Mantenha o pão no saco de papel ou, se preferir, enrole-o com filme plástico ou papel alumínio. Se você planeja armazenar o pão por mais de dois dias, leve-o à geladeira para retardar o surgimento de mofos. Agora, se a intenção é consumir depois de uma semana, envolva-o com filme plástico e com papel alumínio.
Exponha o seu pão umedecido ao calor do forno (200ºC) por mais ou menos 3 minutos, até ele ficar douradinho (ou crocante). Agora é só retirar o pão do forno e se deliciar. Recomendamos que use esse método apenas quando for consumir o pão, pois depois de frio o pão vai endurecer novamente.
Segundo Maurizio, uma boa forma de manter o pão fresco é embrulhá-lo em embalagens Bee's Wrap. Muitos padeiros usam esse método para ter um pão macio: "Simplesmente coloque o pão no invólucro e cubra bem.
Sem ressecar ou embolorar! Para isso, o ideal é colocá-lo em um pote bem fechado. Dessa forma não irá entrar ar, e poderá conservar sua umidade. Sendo assim, não é recomendado que esse tipo de pão seja armazenado na geladeira.
COMO CONSERVAR SEU PÃO POR MAIS TEMPO DE FERMENTO DE LITRO
Porque o pão fica duro do nada?
Isso se deve porque o amido, ao entrar em contato com a água quente, sofre o processo de Gelatinização. Assim, forma uma espécie de gel, já que a molécula de amido, em temperaturas mais altas, passa a absorver uma porcentagem maior de moléculas de água quando comparado com o amido à temperatura ambiente.
O ideal é guardar o alimento dentro de sacos plásticos limpos e bem amarrados. Isso porque, se você o deixar solto, em um prato, por exemplo, a sua umidade vai evaporar mais rapidamente, contribuindo para que ele fique duro e seco.
Congelamento é uma das melhores formas de armazenar pães, pois eles não perdem a umidade e mantém sua textura e sabor. Mantenha seus pães em saco plástico bem fechado por até 3 meses no freezer a -18°C.
Segundo a especialista, a explicação é bem simples, o pão francês endurece pelo fato de que, na maioria das vezes, não leva conservantes em seu preparo e rapidamente perde a umidade e frescor, geralmente de um dia para o outro. Mas duas horas depois de sair do forno é possível notar diferença na crocância e no miolo.
Mantenha o pacote de pão em um local fresco e arejado, e evite sempre os locais próximos ao calor, como o motor da geladeira e perto do fogão. Se você deseja uma conservação ainda melhor, caso consuma o pão aos pouquinhos, a melhor opção é guardá-lo dentro da geladeira.
A falta de gordura, a perda de umidade para o ambiente, o excesso de aditivos ou a necessidade de emulsificantes podem deixar o pão ressecado após assado. Pode ocorrer quando há excesso de cloro na água da massa, aplicação de gordura rançosa, presença de mofo, falta de higiene ou melhorador de má qualidade.
Fique atento às dicas de conservação: Caso o pão ainda esteja quente, espere esfriar e só depois corte-o. Dessa forma, você evita que ele fique com aspecto seco mais rápido. Obs.: se o pão já tiver sido cortado, coloque o lado do corte para baixo, apoiado na superfície, e garanta que o miolo permaneça macio.
1 – É preferível o saco de papel, em vez do de plástico. 2 – pode ser conservado em recipientes plásticos com tampa. 3 – Deve ficar fechado em local fresco, seco e arejado. 4 – Se for congelado, pode ser armazenado por um mês.
O saco deve ser colocado em um local seco e em temperatura ambiente. Nada de geladeira! Agora, caso você precise guardar o pão por mais tempo, é só congelar corretamente. E neste caso tem que embalar o pão em um saco de plástico bem fechado e levar ao congelador.
Mas conforme a temperatura diminui, as moléculas de amido se reaproximam e se ligam de novo umas às outras, espremendo a água pra fora dessa rede. Esse processo é a retrogradação ou recristalização do amido, responsável por afetar a textura do pão e deixando-o mais duro.
O que colocar no pão caseiro para durar mais tempo?
6-Adicionar açúcar ou gordura na massa para conservar melhor os pães. Outra forma de conservar mais o seu pão é adicionar um pouco de açúcar ou gordura na massa. Estes produtos retêm a umidade, isso explica o fato de pães com grande quantidade de gordura ou açúcar conservarem-se por mais tempo.
O pão caseiro pode ser congelado inteiro ou cortado. No entanto, recomenda-se fatiar o alimento, para facilitar o momento de descongelar, pois assim é possível separar as porções para consumir de acordo com a necessidade.
"O que pode deixar o pão duro e seco é a falta de técnica, como não desenvolver bem o glúten na sova da massa, ou colocar pouco líquido na massa", explica.
O pão ficar duro tem a ver com a quantidade de umidade no ar em relação à quantidade de umidade no pão. Emulsificantes como a lecitina, juntamente com a gordura, ajudarão ou optar por uma farinha com um grau de moagem mais alto, como 1200/1350.
Esse aspecto de enrugado pode ter origem em alguns fatores: como excesso de temperatura na massa durante a sova, excesso de fermentação, forno muito quente, choque térmico após assar ou até mesmo da própria farinha que não consegue manter a estrutura da massa do pão após o resfriamento.