Jogue fora. Às vezes podemos detectá-lo visualmente ou pelo cheiro, se o líquido estiver turvo ou com bolhas, exalar um odor desagradável ou se observarmos uma mudança na cor do produto. Nesse caso, é melhor descartar a conserva.
Quanto aos pontos brancos soltos da salmoura pode ser ocorrido a precipitação do ácido láctico (conservante que usamos) devido a variação de armazenagem (calor), sendo a embalagem plástica mais sensível a bruscas mudanças de temperatura.
Devido aos processos de colheita e produção, variedade de azeitona, tipo de embalagem e forma de armazenamento, o azeite pode alcançar a data de vencimento em várias condições. Se for bem produzido e bem armazenado, mesmo vencido, ainda apresentará aspecto e odores agradáveis e poderá ser consumido.
Além disso, há uma característica desta azeitona, normalmente apresenta pintas brancas, o que é normal. A Gordal pode ser consumida ao natural ou também para produção do azeite de oliva.
COMO IDENTIFICAR SE A CARNE ESTÁ ESTRAGADA? - MF CAST #42
Como é uma azeitona estragada?
Jogue fora. Às vezes podemos detectá-lo visualmente ou pelo cheiro, se o líquido estiver turvo ou com bolhas, exalar um odor desagradável ou se observarmos uma mudança na cor do produto. Nesse caso, é melhor descartar a conserva.
Se, ao abrir uma lata ou um frasco, o conteúdo estourar ou se ouvir uma espécie de assobio, devemos descartar essas conservas. Pode ser contaminado por bactérias anaeróbias que geram uma série de reações químicas no interior dos recipientes, dando origem à formação de gases.
Por fim, os frutos podem ser armazenados em vasilhas apropriadas (vidro, plástico ou louça) e em solução de sal de cozinha à concentração de, no máximo, 5%. Se a fermentação for completa, as azeitonas verdes podem ser envasadas em vidros com tampas metálicas, salmoura a 5% e pH 3,5 (menor ou igual).
Como saber se o azeite está estragado? O jeito mais fácil de saber se o azeite estragou é pelo cheiro e pelo gosto. Quando o azeite não está bom, ele fica com um sabor desagradável e levemente picante. Já o aroma fica muito parecido com óleo de fritura já usado ou manteiga estragada.
Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.
Quando um azeite de oliva é produzido com azeitonas mais verdes, o líquido tende a agregar essa tonalidade por causa do alto teor de clorofila. Se o líquido for extraído de azeitonas mais maduras, o azeite tem maior tendência a ser mais dourado, resultante da presença de carotenos e xantofilas em maior quantidade.
Nunca use água tratada da companhia, o cloro é responsável pelo amolecimento das azeitonas. A água deve ser substituída por água nova uma vez por dia, idealmente. Durante cerca de 15 a 30 dias. Se for como eu e trocar a água só quando se lembra, não há problema.
É um alimento bastante calórico, sendo que em 100 gramas de azeitona preta em conserva há 194 kcal e na verde, também em conserva, temos 137 kcal. Possui vitaminas e sais minerais como fósforo, potássio e sódio, além de ser fonte de ácidos graxos. Ela também é composta por água, fibras e antioxidantes.
Coloca-se as azeitonas num recipiente (o recipiente tem que ter a capacidade de não reter a água), juntamento com sal grosso, até retirar o sabor amargo da azeitona.
Dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 xícara de água e adicione essa solução ao recipiente até que as azeitonas estejam completamente submersas. A salmoura ajuda a manter a preservação do fruto e evita a deterioração precoce das azeitonas.
A solução de salmoura é geralmente composta de água, sal e às vezes óleo, a concentração da solução de salmoura depende do tipo de azeitona a ser curada e do ponto do processo de cura em que é usada.
Coloque as azeitonas para secar em um pano, misture 100 g de sal para cada 1 kg de azeitona e coloque-as em um pote fechado na geladeira, realizando este processo, suas azeitonas ficarão conservadas por até 3 meses.
Pedras na vesícula: As azeitonas, assim como os azeites, facilitam o esvaziamento da vesícula biliar, ou seja, na má digestão devido às alterações de esvaziamento desta vesículas, mas devem ser consumidas com moderação.
Uma dose de 0,01 mg é suficiente para desencadear os sintomas da doença no homem e nos casos mais graves, a morte ocorre no período de três a cinco dias.
O diagnóstico é confirmado quando são detectadas as toxinas no sangue ou as bactérias ou toxinas numa amostra das fezes. As toxinas também podem ser identificadas nos alimentos ingeridos. Para o botulismo por feridas, os médicos perguntam se houve alguma lesão que rompeu a pele.