O Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é atrair novos talentos e reter os colaboradores, com o objetivo de transformá-los em agentes embaixadores da marca.
Como construir seu Planejamento de Endomarketing do zero?
O que é endomarketing e exemplos?
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
incentivos ao diálogo e à troca de experiências; eventos corporativos voltados aos colaboradores; valorização do desempenho individual e coletivo; melhorias nos processos de comunicação interna.
Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão. As ações estratégicas são destinadas às metas, isto é, voltadas para toda e qualquer tarefa necessária para o cumprimento dos objetivos da empresa.
Segundo o professor, em linhas gerais, podemos dizer que o objetivo do Endomarketing é: Promover o comprometimento e a produtividade, alinhando com os colaboradores da empresa as estratégias de negócios da organização com o objetivo de construir valor.
O endomarketing deve ser pensado pelo RH com base no perfil comportamental de cada colaborador. Assim, é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.
O analista de endomarketing pode atuar em uma variedade de ambientes corporativos, independente do setor ou porte da empresa. Sua presença é particularmente relevante em organizações que reconhecem a importância de cultivar um ambiente de trabalho positivo e engajador para seus colaboradores.
Como o próprio nome indica, endomarketing representa qualquer tipo de ação de Marketing que tenha como objetivo passar uma mensagem internamente. Ou seja, campanhas em que o público-alvo são os colaboradores e funcionários da própria organização.
O endomarketing é um modelo de gestão que une a área de recursos humanos com marketing. Suas estratégias são voltadas para o ambiente interno de uma empresa, especialmente sobre seus colaboradores.
Endomarketing é o nome dado para o esforço institucional de fortalecimento da marca perante o público interno. “Endo” significa justamente “dentro” ou “interno”, ou seja, endomarketing nada mais é do que um marketing direcionado para o público interno, a saber, os colaboradores.
O Marketing tem a função de satisfazer o desejo do seu público alvo (clientes), identificando as suas necessidades. O endomarketing, por outro lado, é uma ação institucional voltada para os colaboradores de uma organização com o intuito de melhorar a sua imagem internamente.
Qual atividade que mais se relaciona com Endomarketing?
Qual a atividade que mais se relaciona com o endomarketing? Envolvimento dos colaboradores: incentivar a participação dos colaboradores em processos de tomada de decisão, projetos e iniciativas da empresa é uma parte importante do endomarketing.
Co-branding é uma abordagem de marketing estratégico que aproveita a força de duas ou mais marcas para criar um produto, serviço ou até mesmo uma experiência. Envolve o alinhamento dos valores, cultura e posicionamento de marca de ambos os negócios a fim de potencializar os pontos fortes e alcançar o público-alvo.
Qual é a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.
No cargo de Analista de Endomarketing se inicia ganhando R$ 2.609,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.165,00. A média salarial para Analista de Endomarketing no Brasil é de R$ 3.334,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
O endomarketing é fundamental para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca.
Quais são as 4 formas de comunicação organizacional?
A comunicação organizacional pode ser dividida em 4 tipos: mercadológica, administrativa, interna e institucional. A primeira que se encontra no guarda-chuva das ações de marketing e vendas e as demais que fica nas ações de relações-públicas e assessoria de imprensa.
“A comunicação interna é uma ferramenta de comunicação que, ao contrário do endomarketing somente transmite informações das instituições como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho” explicou Malva.
Conheça algumas: Intranet: Rede corporativa com acesso permitido aos seus funcionários. E-mail: Por meio dele você pode agendar reuniões, receber informações importantes e contar novidades da empresa. Reuniões: Em algumas situações, conversar pela internet pode gerar ruídos.
Rebranding, ou reposicionamento de marca, é o processo pelo qual empresas passam para fazer ajustes, sensíveis ou completos, na maneira como se colocam ao público e ao mercado.