Umedeça uma haste flexível (ou uma escova de dentes velha) com o vinagre e esfregue toda a parte do controle suja (inclusive os contatos elétricos), até que o líquido marrom saia por completo. Em seguida, passe um pano seco e deixe o controle aberto para secar completamente.
Para fazer a limpeza do aparelho prejudicado pelo vazamento de pilhas alcalinas, o usuário vai precisar de um ácido caseiro, como vinagre ou suco de limão. Pelo fato de conterem hidróxido de potássio, que pode causar irritação na pelé e nos olhos, é fundamental usar luvas e óculos de proteção.
Álcool isopropílico ou bicarbonato de sódio: com os terminais desconectados dos polos da bateria, dilua o álcool isopropílico ou o bicarbonato em água. Após isso, aplique a solução no local (polos das baterias e conectores) em que o zinabre está. Água quente: se preferir, você pode usar água quente também.
Para efetuar a limpeza das pinças da bateria deve começar por desconectá-las da fonte de alimentação. Se as pinças estiverem muito manchadas, pode usar uma escova de metal suave para limpá-las, p.e.: PG MINI 496.82, assim como cubos de papel-lixa ou de metal suave, passando depois com um pano suave.
A pilha usada costuma vazar um líquido contido em seu interior, que é rico em metais tóxicos - os mencionados acima. Entre os males provocados pelo contato com metais pesados estão: doenças nos rins, pulmão, ataque ao sistema nervos central e ainda câncer. Veja mais!
Para limpar vazamentos de pilhas alcalinas, NiCd ou NiMH, use uma das seguintes misturas: uma colher de sopa de ácido bórico em 3,7 litros de água ou uma mistura com quantidades iguais de vinagre diluído ou suco de limão com água (em uma proporção meio a meio).
As pilhas moeda de lítio podem causar queimaduras graves no esófago em apenas 2 horas. De início, os pacientes podem não apresentar sintomas ou podem ter vómitos, tosse, diminuição do apetite, salivação excessiva, disfagia, febre ou hematémese. As pilhas botão devem ser removidas do esófago imediatamente.
Basta mergulhar o objeto enferrujado em um recipiente com vinagre por algumas horas ou durante a noite. Em seguida, esfregue a superfície com uma escova ou pano para remover a ferrugem solta. O limão e o sal também podem ser utilizados para tirar a ferrugem do ferro.
Se a pilha vazar e o eletrólito (o fluido da pilha) entrar em contato com os olhos, lave com água abundante e procure atendimento médico imediatamente. Caso o eletrólito entrar em contato com a pele ou roupa, lave a área exposta com bastante água. Ocorrendo irritação, procure auxílio médico.
Se o metal parece oxidado e quebrado, o conjunto de obturador inteiro pode precisar de substituição. Em seguida, rasgue um pedaço pequeno de lixa fina, de cerca de 2 centímetros de largura por 2 centímetros de comprimento. Esfregue os pinos com a lixa para remover a descoloração do metal.
O que acontece se o líquido da pilha entrar em contato com a pele?
Bem, por motivos óbvios, já que a pilha é um tipo de bateria que possui hidróxido de potássio (KOH) – um agente cáustico extremamente perigoso em virtude de ser corrosivo e tóxico, podendo causar problemas respiratórios e danificar a pele e os olhos.
Umedeça uma haste flexível (ou uma escova de dentes velha) com o vinagre e esfregue toda a parte do controle suja (inclusive os contatos elétricos), até que o líquido marrom saia por completo. Em seguida, passe um pano seco e deixe o controle aberto para secar completamente.
Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna. Já as alcalinas soltam um pó branco. Nos dois casos, elas não podem ser utilizadas novamente.
O pano umedecido em álcool até pode encostar nessas superfícies, mas muito levemente. Qualquer produto borrifado diretamente no controle remoto. Faça sempre uso de um pano, pedaço de algodão ou cotonete.
Isso pode levar a queimaduras internas graves, que podem resultar em problemas de saúde crónicos e mesmo levar à morte, a menos que haja intervenção médica rápida. Tais situações requerem atenção médica urgente para remover imediatamente a pilha.
Ligue para a emergência ou vá até o pronto-socorro. Se passaram menos de 12 horas desde que a bateria foi engolida e seu filho tem mais de 12 meses, você pode lhe dar mel – duas colheres de chá a cada 10 minutos até completar seis doses – a caminho do pronto-socorro.
O que acontece quando uma criança engole uma pilha de relógio?
Quando as baterias ficam presas na garganta de uma criança, a saliva pode interagir com a corrente do dispositivo, o que causa “uma reação química que pode queimar gravemente o esôfago em menos de duas horas, criando uma perfuração esofágica, paralisia das cordas vocais ou até mesmo erosão nas vias aéreas (traqueia) ou ...
Porque não devemos guardar pilhas dentro de aparelhos?
Se pilhas sem carga forem deixadas no aparelho por um período prolongado, os riscos de vazamento e danos aumentam. Por isso, procure sempre retirá-las de aparelhos que não serão usados por algum tempo (por exemplo, lanternas) e guarde em lugar seguro.
Passo 1: Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio copo de água; Passo 2: Aplique sobre o local e deixe agir por cerca de 3 minutos; Passo 3: Use uma escova de cerdas macias para escovar o metal, sem muita força; Passo 4: Se o zinabre permanecer, deixe o bicarbonato mais um pouco e repita a operação.
O zinabre pode ser removido com álcool isopropílico ou desengripantes com ação de limpeza profunda. Para remover o zinabre da bateria, existem duas principais opções para facilitar o processo, sendo válido destacar que é viável a utilização de uma lixa ou uma escova metálica para a finalização da limpeza da peça.
Zinabre nada mais é do que a oxidação do cobre ou de ligas metálicas que possuem cobre, como por exemplo o latão. Essa reação pode acarretar em diversos problemas para as baterias, e por consequência, no funcionamento dos veículos.
Basta jogar a água quente sobre a área em que a corrosão está depositada para dissolvê-la. Mas tenha muito cuidado para que a água quente não atinja outros componentes do motor. Também indicamos a utilização de feltros umedecidos para coibir a reação que forma o Zinabre.