O exame de vitamina C pode ser feito através de uma coleta de sangue simples. O laboratório irá então analisar os níveis da presença desse nutriente no organismo.
Como é feito o exame Vitamina C? Para a realização do exame de vitamina C (ácido ascórbico), é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.
Nesse sentido, o método padrão para quantificar a vitamina C é a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), pois se trata de uma técnica mais sensível e específica que os métodos espectrofotométricos e não necessita de derivatização.
Medir o nível de vitamina C no sangue pode ajudar a estabelecer o diagnóstico, mas esse exame não está sempre disponível. Exames de sangue podem ser feitos para verificar se há anemia. Em crianças, os raios X são realizados para verificar se há crescimento ósseo prejudicado.
Nos casos da vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, a interferência ocorre devido à propriedade estimulante da cafeína, que aumenta a produção de urina.
A vitamina C, que também já foi especulada na prevenção do novo coronavírus, também tem eficácia descartada. Em excesso, a vitamina pode causar diarreia e, cronicamente, causar cálculos urinários.
Dessa forma, o intestino não consegue reconhecer se a vitamina veio de um alimento ou de um comprimido, já que ela é absorvida da mesma forma pelo corpo. O que acontece é que a quantidade de vitamina C presente nos alimentos é geralmente menor do que nos comprimidos, o que permite que ela seja 100% absorvida.
O Exame de Vitamina C geralmente fica entre R$ 4,83 a R$ 114,40, e pode variar de preço dependendo da região e do laboratório escolhidos para fazer a coleta de sangue.
Ela pode ser encontrada em praticamente todas as frutas e vegetais, a grande diferença está na quantidade presente em cada um dos alimentos. A fruta com maior concentração de vitamina C é a acerola, com cerca de 1600 mg do elemento em 100 g da fruta.
Gugliel Mucci, Soto e Lowenstein citados por Soto (1992)3, afirmam que o uso crônico de salicilatos e barbitúricos afetam a absorção de ácido ascórbico 4. A capacidade que o intestino tem em absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1200 mg/24h.
LIFE EXTENSION – Está no topo da lista entre as melhores opções quando o assunto é qualidade e confiança. Exigem todo cuidado com quantidade de vitamina por dosagem, através de muitos testes e pesquisas, para suprir totalmente as necessidades de qualquer pessoa saudável.
Inchaço no corpo e surgimento de manchas arroxeadas devido à fragilidade dos vasos sanguíneos; Deformidades ósseas e aumento do risco de fraturas, principalmente em crianças; Dor no nariz, boca e gengivas (inchaço e inflamações), que sangram.
É bom tomar vitamina C todos os dias? Sem dúvida. A vitamina C, como citado em tópicos anteriores, não pode ser armazenada no corpo humano. Por conta disso, é bastante estimulado seu consumo regular e diário.
Doses superiores às recomendadas devem ser tomadas somente com indicação médica. Não ingerir mais que 2 comprimidos por dia. Um comprimido efervescente de 1 g ao dia dissolvido em água. A dose diária recomendada de vitamina C é de 25 mg por quilo de peso, até o limite diário de 1.000 mg.
Coleta VITAC: O sangue deve ser coletado pela manhã em jejum e antes de qualquer medicação. A amostra deve ser extraída com garroteamento leve e com cuidado para prevenir hemólise, pois esta interfere nos resultados deixando-os muito baixos.
Outras frutas que fornecem boas quantidades são acerola, goiaba, morango, abacaxi, mamão, manga, maracujá e kiwi. E ainda é possível garantir o aporte da vitamina consumindo repolho, tomate, rúcula, brócolis, pimentão e couve-folha.
Os valores normais de vitamina C no sangue geralmente variam de 0,4 a 1,5 miligramas por decilitro (mg/dL) ou de 23 a 85 micromoles por litro (µmol/L), dependendo da unidade de medida utilizada pelo laboratório.