Para a primeira limpeza é importante deixar todos imersos por 24h nesta água salgada. Nessa fase é importante separar os cristais tingidos, como Ágata, Howlita e Quartzo Aura para não manchar os demais. Depois das 24h, enxágue os cristais de preferência com água mineral!
Depois da limpeza, é necessário energizá-la para recarregar as energias positivas da Ametista, afinal, o sal grosso fará uma limpeza completa. O processo é bem simples: coloque a pedra na incidência de raios solares por cerca de cinco minutos.
Alguns cristais que não devem ficar imersos em água e expostos ao Sol. Pirita, Angelita, Selenita, Malaquita, Enxofre, Cianita, Turquesa, Ametista, Lápis Lazúli, Quartzo Rosa, Crisocola, Hematita.
O ideal é lavar os cristais em água corrente e deixá-los sob a luz do sol ou da lua, ou ainda, em um gráfico radiônico desimpregnador, que ajuda a desimpregnar energias de cristais e pedras. "Mas cuidado, pois algumas delas são solúveis em água, então não podem ficar muito tempo expostas ao líquido", diz Tortella.
Ametista. A Ametista contém manganês na composição, por isso também desbota ao sol. Ela é uma pedra muito sensível às variações de temperatura e luminosidade e a exposição de luz intensa pode até mesmo gerar uma mutação energética que altera a sua coloração original para tons de laranja ou verde.
SAIBA A MANEIRA MAIS CORRETA E SEGURA DE LIMPAR SUAS PEDRAS E CRISTAIS!
Como limpar e ativar ametista?
As limpezas mais fáceis são com água e sal grosso, defumação ou outros cristais. A maioria dos cristais pode receber água com sal grosso, mas alguns NÃO devem ser molhados, daí esses serão limpos quando colocados sobre drusas de cristais, Selenita ou através de defumação.
A limpeza energética pode ser feita com água ou de modo seco. Com água, pode ser realizada na chuva, em água corrente, com água e sal marinho, na cachoeira, no rio ou no mar. Já a limpeza energética de modo seco pode ser feita com as pedras sobre uma drusa (formação de grupamento de cristais) ou selenita (pedra).
Os lave em água corrente e os coloque em um local com luz do sol ou da lua por até três horas. Você também pode usar um gráfico radiônico desimpregnador, que ajuda a desimpregnar energias de cristais e pedras.
Isso porque, para limpar com o sal você só precisa formar um “tapetinho” de sal sobre uma superfície e deixar seus cristais nele. Deixando-o por aproximadamente 2h, o sal irá remover toda energia e vibração negativa do cristal.
Lembre-se que a água não pode estar parada, nem suja. Alguns cristais que não podem ser lavados com água: apofilitas, pirita, bauxitas, bornita, cassiterita, enxofre, hematita, turmalina negra, galena, selenita, hematita, lápis lazuli, calcita, malaquita, howlita, turquesa e cianita.
A exposição prolongada à luz solar direta pode afetar a cor de algumas pedras preciosas, como ametistas e topázios. Armazene suas joias em um local escuro ou em estojos que protejam contra a luz solar direta.
As regas devem ser regulares para manter o solo sempre levemente úmido mas sem encharcar. Um local de meia sombra ou luz filtrada será suficiente para manter a Ametista bonita. Ela pode ser cultivada em vasos e jardineiras ou no jardim, formando lindos maciços e bordaduras à meia sombra.
Quarto. No quarto, os cristais podem ajudar a promover um sono tranquilo e restaurador. Coloque um quartzo rosa ou ametista perto da sua cama para criar uma atmosfera calma e amorosa. O quartzo transparente também pode ser colocado para limpar e purificar a energia do ambiente.
A Pedra Ametista Lilás é a pedra da transmutação. É a pedra das energias espirituais e da proteção energética, pois é uma pedra capaz de transmutar energias negativas em energias benéficas e muito positivas. Ela é ideal para despertar o lado espiritual, fortalecer a intuição e auxiliar na meditação.
A forma mais antiga de utilizar pedras e cristais é colocá-los nos principais centros energéticos do corpo (conhecidos como chakras), para equilibrá-los. Ela ajuda muito em momentos de ansiedade. Portanto, vale carregá-la sempre na bolsa ou deixar no ambiente de trabalho.
- Na água com Sal: A Ametista pode ser limpa deixando-a em um pote de vidro com água e sal sem que a solução fique saturada (sem que sobre, sal não diluído, no fundo). Essa limpeza não deve ser feita caso esteja na semijoia ou caso tenha qualquer metal em contato com o cristal.
Prefira colocá-lo sobre a luz da manhã (antes das 10h), que é mais suave e procure saber qual é o tempo exato que o seu cristal precisa de sol para se energizar, alguns precisam de horas e outros só podem ficar poucos minutos expostos ao sol. - Luz da lua: a luz da lua também ajuda a energizar.
Alternativamente, poderá fazer a limpeza utilizando apenas sal. Para tal, devem ser enterrados numa taça com sal, por exemplo durante a noite, de modo a que este absorva as energias negativas. O sal utilizado não pode ser reutilizado e deve ser deitado fora após a limpeza dos cristais.
A energia positiva dos cristais e seus efeitos benéficos ocorre quando eles são bem cuidados, recebem limpeza e são energizados. Caso contrário o cristal pode ficar contaminado com energias negativas e até irradiá-las, bem como ficar exaurido e ter sua capacidade de emanar energia positiva comprometida.
Como energizar pedras e cristais? A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol, da lua, pelo fogo, pela terra, na tempestade, na chuva, na cachoeira ou no mar. A melhor forma de energização depende do tipo de energia mais propício à pedra ou ao trabalho que será desenvolvido com ela.
A limpeza energética pode ser feita com água ou de modo seco. Com água, pode ser realizada na chuva, em água corrente, com água e sal marinho, na cachoeira, no rio ou no mar. Já a limpeza energética de modo seco pode ser feita com as pedras sobre uma drusa (formação de grupamento de cristais) ou selenita (pedra).
No caso da ametista é através do tratamento térmico que além de melhorar a cor, pode produzir citrino ou prasiolita que são variedades do quartzo amarelo e verde, respectivamente. O objetivo deste trabalho é, através do tratamento térmico, tentar melhorar a cor dos exemplares de ametista, assim como produzir citrino.
Como consagrar um cristal? Após a limpeza das pedras feita, é possível consagrar, ou seja, dar um destino aos seus cristais. Neste ritual, a pedra irá passar pelos quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. Para o elemento Terra, a consagração se resume em deixar o cristal em um vasinho de planta por 24 horas.