O catarro branco geralmente surge devido a infecções ou inflamações respiratórias como bronquite, sinusite, ou doenças mais complicadas como a doença pulmonar obstrutiva crônica. Mas também pode estar relacionado a alterações no sistema digestivo, como refluxo ou alergia alimentar, por exemplo.
A secreção de coloração branca, quando em grande quantidade na cavidade nasal, costuma indicar a presença de infecções bacterianas ou virais. Além delas, reações alérgicas, problemas gastrointestinais e refluxo também podem provocar o aparecimento da secreção dessa cor.
Ácidos como ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido lático ajudam a esfoliar suavemente a pele, desobstruir os poros e reduzir a aparência dos cravos. Eles também podem regular a produção de sebo e prevenir o surgimento de novos cravos.
Dentro dos poros temos queratina, substância produzida normalmente pelas células da pele. Quando se aperta o poro, é normal sair queratina, que, dentro de poucos dias, será novamente produzida.
Pomadas. O médico algumas vezes pode indicar pomadas à base de retinoides ou ácido retinoico, para estimular a renovação da pele e eliminar as bolinhas causadas pelo milium. Veja outras indicações para o uso de ácido retinoico.
Mesmo o catarro, normalmente mais associado à expetoração e à saída de muco da garganta ou da traqueia, é outro nome dado à mesma substância. O muco é um fluido que está presente no nariz e fossas nasais, mas também na boca e no esófago, na garganta ou nos pulmões.
E antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos. E quando o ar entra, a 'meleca' se endurece.
Corrimento branco nem sempre indica alguma doença. É comum que as mulheres tenham esse corrimento em alguns momentos do mês, porém, quando acompanhado de outros sintomas, como a coceira, é necessário realizar exames que identifiquem a causa.
Já nos cravos fechados não é possível observar o folículo piloso entupido, mas ao espremer a pele (o que não é recomendado sem acompanhamento médico), percebe-se que sai desse folículo uma substância branca, o sebo.
Os mílios, pontos brancos na cara de pequena dimensão, podem aparecer a qualquer pessoa e em qualquer idade. São inofensivas e indolores, exceto se inflamados, irritados ou tentar espremer. Trata-se apenas de pequenos cistos superficiais cheios de queratina com um formato arredondado e consistência semissólida.
Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.
Lembre-se: as crostas na cavidade nasal devem ser removidas apenas com a limpeza do nariz com soro fisiológico e pela utilização da pomada específica. Não assoar o nariz: Além de não ser eficaz para a limpeza do nariz, a pressão no momento de assoar pode causar sangramentos, deslocar enxertos e abrir pontos.
Os pólipos nasais são formações carnosas da membrana mucosa nasal. Existe maior probabilidade de desenvolvimento de pólipos nasais em pessoas que têm alergia ou asma. Alguns dos sintomas causados por pólipos são congestão e obstrução nasal.
Os poros dilatados são características das peles mistas e oleosas, pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.
De massinha a sementes, moedas ou insetos. Toda criança já introduziu algum corpo estranho na boca, nariz ou ouvido. A tentativa de remoção destes objetos, em casa, no entanto é perigosa e pode gerar sérias lesões.
Milium são pontinhos brancos que aparecem na pele do rosto e podem ser confundidos com acne. Na verdade, eles são pequenos cistos que contêm a proteína queratina. O milium se desenvolve quando aglomerados de células mortas ficam presos abaixo da pele, formando essas bolinhas.
Considerada por muitos nojenta e por alguns poucos uma iguaria, a meleca conhecida pelos médicos como crosta nasal, na verdade não passa de um aglomerado de substâncias, dentre elas uma trama de proteínas desidratada, anticorpos e células de defesa que combatem microrganismos na fossa nasal.
Os dermatologistas garantem. “Desengordurar a pele é um erro! Nossa hidratação natural mantém a proteção do corpo”, afirma a dermatologista Denise Steiner, conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O corrimento branco pastoso antes da menstruação é bastante comum. Contanto que seja inodoro e não cause coceira, ele provavelmente é uma parte normal do seu ciclo menstrual.
O corrimento vaginal geralmente se torna um pouco mais espesso em diferentes momentos do seu ciclo mensal, e isso também é totalmente normal. No entanto, o corrimento semelhante ao queijo cottage, espesso, branco e irregular, é um dos principais sintomas de candidíase, juntamente com coceira e queimação intensas.
Está saindo uns pedaços branco parece papel como tratar?
O corrimento pode ficar mais grosso, mais branco e grumoso, como leite coalhado, ou como se tivesse pedaços parecendo papel picado. Isso é indicativo de candidíase, que geralmente é acompanhada de ardência ou coceira.
A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax. Apresenta períodos de melhora e de piora dos sintomas.
Filamentos sebáceos: os filamentos sebáceos são formações de pelo que ocorrem de forma uniforme nas regiões mais oleosas do rosto de todas as pessoas, embora em algumas seja mais evidente que em outras. Eles carregam o sebo dentro do poro, promovendo a hidratação natural da pele, e não podem ser removidos.
Introduza uma LIMPEZA DE ÓLEO antes da sua rotina habitual, também conhecida como DUPLA LIMPEZA. Uma limpeza dupla envolve a utilização de um produto de limpeza à base de óleo para se livrar de impurezas à base de óleo e excesso de sebo e pontos negros, antes de utilizar um produto de limpeza regular.