Como Kant define o belo?

Chamamos de belo o objeto de uma tal satisfação (KANT, 1995, §5, p. 55). Assim, é a representação e não o objeto que nos causa o sentimento de prazer ou desprazer. O objeto não deve nos afetar em sua materialidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpe.br

Como Kant descreve o belo?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

Como podemos definir o belo?

Nos dias atuais, o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em audaces.com

Por que para Kant o belo resulta de uma satisfação desinteressada?

Trata-se de um “prazer desinteressado”. Isto significa que o sujeito que faz um julgamento estético sobre um objeto não tem nenhuma necessidade de possuir ou consumir esse objeto, ou seja, o objeto não desperta qualquer desejo no sujeito que o contempla.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edubraga.pro.br

Como Kant entendia o juízo estético?

A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Kant - Sublime - Belo - Aula de Filosofia no Ensino Médio - Estética

O que é belo na filosofia?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

O que é o belo sublime dentro da estética?

Como conceito estético, o sublime designa algo de extrema amplitude ou extraordinária força que transcende o belo. Está ligado ao sentimento de inacessibilidade diante do incomensurável. Como tal, o sublime provoca espanto, inspirado pelo medo ou respeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é belo para Aristóteles?

Podemos entender que para Aristóteles o belo não é ligado a conceitos de real. O artista teria a liberdade para criar realidades e dar sentido para um mundo que não tem sentido. A obra de arte teria também um papel histórico e didático na evolução humana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

O que é belo para Hegel?

O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

Quem definiu o que é belo?

Sócrates (469-399 a.C) em sua obra Hípias (1903), define o Belo como sendo aquilo que nos agrada, satisfaz os sentidos e traz prazer espiritual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoscientia.com

Qual a diferença entre beleza e belo?

A beleza geralmente percorre o caminho da estética e do olhar, “o belo” percorre o caminho das compreensões e do significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em instagram.com

O que era o belo para Sócrates?

Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em e-publicacoes.uerj.br

Como Kant definia a beleza?

Segundo Kant, a beleza é a forma da finalidade de um objeto enquanto ele é percebido nele mesmo sem a representação de um fim.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpe.br

Como Immanuel Kant descreve a verdade?

Kant define a verdade como a concordância de um conhecimento com um ser objeto. A verdade é a conveniência do nosso conhecimento com o objeto, que é objeto desse mesmo conhecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufrb.edu.br

Qual a base da ética de Kant?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

O que é belo para Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

O que é belo para Friedrich Nietzsche?

Para Nietzsche o belo é “uma Page 4 Yvisson Gomes dos Santos 139 sensação de prazer que nos oculta em seu fenômeno as verdadeiras intenções da vontade (2007, p. 46).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em biblat.unam.mx

O que é belo para os gregos?

belo, surge na filosofia grega. Os gregos entendiam que o equilíbrio das formas, pensado de uma maneira matemática, era sinônimo de perfeição e seria considerado algo esteticamente belo. harmonia e proporção entre as partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cp2.g12.br

Como Kant definiu o belo sublime?

Podemos, pois, acrescentar às formas precedentes de definição do sublime ainda esta: sublime é o que somente pelo fato de poder também pensá-lo prova uma faculdade do ânimo que ultrapassa todo o padrão de medida dos sentidos. (KANT, 1995, p. 96).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pensamentoextemporaneo.com.br

O que é o belo para schiller?

Schiller considerava o belo e a arte “um objeto que está em contato imediato com a melhor parte de nossa felicidade e não muito distante da nobreza moral da natureza humana”19.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

Qual a beleza da filosofia segundo Platão?

Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). Assim, as coisas seriam mais ou menos belas a partir de sua participação nessa ideia suprema de Beleza, independentemente da interferência ou do julgamento humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em em.com.br

Como se define o belo na arte?

O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopedia.itaucultural.org.br

O que Kant diz sobre estética?

Para Kant, a vivência estética é propriamente a vivência de um indivíduo, é uma vivência radicalmente subjectiva. E isto quer dizer que nela não se tem em vista nada que contribua para o conhecimento do objecto enquanto tal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que torna algo belo?

Mas, quando o assunto é beleza, existem algumas características estabelecidas que são importantes. Elas incluem certas propriedades do próprio objeto, como proporção, simetria e curvatura, bem como a relação entre o objeto e o observador, incluindo o grau de familiaridade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bbc.com