Em viagens, a insulina que está em uso não precisa de refrigeração. As insulinas que não estão sendo usadas devem ser carregadas em bolsas térmicas, com gelo reciclável. Dever ser evitado o contato direto do gelo reciclável congelado com as insulinas.
Em viagem de avião, não despache os frascos junto com a bagagem. A baixa temperatura do compartimento de cargas pode congelar a insulina; Armazene-a na geladeira (porta ou parte inferior) assim que chegar ao seu destino.
As bombas e os frascos de insulina devem estar com insulina, e qualquer embalagem ou dispensador de insulina deve estar claramente identificado. Certifique-se de levar a receita médica que comprove seu uso a bordo, caso seja requerida no aeroporto de origem, conexão ou destino.
"O frasco ou refil de insulina não podem estar em contato direto com o gelo, pois evita que o hormônio congele", acrescenta. Portanto, nas viagens, o frasco deve ser colocado em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum nem gelo seco. Assim, evita o contato direto com temperatura negativa.
VIAGEM DE UM DIABÉTICO: COMO DEVO ARMAZENAR AS INSULINAS?
Quanto tempo a insulina pode ficar no isopor?
O frasco-ampola, que armazena a insulina, pode ficar em uma temperatura de até 25ºC, fechado ou em uso, por até seis semanas. Se o tempo armazenado nessas condições for superior, além do frasco ser exposto a altas temperaturas ou a luz do sol direta, a insulina pode ser comprometida.
Quanto tempo a insulina fechada pode ficar fora da geladeira?
Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.
O uso de insulina durante o vôo é permitido. Agulhas e seringas podem ser transportadas como bagagem de mão, desde que o passageiro apresente o medicamento com etiquetas impressas profissionalmente identificando o produto e o nome do fabricante junto com a receita médica.
Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, mas também é preciso levar a receita médica. Recomendamos que você peça a seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino.
Importante ressaltar que a se a caixa de isopor (ou qualquer outro tipo de embalagem) possuir dimensões superiores às exigidas da bagagem de mão (35 x 25 x 55 cm – comprimento x largura x altura), o item tem de ser despachado.
Consulte o seu médico para realizar exames e verifique se tem as vacinas em dia. ...
Solicite uma declaração por escrito do seu médico a referir que tem diabetes, incluindo uma lista dos medicamentos e dispositivos de que necessita para o seu tratamento.
O Agente de Viagens deverá informar a TAP que o passageiro transporta estes medicamentos, para que seja inserida na reserva uma informação para o check-in (ex: se o passageiro viaja com medicamentos injetáveis para diabetes). Seringas terão de ser entregues à tripulação no momento do embarque, sendo devolvidas à saída.
Para levar Ozempic em uma viagem longa, mantenha as canetas na geladeira até o momento de sair. Durante a viagem, transporte-as em uma bolsa térmica com packs de gelo, evitando o contato direto com o gelo para não congelar o medicamento.
Para TRANSPORTE DA INSULINA sempre levá-la na bagagem de mão (Ex.: em bolsa, pochete, etc). Cuidar para não pegar luz solar direta, nunca deixar em porta-luvas, painel, bagageiro de carro ou ônibus. Lembrar que os frascos lacrados devem ser transportados em temperaturas entre 2 a 8° C.
Portanto, é fundamental levar sempre o glicosímetro, com tiras reagentes, lancetas e baterias extras. Certifique-se de sair de casa com todos os itens necessários na bagagem.
Os melhores locais para guardar a insulina na geladeira são aqueles menos expostos ao calor, ao frio do congelador e a variações de temperatura, como a parte de baixo e a gaveta de legumes. “Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias.
Coloque os frascos de insulina dentro das caixas em bolsa ou na mala de mão. Separe os suprimentos de insulina em duas bolsas diferentes; desta forma, se você perder uma delas, não ficará sem insulina. Use sacolas térmicas, sem gelo comum, pois ele pode congelar a insulina e estragá-la.
Em viagens de avião, sempre levá-la na bagagem de mão e preferencialmente em caixas de EPS (isopor), uma vez que o compartimento de cargas não apresenta controle de temperatura.
Se você precisar de medicação durante o voo, certifique-se de embalá-la em sua bagagem de mão. Também pedimos que você traga uma receita médica, escrita em inglês, para medicamentos e quaisquer seringas. Desta forma, os funcionários da alfândega ou segurança poderão verificar a receita caso tenham alguma dúvida.
Quanto tempo a insulina pode ficar fora da geladeira?
Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.
Embale cuidadosamente as agulhas de injeção. As injeções podem ser ministradas por si ou por um acompanhante pessoal durante o voo. O nosso pessoal de bordo não é autorizado a ministrar injeções.
Quais cuidados se deve ter com a insulina no transporte?
Durante as viagens a insulina deve ser transportada em recipiente de isopor, mas, sem contato com gelo. Não deve ser congelada; se isso acontecer, precisa ser descartada. Os frascos de insulina também devem ser protegidos de temperaturas elevadas e da exposição à luz solar.
Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.
A insulina não deve ser aplicada em áreas com feridas ou veias visíveis e em regiões endurecidas. Retire a insulina da geladeira de 15 a 30 minutos antes da aplicação. Atenção: a aplicação de insulina gelada é muito mais dolorosa!