estado meditativo. A pedra pode modular a frequência mental para estados mais altos do que padrões egocêntricos de pensamento.