A substância mais comum para provocar a semeadura é o cloreto de sódio (sal), mas em algumas vezes também é utilizado o iodeto de prata e gás carbônico congelado. As partículas de sal – ou de outra substância escolhida – atraem gotículas ao entrarem em contato com o vapor d'água e criam os pingos de chuva.
👉 Para tentar driblar essa situação, o país usa a técnica de “semeadura”, ou “cloud seeding”, em inglês, em que as nuvens são bombardeadas com produtos químicos específicos, como iodeto de prata ou gelo seco. Essas substâncias são lançadas de avião na base ou no topo das nuvens consideradas capazes fazer chover.
Mas como a semeadura acontece e em que casos pode ser aplicada? De acordo com a AP, a semeadura no país é feita por meio de voos operados pelo governo que atravessam as nuvens queimando chamas especiais de sal, que podem aumentar a precipitação de chuvas.
A técnica consiste em detectar nuvens carregadas com vapor de água e lançar sobre elas algum tipo de agente aglutinador, como sal, pó de carvão ou a própria água borrifada (pulverizada). Quando estas partículas maiores são lançadas na nuvem, as moléculas de água potavel são capturadas aumentando o tamanho do conjunto.
As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra.
COMO A CHINA FEZ CHOVER COM ESSA TÉCNICA PERIGOSA? INACREDITÁVEL!
Como atrair a chuva?
A substância mais comum para provocar a semeadura é o cloreto de sódio (sal), mas em algumas vezes também é utilizado o iodeto de prata e gás carbônico congelado. As partículas de sal – ou de outra substância escolhida – atraem gotículas ao entrarem em contato com o vapor d'água e criam os pingos de chuva.
A chuva artificial, conhecida cientificamente como bombardeamento ou semeadura de nuvens, é uma técnica utilizada com o objetivo de fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem, formando gotas e para a produção de chuvas.
Segundo ele, além do sal, outras substâncias, como nitrato de prata, e outros compostos químicos eram usados para acelerar o processo de agrupamento de vapor da água para a nuvem alcançar o peso suficiente para formar a chuva. "Só consegue se tiver umidade atmosférica.
A “semeadura de nuvens” (ou “cloud seeding”, em inglês) é uma técnica que consiste em “bombardear” nuvens com produtos químicos, como iodeto de prata e gelo seco (dióxido de carbono sólido). A tarefa é feita com auxílio de aeronaves e drones. O objetivo é provocar chuvas e aumentar a oferta de água em áreas secas.
A cidade de Dubai foi construída no meio do deserto, uma região de clima desértico e seco e de temperaturas quentes e escassez de chuva. Para amenizar essa escassez e a limitada oferta de água, o governo costuma utilizar a “semeadura de nuvens” ou “chuva artificial”.
No imaginário popular, a passagem bíblica relatada no Evangelho de Mateus conferiu a São Pedro poderes sobrenaturais. Entre eles, o de controlar as chuvas. "É interpretado que, se ele tem a chave do céu, ele controla o que vem do céu.
As chuvas são um fenômeno meteorológico que consiste em uma das etapas do ciclo hidrológico, conhecido também como ciclo da água, e corresponde ao retorno desse recurso para a superfície terrestre. Elas são causadas pela ascensão de uma massa de ar quente e úmido na atmosfera, havendo assim a constituição das nuvens.
Existem diferentes métodos para a indução de chuva de modo artificial. Um deles é a dispersão de partículas de iodeto de prata ou cloreto de sódio dentro das nuvens, para aumentar o volume das gotas de chuva. No Brasil, uma técnica com gotículas de água potável também é utilizada com o mesmo intuito.
Na semeadura de nuvens, estas são "inoculadas" com certas partículas, geralmente sais como o iodeto de prata. Elas aceleram a condensação do vapor, que então cairá na forma de chuva. O procedimento se realiza com aviões, drones ou a partir do solo.
A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor condensa, se transformando novamente em água.
VOAR COM CHUVA - Mesmo que a chuva seja intensa, é possível voar com segurança porque a aeronave foi concebida para operar nessas condições. Eventualmente, pode ocorrer algum desconforto em função de turbulências.
A técnica chamada de bombardeamento de nuvens ou semeadura, ou ainda, nucleação artificial, consiste no lançamento de substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de chuva. A substância mais comum é o cloreto de sódio, o popular sal.
Em apenas 12 horas, foram cerca de 100 milímetros. Em menos de 48 horas, a cidade registrou 142 milímetros de chuva. A tempestade mais intensa registrada em Dubai em pelo menos 75 anos alagou ruas e estradas, centros comerciais, casas e o aeroporto internacional.
Lahore, a capital da província oriental de Punjab, perto da fronteira com a Índia, por exemplo, tem uma das piores qualidades de ar do mundo. Para amenizar o problema, o governo do país está recorrendo à chuva artificial.
Frederico di Carlo de Marco (São Paulo, São Paulo, 25 de abril de 1885 - São Paulo, 23 de junho de 1960) foi um cirurgião, cientista, professor e inventor brasileiro mais conhecido por inventar os métodos que possibilitaram o primeiro relato de realização de chuva artificial do mundo.
A empreitada custou aproximadamente R $200 mil, tirados de recursos próprios das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo afirmações feitas pelo secretário estadual de Agricultura do período, Eduardo Salles, a semeadura de nuvens salvou a lavoura daquele ano.
Em quase todos os casos, a chuva se forma nas nuvens, mas em certos lugares, também é possível cair chuva sem a presença de nuvens. E nem toda a chuva que sai das nuvens atinge o solo, pois algumas vezes, ela se evapora na atmosfera bem antes de cair sobre a superfície.