Katherine foi transformada em vampira por Klaus por ela ser uma duplicata Petrova, mais tarde ele resolveu mata-la para concluir um feitiço e desde então ela vive fugindo dele.
Caindo em seu plano, Rose a alimentou a força com seu sangue para curá-la. Quando Rose se virou de costas para enfrentar Trevor, Katherine enforcou-se com um pedaço de corda. Mais tarde, ao acordar como vampira.
Katherine foi apresentada em The Vampire Diaries através de flashbacks, que mostraram como a vampira conheceu (e transformou) os irmãos Damon (Ian Somerhalder) e Stefan (Paul Wesley). Logo, descobrimos que ela era idêntica à protagonista Elena (Nina Dobrev) — começando as histórias dos doppelgangers na série.
Forçada por Elena, Katherine tornou-se humana novamente, algo que ela desprezava. Sem suas habilidades vampíricas, ela ficou vulnerável, mas continuou a lutar pela sobrevivência. Eventualmente, Silas drenou seu sangue para se apoderar da cura, o que levou Katherine a envelhecer rapidamente, quase morrendo de velhice.
Katherine era uma bruxa viajante até que cometeu suicídio. No entanto, Katherine não permaneceu morta, ela voltou a vida em transição para vampira, pois tinha morrido com o sangue de Rose em seu organismo.
Stefan a matou porque ele havia dado a ela chance após chance para uma chance de redenção, especialmente na quinta temporada, mas Katherine, sendo a pessoa que era, não se importava com isso. Ela basicamente o fez parecer um idiota, já que ele era a única pessoa que defendia seu desenvolvimento.
No decorrer da temporada, Caroline sofreu com a ausencia de Stefan, mas eventualmente o teve de volta, quando Bonnie o forçou a tomar a cura e virar humano.
Mesmo antes de se tornar uma vampira, Elena é revelada como pertencente à mesma linha de doppelgängers que Katherine. Ambas são descendentes de uma vampira chamada Amara e vivem como seu “eu das sombras”.
No 4x21, Elena liga a humanidade de volta depois de achar que tinha matado o seu melhor amigo, Matt. Damon havia usado a ligação para fazer Elena desligar a humanidade após ela entrar em uma crise com a morte do Jeremy.
O décimo primeiro episódio da quinta temporada (5×11) marca a morte de Katherine, que naquele momento era humana e estava envelhecendo rapidamente por conta da cura do vampirismo. Todo o episódio funciona como uma despedida para a vampira, que conta com o apoio de alguns e a comemoração de outros.
Data do óbito: S05E14 Causa da morte: Vítima da faca dos viajantes. "Eu sou Katherine Pierce, eu sobrevivo!" era seu lema. E ela fez jus a isso. Depois que Silas (Paul Wesley) tirou a cura de seu corpo, a vilã começou a envelhecer rapidamente.
Na série, Katherine declarou que ela amava Stefan, não Damon e Elena declarou o mesmo, nos livros Katherine disse que adorava Damon. Além disso, Katherine disse que odiava Stefan por não aceitar o seu presente, mas admitiu que entre ele e Damon, ela amava mais Stefan.
História: Jacob Tulle Salvatore, é o único filho que Stefan Salvatore e Valerie Tulle tiveram. Ele foi fruto de uma tentativa de Stefan de seguir em frente com Valerie, pois ele sentiu traído quando voltou a vida e viu que Caroline e Klaus estavam juntos.
Em Original Sin, foi revelado que Silas (que havia se aliado a Nadia quando aprendeu sua agenda misteriosa alinhada com a sua) estava procurando Katherine porque uma vez que Katherine ingeriu a cura, seu sangue se tornou a cura e se alimentou de todos o sangue permitiria que Silas se curasse e voltasse a ser um bruxo ...
Tatia Charlotte Petrova foi a primeira Doppelgänger ( Duplicata ) da Linhagem Petrova com quem Niklaus e Elijah Mikaelson se apaixonaram no Século 10. Esther mãe de Elijah e de Niklaus usou o sangue de Tatia para transformá-los nos primeiros vampiros do mundo, que conduziram a cruel morte de Tatia nas mãos Elijah.
Elena às vezes é chamada de duplicata Petrova por causa de sua aparente semelhança com Katerina Petrova. Com a morte de Amara e Elena sendo a última duplicata, espera-se que a linhagem Petrova duplicata esteja extinta com a morte de Elena.
Isobel é esposa de Alaric e mãe de Elena Gilbert. Dado que ela é a mensageira de Katherine, ela poderia ser considerada a quarta antagonista principal da temporada.
A ideia de trazer a personagem de volta foi um erro, a morte dela na 5ª temporada foi icônica e bastou, então dizer que ela “comandava” o inferno foi uma piada.
“Uma vez que Caroline e Stefan encontraram amor e se casaram e ela o perdeu, nunca pareceu certo ter Caroline superando a memória de Stefan para viajar pelo mundo por toda a eternidade com Klaus Mikaelson, mesmo que eles tenham uma conexão poderosa.
Além disso, há uma razão pela qual Caroline ficou. Parte dela realmente queria essa vida também, mas ela não estava apaixonada por Alaric porque ela não tinha o mesmo nível de trauma que Alaric. O último ponto também é que o "relacionamento" de Caroline e Alaric foi o relacionamento mais longo que ambos tiveram.
Causa da morte: Afogamento ao som de música natalina. Após matar doze híbridos com uma espada, Klaus decide se vingar de Tyler (Michael Trevino) através da mãe do jovem lobisomem, afogando a prefeita da cidade numa fonte. Não é a toa que o vampiro original é um dos maiores vilões da série.
Seu cadáver foi queimado dentro da casa de Gilbert pouco depois quando Elena, perturbada depois de perder a última família biológica que tinha deixado, não pôde suportar mais a vida na casa e incendiar a casa, argumentando que era a única história de capa crível pela morte de Jeremy.
Bonnie decidiu viver sua vida, decidiu explorar mundo afora. Ela procura pelo passaporte e Enzo fala para ela onde está com alguns sussurros. Esta foi a última cena da Bonnie na série.