O naturalista romano Plínio, descreveu o porte deste animal destacando que o mesmo não rastejava como as outras serpentes. Aparentemente, o basilisco era uma criatura indestrutível. Contudo, a doninha era a única criatura capaz de eliminar esse terrível monstro.
Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 7-8 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Possui normalmente 25 centímetros de comprimento, mas alguns indivíduos podem chegar a 75 centímetros.
Chocam ovos de basiliscos e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles morrerá, e, se um dos ovos for pisado, sairá uma víbora. As suas teias não servirão para vestidos, nem os homens se cobrirão das obras deles; as suas obras são obras de iniquidade, e atos de violência estão nas suas mãos.
A criação do basilisco é considerada ilegal desde a Idade Média. A única forma de controlá-lo é através do dom da ofidioglossia, ou seja, capacidade de falar com as cobras.
Existe basilisco verde no Brasil? Como vimos, essa espécie não é nativa do Brasil, portanto, é um animal exótico. No entanto, ela pode ser criada no Brasil, desde que adquirida de criadores habilitados.
Ele é um réptil de 90 cm de comprimento e vive nas florestas do Panamá, Costa Rica, Honduras e Nicarágua. O lagarto Jesus Cristo é chamado de basiliscos. Sua principal fonte de alimentação é pequenos insetos e frutas.
Na biologia do mundo real, também há um basilisco conhecido. Diferente da grande serpente, no entanto, aqui estamos falando de um lagarto inofensivo que vive me regiões próximas a pequenos lagos e riachos. O grande diferencial do basilisco comum, ou Basiliscus basiliscus, é sua velocidade na hora da fuga.
O poder de morte da Basilisco, segundo a lenda, era tão forte que se um cavaleiro o matasse com uma lança, seu veneno seguiria pela arma, matando não só o cavaleiro, mas também, seu cavalo.
O Basilisco de Salazar Sonserina só iria obedecer o verdadeiro herdeiro de Sonserina, Tom Servolo Riddle (também conhecido como Lord Voldemort), independentemente de Harry Potter ser capaz de compreender e falar a língua das cobras a ele na Câmara Secreta.
O basilisco alimenta-se de uma grande variedade de alimentos nas florestas tropicais em que vive: insetos, frutas, pequenos caranguejos, anfíbios, roedores, ovos e filhotes de aves, folhas e outros. Os filhotes ás vezes comem apenas insetos.
Ao longo de sua vida, Herpo inventou muitas maldições vil. Embora ele seja mais conhecido como o primeiro bruxo a criar um basilisco, ele também foi o primeiro bruxo conhecido a criar uma Horcrux com sucesso. Assim, ele deve ter cometido um assassinato a fim de dividir sua alma, embora não se saiba quem ele matou.
Riddle soltou o Basilisco na escola e feriu muitos. A última vítima foi uma aluna chamada Murta Warren, que foi morta num banheiro feminino. Por causa disso, foi decidido que Hogwarts teria que fechada, o que incomodou Riddle, que não queria voltar para o orfanato trouxa em que foi criado.
Morfologicamente, o basilisco possuía cabeça como a de ave e corpo próximo ao da serpente. Com menor frequência, algumas descrições afirmavam que ele possuía cabeça de leão, corpo de homem e/ou patas de escorpião14.
1. [ Mitologia ] Lagarto ou serpente fantásticos, geralmente retratados com uma coroa na cabeça, cujo olhar era mortífero. 2. [ Zoologia ] Designação comum a várias espécies de lagartos iguanídeos, nativos da América central e do Sul, com longas patas traseiras que lhes permitem correr sobre água.
Quem colocou o basilisco em Hogwarts? A Serpente de Slytherin era um basilisco fêmea que foi colocado por Salazar Slytherin na Câmara Secreta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Um ovo de basilisco é simplesmente um ovo galinha chocado por um sapo, criando, assim, o mortal Rei das serpentes. Este método foi descoberto pela primeira vez por Herpo o Sujo, e é proibido desde os tempos medievais.
Quando se sente ameaçado por algum predador, ele se lança do alto de um galho e corre sobre a água, deixando qualquer possível predador espantado. Essa espécie consegue fazer isso em razão de sua velocidade e anatomia. Os dedos das patas traseiras são bem longos e possuem bordas de peles que parecem uma franja.
Morfologia. Seu comprimento é de aproximadamente 70 a 75 cm. O seu peso é de aproximadamente 90 gramas. Seu crescimento é constante, rápido quando são novos e não-linear para basiliscos maduros.
O apelido faz referência a uma passagem bíblica que conta que Jesus andou sobre as águas em uma demonstração de fé aos discípulos. Além de andar sobre as águas, o lagarto também sabe nadar.