É melhor escolher um produto que diga "proteção de papel de parede", "laminado líquido" ou "solução aquosa de dispersão de plástico". Verniz claro é definitivamente não adequado como proteção pois ficará amarelado, oleoso e pode reagir negativamente com o papel de parede ou mesmo o dissolver.
O que passar para impermeabilizar papel de parede?
Uma abordagem é aplicar um selante protetor na superfície do papel de parede. Esse selante pode ser um produto específico para impermeabilização de papel de parede ou um verniz transparente à base de água.
Cola em pó, ideal para papéis de parede vinílicos (pesados), vinilizados (médios) e normais (leves), bem como para tecidos. Excelente também para selar as paredes antes da aplicação, caso seja necessário. Aconselhável selar paredes muito porosas e/ou absorventes.
Antes de começar a aplicação, passe um pouco de cola branca nos cantos da parede, isso vai evitar que o papel de parede se desgrude. Depois, é só colocar o material na superfície.
Os papéis de parede com superfícies não laváveis podem ser selados com um "fluido de proteção de papel de parede" líquido, para que sejam repelentes de sujidade e laváveis.
A aplicação de um selador é fundamental para garantir a aderência do papel de parede. O selador deve ser aplicado com um rolo de pintura, seguindo as instruções do fabricante.
Como especialistas em papel de parede, você acha que temos alguma técnica mágica e excessivamente complicada como nossa resposta. Mas, na verdade, a resposta é simples: para fazer seu papel de parede durar, recomendamos Varnish de Decoradores de Polivina.
Também é importante usar uma cola especial para papel de parede TNT ou vinílico, pois a cola em pó comum pode fazer com que o papel perca sua resistência à umidade. Além disso, é recomendável seguir as instruções do fabricante do papel e da cola na hora da aplicação, para garantir um bom resultado.
O que fazer quando o papel de parede fica soltando?
Como consertar papel de parede que descolou nas bordas
– Com a ajuda de um pincel pequeno, passe um pouco de cola adesiva de reparos na parte que está solta. Tenha bastante cuidado ao passar a cola e lembre-se de passar cola por toda a área seca, para que todas as partes tenham cola.
A luz solar intensa e direta ao longo do tempo pode causar o desbotamento das cores e o enfraquecimento do material do papel de parede adesivo. Para preservar sua vida útil, recomenda-se evitar a aplicação em áreas com exposição solar direta prolongada, como janelas voltadas para o sol durante grande parte do dia.
Limpe bem a parede e passe uma lixa fina, isso vai facilitar a fixação do papel e evitar descolamentos, principalmente nas laterais e nas pontas. Se a parede tiver desenhos ou pintura com tinta escura por baixo, o ideal mesmo é passar uma demão de tinta clara antes de instalar o papel, caso ele seja muito fino.
O papel de parede adere em paredes com grafiato. No entanto, o ideal é passar massa corrida antes da aplicação, e ao menos uma demão de tinta látex, para que a parede fique lisa, evitando assim, aparecer as ranhuras do grafiato.
O uso é indicado para impermeabilizar materiais porosos, como EVA, gesso, papéis, etc. pois não "dissolve" esse tipo de material como muitos vernizes. É muito indicado para uso em peças que se movem, já que não racha. A secagem é de média a lenta.
Uma boa opção de impermeabilizante para paredes internas e externas é a Suvinil Suviflex, ideal para proteger as superfícies contra infiltrações, chuva e fissuras. Esse produto tem ótima cobertura e durabilidade: com apenas duas demãos, a parede já está pronta para receber a tinta de acabamento.
Paredes com umidade são o principal ponto a se evitar. Sem um tratamento adequado, o papel pode manchar e descolar, comprometendo todo o trabalho de aplicação.
Nem todo papel de parede é resistente à umidade. Portanto, ao escolher o modelo, dê preferência para os papéis de parede vinílicos. Esses são conhecidos pela sua durabilidade e capacidade de resistir à umidade, sendo ideais para ambientes mais úmidos, como banheiros e cozinhas.
O papel de parede vinílico, como já vimos no tópico acima, recebe um camada de proteção feita com material PVC, o que o torna resistente à umidade e impermeável. Sendo considerado “lavável”.
Colar uma camada de papel de forro antes da aplicação final pode ajudar a disfarçar irregularidades na superfície e a proteger a parede subjacente. "Antes de instalar um revestimento de parede texturizado de luxo, é importante contratar um instalador especializado nisso.
O verniz localizado é um tipo de acabamento utilizado em elementos específicos de materiais impressos, dando brilho, sofisticação e elegância ao detalhe escolhido. Para que o verniz localizado seja aplicado, é necessária a montagem de uma máscara de verniz, para indicar o local que receberá o acabamento.
Com os cuidados devidos, ele pode durar por vários anos sem precisar de manutenção. E se você quiser mudar a decoração novamente, basta aplicar uma nova camada de papel de parede líquido por cima do revestimento antigo, sem a necessidade de remover o que já está aplicado.
O que passar no papel de parede para durar mais tempo?
Em um balde, coloque ½ colher de sopa de detergente neutro para cada litro de água morna. Aplique a solução no papel de parede com a ajuda de uma esponja (com o lado macio) ou com rodo e pano de chão (que deve estar úmido, não encharcado), no sentido de cima para baixo. Logo em seguida, passe um pano seco.