- Estimule a empatia: Ajude as crianças a colocarem-se no lugar dos outros. Incentive-as a imaginar como se sentiriam se estivessem no lugar de alguém que desperta inveja ou competição. - Reforce o valor das conquistas pessoais: Ensine às crianças que cada pessoa tem suas próprias. habilidades, talentos e conquistas.
Portanto, a melhor maneira de lidar com a inveja é encará-la como algo normal. Mostre para a criança que o sentimento existe e que até você mesmo já sofreu com esse monstrinho. O ideal é não alimentá-lo, e sim utilizá-lo como incentivador para algo mais positivo.
Inveja é um tipo de dor psicológica sentida quando, ao nos compararmos a outra(s) pessoa(s), avaliamos que nosso valor, nossa autoestima e nosso autorrespeito estão diminuídos. Inveja é a dolorosa observação daquilo que nos falta. Sentimos inveja quando outra pessoa tem características superiores às nossas.
Uma sugestão simples e eficiente é o banho de sal grosso, que deve ser feito mensalmente utilizando-se duas colheres (sopa) de sal grosso em um litro de água; derramando esta solução sobre si, da cabeça aos pés, você terá um auxílio e tanto na manutenção do equilíbrio espiritual.
Experimente um spray de quarto ou travesseiro com uma mistura de lavanda, camomila e vetiver. São ótimas plantas para tirar mau-olhado. Algumas gotas de óleos essenciais puros de limão, hortelã-pimenta e lavanda em uma garrafa de água e borrifadas também são excelentes escolhas.
A inveja faz com que elas tentem ser importantes aos olhos do homem. Se você luta contra essa atitude, entenda que Deus o tem no lugar onde você se encontra por uma razão. Ele tem um bom plano para a sua vida e sabe como você precisa estar preparado para esse plano. Não despreze os pequenos começos.
Os pais devem passar um ovo cru pelo corpo da criança recitando o Pai Nosso. Depois, deve-se colocá-lo quebrado em uma tigela embaixo do travesseiro e deixar durante a noite. De manhã, se a clara estiver nublada, a criança está com mau-olhado.
Os mais utilizados para essa finalidade são: incensos de alfazema, benjoim, cravo (a flor), mirra, verbena, arruda e cânfora. Para iniciar essa simpatia, plante uma muda de comigo-ninguém-pode e enfie dois pregos na terra, um de cada lado da planta, tomando cuidado para não se machucar e nem machucar a planta.
Concretamente, o que devemos fazer? Ensina o Professor Aquino: “Quando o triste sentimento de inveja quiser se aninhar em nosso coração, é preciso, de imediato, 'agir-contra' isto é, reagir com benevolência, desejar o bem da pessoa invejada, fazer o bem a ela e falar bem dela”.
- Estimule a empatia: Ajude as crianças a colocarem-se no lugar dos outros. Incentive-as a imaginar como se sentiriam se estivessem no lugar de alguém que desperta inveja ou competição. - Reforce o valor das conquistas pessoais: Ensine às crianças que cada pessoa tem suas próprias. habilidades, talentos e conquistas.
“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14. “Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16.
Nem todos os cristãos são maduros o suficiente para “(...) alegrarem-se com os que se alegram”. O invejoso é capaz de caluniar, difamar e tudo mais que for possível para impedir o sucesso de alguém que esteja em sua mira. Pior que ele, somente o invejoso pessimista.
O sal grosso é um dos elementos mais conhecidos quando o assunto é combater o mau olhado. Considerado um verdadeiro repelente contra energias negativas, o sal grosso é utilizado de diferentes formas para este fim. No caso de tirar o mau olhado da casa, recomenda-se ter um potinho com sal grosso logo na entrada.
A inveja pode ter efeitos negativos no corpo, como aumento do estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Além disso, pode levar a comportamentos destrutivos, como fofocas e hostilidade. É importante reconhecer os sinais físicos e emocionais desse sentimento para que possamos lidar com ela de maneira adequada.
Oh! Glorioso guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, com vossa espada de luta, venha cortar todo mal e principalmente (realizar o pedido ).
Viver em constante agradecimento a Deus acaba nos direcionando a outra virtude oposta à inveja que é a humildade. Ela nos faz reconhecer a nossa dependência de Deus — saber que sem Ele nada podemos. A humildade também permite que valorizemos os dons e os talentos dos outros.
Trata-se de um sentimento tão destrutivo, maléfico e mesquinho, mas que infelizmente está presente nas relações entre as pessoas. Por isso, busquemos a elevação de nossa fé. Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
Misture três ramos de manjericão, três de louro e três de alecrim em uma vasilha, acrescente dois litros de água e deixe descansar por uma tarde. Depois, mergulhe os seus pés nessa água por cinco minutos, fazendo três vezes o Sinal da Cruz e dizendo: "Meu corpo está fechado por séculos sem fim. Amém".
O famoso Olho Grego, também chamado de Olho Turco ou Nazar, é um poderoso amuleto muito conhecido mundialmente, usado misticamente para afastar inveja, dissipar energias negativas e proteger contra mau-olhado.
O desalinhamento citado por Sharita pode ser percebido também por sintomas físicos do mau-olhado, como cansaço excessivo, dores de cabeça e cabeça pesada, muito sono, perda de apetite, irritabilidade, mau humor, raiva indefinida e até comportamento deprimido.