Ao sair, é atropelado por um carro que passava por ali. Com o nome de Raye em mãos, Light espera uma semana e o aborda armado em uma estação de metrô, revelando ser o Kira.
Near se torna líder da SPK (Special Provision for Kira - Força-Tarefa de Combate a Kira), e revela a Light (que, naquele momento se passava por L) que já estava a parte da morte de L, e que desconfia que Light seja Kira.
Após a morte de L, Near começa sua investigação do caso Kira, reunindo evidências ao longo de um período de quatro anos. Near leva suas descobertas ao Presidente dos Estados Unidos e revela ser o verdadeiro sucessor de L. Logo depois, Near se torna o chefe da Provisão Especial para Kira e continua a caçar Kira.
Ao sair, é atropelado por um carro que passava por ali. Com o nome de Raye em mãos, Light espera uma semana e o aborda armado em uma estação de metrô, revelando ser o Kira.
Near tem como maior mérito e maior fraqueza ser parecido com L. Escolhido por Watari para substituir o habilidoso detetive entre os prodígios da Wammy's House, Near é ágil em suas deduções e possui um jeito introspectivo quase patológico.
Foi então que L utilizou um detento que já estava no corredor da morte como isca. Ele arquitetou uma transmissão local de TV, fingindo que na verdade era nacional, colocou esse detento com seu nome exposto e começou a realizar provocações para que Kira se descontrolasse e “o matasse ao vivo”. E foi o que aconteceu!
Nate River (ネイト・リバー Neito Ribā), universalmente referido pelo pseudônimo de Near (ニア Nia), é um personagem fictício da série de anime e mangá Death Note. Near é o mais jovem dos sucessores de L, disputando com Mello o cargo de detetive.
Logo depois, agora trabalhando com a polícia japonesa, L começa a liderar uma Força-Tarefa ao lado do próprio pai de Light, Soichiro, a fim de expor e capturar Kira.
Near descobriu que Light era Kira porque quando Sayu foi sequestrada, Kira poderia tê-la matado e recuperado o Death Note, mas ele não o fez, o que significa que Sayu estava em algum momento perto de Kira, o que significa que Kira poderia ser Soichiro ou Light.
Para Light, eu escolhi 179, pois ele provavelmente não era uma das pessoas mais inteligentes do mundo, mas era brilhante o suficiente para ser um dos homens mais inteligentes do Japão. As chances de um QI de 179 são de 1 em 14,4 milhões, o que é aproximadamente um décimo da população do Japão em 2006 (e 2022).
Analisando o horário das mortes, L descobre que Kira é um estudante. Vendo que isso muda de repente, L deduz que o horário da morte pode ser controlado, e por algumas ações estranhas dos prisioneiros, também deduz que Kira pode controlar suas vítimas antes de matá-los.
Eu acredito que ele pode ser bissexual no começo da história. No entanto, conforme seu poder, como Kira, cresce, ele se torna assexual. Isso se deve às suas tendências narcisistas. Quando conhecemos Misa no episódio onze, Light não se importa com ela; ele está quase com raiva.
Do topo de uma chaminé, Ryuk lembra Light da primeira promessa que fez a ele: de que o shinigami seria aquele que escreveria o nome do jovem no Death Note. Ele então cumpre essa promessa, tirando a vida do Kira original e levando a trama ao fim.
Morte. Sua morte no último episódio do anime foi primeiramente causada por levar tiros de Matsuda, seu parceiro de equipe, quando tenta matar Near ao descobrirem que Light realmente é o Kira.