A Insulina Humana Recombinante NPH não deve ser injetada por via intravenosa (na veia). A injeção subcutânea deve ser realizada na parte superior do braço, coxa, nádega ou abdome. Deve-se alterar o local das aplicações para que as injeções no mesmo local não sejam feitas mais do que uma vez por mês.
Recomenda-se administrar as injeções por via subcutânea. O produto nunca deverá ser injetado por via intravenosa. Insulina Humana Recombinante NPH deve ser administrada subcutaneamente na coxa. Se conveniente, o abdômen, a região glútea ou a região deltóide também podem ser usadas.
Para a insulina NPH o ajuste pode ser feito aumentando 2U a cada 3 dias até que a média da glicemia de jejum esteja dentro da meta. a melhora esperada. Os hipoglicemiantes orais secretagogos devem ser suspensos. Pode-se manter metformina, pioglitazona e os agonistas GLP-1.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH) (2). A mistura de NPH com Regular pode ser realizada e utilizada imediatamente ou armazenada para uso até 30dias.
O ajuste da dose de insulina pode ser feito em aumentos de 2 a 4 unidades a cada 3 a 7 dias, dependendo do valor das glicemias capilares do jejum, até atingir o alvo de 80 a 130 mg/dL, desde que não ocorra hipoglicemia noturna.
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL).
Foi prescrito 20ui de insulina NPH o frasco e de 100ui ml porém só há seringa de 3 ml no setor quanto deve ser aspirado na seringa para obedecer à prescrição?
Exemplo: Prescrição Médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml e seringa de insulina graduada 100 UI/ml. Resposta: Deve-se aspirar na seringa de insulina até a demarcação de 20 UI.
Como saber a quantidade de insulina a ser aplicada?
O exame de insulina é feito a partir de uma coleta de sangue. Na maioria das vezes, o médico solicita a dosagem desse hormônio em jejum, com coleta simultânea de glicemia.
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
O recomendado é compor o esquema com cerca de 50% de insulina basal e 50% de insulina prandial (SBD, 2019a, SBD, 2020b). Desse modo, pode-se escolher uma dose de insulina ou análogo de ação longa ou ultralonga, assim como duas a três doses de insulina de ação intermediária para compor a insulina basal.
Insulina Prandial: Sugere-se iniciar, antes da principal refeição, com 1 unidade de insulina para cada 15 g de carboidratos. Caso o paciente não deseje aprender o método de contagem de carboidratos, pode-se iniciar com 2 a 4 unidades de insulina rápida ou ultrarrápida antes da principal refeição.
➢ NPH (disponível no SUS): início de ação em 2 a 4 horas, pico de ação após 4 a 10 horas, duração do efeito terapêutico por 10 a 18 horas. 3- Insulinas de ação rápida: ➢ Regular (disponível no SUS): início de ação em meia a uma hora, pico de ação após 2 a 3 horas, duração do efeito terapêutico por 5 a 8 horas.
Inserir completamente a agulha na prega, num ângulo de 450 a 90º, com um movimento rápido e firme; Empurrar o êmbolo da seringa até que todo o conteúdo seja liberado; Esperar cerca de 10 segundos e retirar a agulha de pele, soltando a prega da pele depois de remover a agulha.
A insulina NPH noturna deve ser aplicada antes de deitar. Caso seja aplicada antes do jantar, o pico de ação da insulina cairá no meio da madrugada, aumentando o risco de hipoglicemia. Portanto, o horário mais seguro seria antes de dormir.
O cálculo consiste em dividir 1700 (ou 1500) pela dose total média das insulinas utilizadas em 24 horas (basal + ultrarrápida ou basal + rápida). O valor obtido corresponde ao FS.
A unidade internacional (UI) de insulina equivale a 0,01mL. Isso significa que em uma seringa de 0,3mL cabem 30 unidades, em uma seringa de 1mL cabem 100 unidades. Sempre verifique a informação na embalagem e siga a orientação do médico ao adquirir e utilizar seringas e agulhas para aplicação de insulina.
Seringas com graduação de 1 em 1 unidade --> cada traço (linha) corresponde a 1 unidade. Seringas com graduação de 0,5 em 0,5 unidade --> cada traço (linha) corresponde a 0,5 (meia) unidade.
Estão incluídas na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais 2020 (RENAME 2020) quatro diferentes apresentações de insulinas: a Insulina Humana Regular 100 UI/mL e Insulina Humana NPH 100 UI/mL, que fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e a Insulina Análoga de ação prolongada e a ...
Mas sabe que medida é essa? Olha só, a insulina é calculada em unidades, identificadas pela letra U. Cada 100U equivale a 1 mililitro. Se o médico receitou 0,5ml, significa que você deve injetar 50 unidades.
Disponivel nos calibres de 50UI (0,5 mL) e 100UI (1,0 mL). Possui agulha fixa, o que diferencia e facilita na aplicacao de insulina, impossibilitando a desconexao acidental da agulha.