Regra geral, é prescrito quando o valor total do PSA se situa entre os 4 e os 10 ng/ml. Quando esta relação é inferior a 15% (ou 0,15), considera-se que existe uma maior probabilidade de tumor. Por outro lado, se for superior a 20% ou 25%, o risco é menor.
O valor de 4 nanogramas por ml é geralmente considerado o limite normal do PSA. Valores acima de 10 são preocupantes, e acima de 20, muito preocupantes. No entanto, esses números podem variar dependendo do tamanho da próstata do indivíduo.
O valor de referência de “normalidade” do PSA é de 4 ng/dl. No câncer de próstata, a produção desta substância é aumentada. De uma maneira geral, a chance de detectar câncer de próstata em um indivíduo com PSA acima de 4 ng/dl é em torno de 30%.
A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
Qual o valor do PSA que indica câncer de próstata?
O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
Quando a relação entre o PSA livre e total é superior a 20 %?
Uma relação acima de 20% indica fortemente a influência da hiperplasia benigna sobre a produção do PSA. Já a relação < 15% aumenta a probabilidade de estarmos diante de um câncer de próstata e por isso mais exames são necessários.
Se o resultado do teste está na faixa limítrofe (entre 4 e 10), o PSA livre pode ser usado para decidir se o paciente deve fazer a biópsia da próstata. Um PSA livre mais baixo significa que a chance de ter câncer de próstata é maior e o paciente provavelmente deve fazer uma biópsia. PSA complexado.
O que significa porcentagem de PSA Livre PSA total 31?
Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.
A maneira de expressar o PSA indetectável varia de acordo com o laboratório , mas de maneira geral toda vez que tivermos “0,0...” já significa que o mesmo é indetectável . Ou seja, 0,04 = 0,09 = 0,03= <0,04 e assim por diante. No momento, seu exame significa que você está, nem que seja temporariamente , curado!
Geralmente, quando o paciente tem PSA total entre 2,0 e 10 ng/ml o urologista indica a realização do exame ao PSA livre, pois existem elevadas chances de estar desenvolvendo carcinoma de próstata.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
1. Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.
O que significa relação PSA Livre PSA total inferior a 25?
Uma relação PSA livre/PSA total inferior a 25% é considerada um fator de risco para cancro da próstata. Para assegurar a saúde da sua próstata, é fundamental monitorizar regularmente os seus níveis de PSA e procurar orientação de um médico especializado.
Porcentagem de PSA livre – O PSA circula no sangue em duas formas: ligado a proteínas ou livres. Quando a relação PSA livre/ PSA total é menor que 10%, há maior risco de se tratar de câncer de próstata.
Dependendo da concentração dessa substância no sangue, o médico pode suspeitar que existe alguma alteração na glândula, incluindo o câncer. Geralmente, o sinal de alerta para a doença se dá quando os níveis de PSA são maiores que 4 ng/ml.
O que é PSA livre? PSA livre é a sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico. A substância é produzida pela próstata, e alterações nela podem indicar possíveis problemas nesse órgão. O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados.
Regra geral, é prescrito quando o valor total do PSA se situa entre os 4 e os 10 ng/ml. Quando esta relação é inferior a 15% (ou 0,15), considera-se que existe uma maior probabilidade de tumor. Por outro lado, se for superior a 20% ou 25%, o risco é menor.
Qual é o valor normal do PSA de um homem de 60 anos?
Sendo assim, um valor considerado normal pode variar de 0 a 4,0 ng/ml. Para cada faixa de idade, podemos aceitar um nível diferente, ou seja, um PSA normal para 60 ou 70 anos pode não ser o mesmo aos 50 anos. Quanto maior o nível do PSA, maior a possibilidade de estarmos diante de problemas na próstata.
Os valores de PSA total até 2,5 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.
Alguns índices são tomados como base para considerar o PSA em um nível “normal”, sendo avaliados de acordo com a idade do paciente. Até 49 anos, o nível pode ser de zero a 2.5 ng/mL, já de 50 a 59 anos é considerado 3.5 ng/mL, entre 60 a 69 anos 4.5 ng/mL e a partir de 70 anos de idade o nível pode ser de 6.5 ng/mL.