O ródio é um elemento químico de símbolo Rh de número atômico 45 (45 prótons e 45 elétrons) e de massa atômica igual a 102,9 u. À temperatura ambiente, o ródio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 9 da Classificação Periódica dos Elementos. É um metal de transição, pouco abundante, do grupo da platina.
Ródio é um elemento químico com o símbolo Rh e número atômico 45. Na tabela periódica, pertence ao grupo cobalto. O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos.
Na natureza, o ródio pode ocorrer em várias formas minerais, como sulfetos, arsenetos e ligas. Comum minerais que podem conter ródio incluem sulfeto de ródio (Rh2S3), arsenieto de ródio (RhAs) e liga de ródio-platina (Rh-Pt).
O ródio (Rh) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição e ao grupo dos metais da platina, de cor branco-prateada, dúctil e quebradiço, que se localiza no grupo 9 e período 5 da Tabela Periódica. Este possui número atómico 45 e massa atómica 102,905 50.
Não existem minas de ródio. Ele é, na verdade, um subproduto de outras atividades da mineração. Na África do Sul, que concentra 80% da produção, é um subproduto da platina. Na Rússia, é um subproduto do níquel.
O ródio é um metal precioso bastante raro e o aumento em seu valor está relacionado à grande procura no setor automobilístico, uma vez que é usado nos catalisadores de carros para diminuir a emissão de gases poluentes, deixando os veículos mais sustentáveis.
O ródio é o metal precioso mais caro do grupo platina, negociado (trade) no mercado de commodities. Hoje, custa mais de US$ 650 mil por kg, cerca de quatro vezes mais que o preço do ouro e quase dez vezes mais que o preço da platina.
O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre. No caso do ródio, no entanto, o preço está cerca de 144 dólares e sua abundância é de 0,000037 partes por milhão, de acordo com a Royal Society of Chemistry.
Como o ródio é um subproduto da produção de platina, ele só é produzido quando as mineradoras veem lucro com a platina – o que pode acontecer por alguns anos até que o excedente diminua.
Afinal, esse título é de um desconhecido: o ródio. O metal precioso é um elemento químico metálico raro, de elevado valor econômico, sendo menos reativo e mais suave e lustroso do que os outros.
Qual a diferença entre Ródio Branco e Prata 925/950? A diferença entre esses dois é que a Prata você pode tomar banho, pode molhar à vontade (porém deve evitar o contato com produtos químicos), já o ródio branco você não pode molhar, uma vez que o acessório vai perdendo o banho e escurecendo.
O ródio branco é um metal considerado precioso, ele pertence a família da platina que confere as peças aquele bela tonalidade prateada tão buscada pelas mulheres.
O ródio é um metal precioso da família da platina que é usado para dar um acabamento brilhante e branco ao ouro branco. No entanto, o revestimento de ródio pode se desgastar com o tempo e o uso regular, revelando a cor amarelada do ouro branco.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
Apesar de não existirem minas de explotação de Ródio, ele é obtido como subproduto da explotação de outros metais, como da platina e do níquel. O maior produtor mundial dele é a África do Sul, que concentra 80% de sua produção. Nesse país, ele é obtido de uma mina de platina pela empresa Impala Platinum Holdings.
Geralmente, peças usadas com frequência tem a duração do banho por cerca de 24 meses. Agora, com uso não frequente o banho vai durar muito mais tempo, podendo chegar a até 10 anos. A vida útil depende da qualidade do banho e da espessura da camada de ródio: camadas mais grossas possuem maior a durabilidade.
É demandado na indústria eletrônica, que o utiliza em alguns equipamentos ópticos e em certos tipos de espelhos. Na joalheria, é utilizado em quantidades muito pequenas para aumentar a resistência do ouro e lhe dar uma aparência mais brilhante.