Interpretando o ROIC Quanto mais elevado o valor da taxa de retorno de investimento, maior é a rentabilidade da empresa. ROIC positivo ou elevado: significa que o valor retornado está sendo superior ao valor investido.
Em termos gerais, quanto mais alto for o valor do índice, maior foi o retorno obtido pela empresa. No entanto, para fazer uma análise precisa, é recomendado comparar o ROIC com o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). Dessa maneira, é possível verificar com precisão se a empresa está ou não gerando valor.
Uma referência comum para evidências de criação de valor é um retorno superior a 2% do custo de capital da empresa. Se o ROIC for menor que isso é considerado um “destruidor” de valor.
Para que ele seja calculado, basta deduzir do valor total de ganho obtido o valor que foi investido em determinada ação, e dividir o resultado pelo valor do investimento inicial. Caso se deseje saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.
ROIC Negativo – indica que a empresa está sofrendo vários prejuízos. Neste resultado a porcentagem cai para menos de 2%, o que significa que a empresa não têm capital excedente para investir em seu crescimento no futuro.
O que é ROE? | Como essa métrica pode ajudar seus investimentos
Quando um ROIC é maior que 2% significa que?
Dessa maneira, é possível verificar com precisão se a empresa está ou não gerando valor. Uma prática comum no mercado financeiro é comparar o ROIC com a taxa de 2%. Assim, quando o resultado do índice é superior a 2% indica que os investimentos agregaram valor à empresa.
Quanto mais elevado o valor da taxa de retorno de investimento, maior é a rentabilidade da empresa. ROIC positivo ou elevado: significa que o valor retornado está sendo superior ao valor investido.
Mas uma regra vale para todos: o retorno do investimento deve ser positivo (acima de 100%). Ao observar a dinâmica das mudanças nos relatórios, você pode fazer a distribuição do seu orçamento para canais de publicidade mais eficazes.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
Simplificando, o ROE mostra a rentabilidade e o ROI mostra a lucratividade. Um ROIC alto mostra que a empresa vai se valorizar ao longo do tempo. Se o ROIC é baixo, quer dizer que ela está gastando dinheiro e não está saindo do lugar em termos de valor e participação no mercado em que atua.
Portanto, a principal diferença entre eles é que o ROE mede o quanto de rentabilidade o acionista do empreendimento pode esperar, enquanto o ROIC mede o quanto os acionistas mais os credores do empreendimento podem esperar.
ROE, ROI e ROA são indicadores de retornos. Desta forma, eles analisam a rentabilidade daquele ativo, podendo ser utilizados para melhor compreender a administração daquela empresa. Apesar das siglas parecidas, os três são bem diferentes entre si.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
Cabe destacar que o WACC é calculado de forma exógena ao fluxo de caixa, de modo a permitir atestar a viabilidade do projeto quando comparado a TIR (Taxa Interna de Retorno), variável endógena ao fluxo de caixa[1].
ROI é a é a sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Essa métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing.
Existe é um consenso no seguinte sentido: se o produto avaliado possui uma baixa margem de lucro, será preciso um ROI que oscila entre 10 e 15 para obter lucros efetivos. Já se a margem for alta, um ROI de 5 já pode ser satisfatório.
Como mencionado anteriormente, a principal importância do ROI é mensurar o ganho financeiro sobre determinado investimento. Além disso, há outras vantagens em verificar esse indicador, tais como: Descobrir a taxa de lucratividade de uma empresa. Oferecer segurança em números para possíveis investidores.
Um ROI positivo indica que seu investimento gerou algum tipo de lucro, podendo ser grande ou pequeno. Você também pode encontrar ROI negativo, sugerindo que teve prejuízo. Nesse caso, é importante analisar as causas do baixo desempenho e considerar ajustes em suas estratégias.
Basicamente, o ROI é um percentual calculado dividindo-se os benefícios líquidos (benefícios menos custos) pelos custos. Se o resultado for positivo, indica que não houve prejuízo e seguindo pelo mesmo raciocínio, quanto maior for, maior terá sido a lucratividade e o retorno sobre o investimento realizado.
A fórmula é dada por: ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).
Como mencionado anteriormente, o EBIT representa a lucratividade de uma empresa antes da consideração dos juros e impostos. Ele é calculado subtraindo-se os custos operacionais e as despesas das receitas totais. Já o EBITDA é a abreviação de Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Existem alguns indicadores que podem te ajudar a descobrir se uma ação está cara ou barata. Um deles é o EV/Ebit. Este múltiplo compara o valor da empresa (enterprise value, em inglês, ou EV) com o lucro antes de impostos e taxas (Ebit).
ROE (sigla para Return on Equity) é um indicador financeiro capaz de medir a capacidade de uma empresa de gerar valor através dos recursos que ela possui inicialmente. Ou seja: mostra quanto é gerado de lucro em relação ao capital investido.