O tratamento da bromidrose deve ser feito pelo dermatologista ou clínico geral, de acordo com sua causa, podendo ser recomendado o uso usar desodorantes antitranspirantes, pomadas de antibióticos, ou até o tratamento com cirurgia ou laser para diminuir as glândulas apócrinas.
Higiene adequada: A primeira linha de tratamento para a bromidrose envolve uma higiene adequada. Tomar banhos regulares, usar sabonetes antibacterianos e secar bem as áreas afetadas pode ajudar a reduzir o odor e a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.
Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor. Pode ser necessário repetir o curso ou até mesmo manter o uso contínuo da medicação para manutenção da resposta.
O sintoma característico da bromidrose é o odor intenso, a ponto de ser entendido como desagradável, que o suor provoca a partir de partes quentes do corpo como axila, virilha e pés, em indivíduos a partir da puberdade e também na idade adulta.
Bromidrose - o "cheirinho" indesejado na axila LIVRE-SE e entenda porque acontece
Como pega bromidrose?
A bromidrose ocorre por razões como ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.
Na puberdade, ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a testosterona e o estrogênio. Esses hormônios podem estimular as glândulas sudoríparas a produzir mais suor. Na gravidez, também ocorre um aumento da produção de hormônios sexuais, como a progesterona.
O sabonete antibacteriano é uma boa opção para tratar a bromidrose, porque ele ajuda a diminuir as bactérias na pele, o que reduz o mau cheiro das axilas.
Qual o melhor desodorante para quem tem bromidrose?
O Perspirex é um desodorante antitranspirante roll-on, sem perfume, indicado para homens e mulheres que sofrem com hiperidrose e bromidrose. Sua fórmula refinada conta com um ingrediente ativo exclusivo considerado como o mais eficaz no controle e prevenção do suor excessivo e do mau odor.
O tratamento da bromidrose deve ser feito pelo dermatologista ou clínico geral, de acordo com sua causa, podendo ser recomendado o uso usar desodorantes antitranspirantes, pomadas de antibióticos, ou até o tratamento com cirurgia ou laser para diminuir as glândulas apócrinas.
Remover os pelos das regiões para não acumular suor e sujeira; Uso de roupas de algodão e evitar roupas apertadas; Usar talcos, sprays ou antitranspirantes para os pés; Usar calçados abertos (sempre que possível).
Lavar as axilas com água e sabonete pelo menos uma vez ao dia é fundamental para manter a higiene corporal e toda a região limpa e livre de bactérias. Se você transpira muito, pode ser necessário fazer isso com mais frequência.
O que causa a bromidrose? A ciência ainda não identificou exatamente o que causa a condição, porém alguns hábitos pessoais podem fazer o quadro piorar. AlimentosAbrir em uma nova janela como alho, cebola, curry, pratos muito condimentados e álcool influenciam no cheiro da transpiração.
A pasta de bicarbonato de sódio e limão também pode ajudar a acabar com o odor forte das axilas, pois tem ação antimicrobiana que ajuda a eliminar as bactérias que causam mau cheiro.
Octopirox, que combate bactérias, fungos e outras substâncias irritantes para a pele. Além disso, conta com o D pantenol, que mantém a hidratação da pele e previne irritações. Possui uma textura leve, assegura maior conforto e satisfação para as atividades diárias.
O que os dermatologistas indicam para odor nas axilas?
Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas que podem ser indicados pelo dermatologista incluem: Remoção definitiva dos pelos das axilas. Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina. Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila.
Alguns cuidados são muito importantes na hora de cuidar das roupas de quem apresenta bromidrose. Como é uma doença causada pela proliferação de bactérias, o contato com outras roupas pode causar contaminação e por isso o aconselhável é sempre lavar as roupas separadas.
O mau cheiro no corpo é resultado da interação entre as bactérias que habitam a pele e o suor excessivo. Mesmo usando produtos de higiene, muitos micro-organismos podem ficar resistentes. Por isso, é comum ter cheiro ruim nas axilas mesmo usando desodorante.
A bromidrose acontece principalmente como consequência da alteração da microbiota da pele, pela qual as bactérias e fungos presentes no local passam a se proliferar de forma desordenada e promovem a decomposição das secreções liberadas pelas glândulas.
De acordo com Livia, o tratamento da bromidrose é à base de antifúngicos e antibióticos. Há opções de manipulados e de produtos prontos no mercado, geralmente em spray para simular o desodorante, assim como loções e cremes também podem ser usados.