O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
O Cometa do Diabo deve aparecer no céu na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol. No entanto, se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.
Segundo Observatório Nacional, o ideal é tentar ver o cometa sempre por volta das 17h40 e 18h30. A maior dificuldade, porém, é encontrar um lugar com vista do horizonte oeste livre, já que, segundo o astrônomo Filipe Monteiro, o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de aproximadamente 15 graus.
Onde e quando ver o “Cometo do Diabo”? Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível.
— Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
COMETA ESTÁ VISÍVEL A OLHO NU! VEJA COMO OBSERVAR O COMETA 12P/PONS-BROOKS NO CÉU
Onde o cometa do Diabo será visto?
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
Passagem poderá ser vista de todo Hemisfério Sul a partir do dia 21. Publicado em 21 de abril de 2024 às 09h16. Última atualização em 21 de abril de 2024 às 09h17.
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
Ao contrário do que o nome possa sugerir, o Cometa do Diabo não traz nenhum risco para nós. O corpo celeste, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, está se aproximando do nosso planeta, mas sem qualquer chance de colisão.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
A foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (16) traz a beleza do cometa 12P/Pons-Brooks. A imagem foi capturada no domingo (11) e destaca o coma esverdeado do cometa, tão brilhante que já pode ser observado através de pequenos telescópios.
"Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 02 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra. Contudo, sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para ser observado", destaca o astrônomo.
Originalmente, o cometa 12P/Pons-Brooks foi descoberto pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, em 1812, mas foi observado novamente pelo astrônomo inglês William Robert Brooks em 1883.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
No geral, será registrada uma substituição gradual da selva tropical pela savana na Amazônia oriental, com um alto risco de perda da biodiversidade e extinção de espécies em muitas áreas tropicais, e mudanças significativas na disponibilidade de água doce para o consumo humano, para a agricultura e para a geração de ...
De acordo com o astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, não será possível ver o Cometa do Diabo a olho nu por causa da intensidade do brilho, o que não pode ser previsto. Desta forma, é preciso usar aparelhos, como binóculos e telescópios. O melhor horário para observação será entre 17h40 e 18h30.
Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.
O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, aparece no céu de todo o Brasil durante o mês de abril inteiro, mas deve ser mais fácil de observá-lo na próxima semana.
“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
— Esse cometa foi amplamente divulgado nas notícias devido a duas explosões anteriores, que produziram a aparência de um "demônio com chifres". No Halloween, o diabo irrompeu novamente com uma grande explosão que continuou no dia seguinte — disse Herman.