Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV. Em resumo, um motor de 100 HP possui 100,6 CV.
A capacidade do automóvel pode ser mensurada através de um aparelho conhecido como dinamômetro. Por meio dos sensores desse equipamento, é possível medir o número de rotações por minuto que a máquina consegue oferecer.
A potência é obtida a partir do produto do torque pela rotação do motor em um determinado ponto de utilização. Para obter o valor em cavalo vapor basta dividir o resultado obtido por 735,499. Todos os dados de rotação e torque são obtidos através de um dinamômetro.
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.
Qual é o valor de 1 cv: no sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.
Para determinar quantos cavalos de potência existem no motor de um carro, é necessário utilizar um dinamômetro, um dispositivo que mede o torque (a força rotacional que move o veículo) e a potência em relação à rotação do motor.
A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Além de ler uma placa de identificação, o método mais rápido para calcular a potência de um motor é utilizar uma pinça amperimétrica para medir a corrente e a tensão do motor e, em seguida, realizar o seguinte cálculo: Potência (hp) = tensão x amperagem x % EFF x fator de potência x 1,73/746.
Para medir o cavalo de potência de um veículo é necessário um equipamento chamado de dinamômetro. Há vários modelos deste equipamento, como o dinamômetro de bancada, que faz a medição do motor sem estar montado no veículo em um laboratório de testes. Por outro lado, há os dinamômetros de rolo, ou de chassis.
As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV.
O valor pode ser aferido por um instrumento chamado dinamômetro. O processo consiste, inicialmente, em colocar o veículo inteiro no equipamento de maneira a verificar a potência que realmente é traduzida no movimento das rodas – a potência do motor é reduzida à medida que o carro faz movimentos mecânicos.
Logo, cada cavalo-vapor representa a quantidade de trabalho que um motor é capaz de realizar durante um intervalo definido de tempo, sendo um veículo com 400 horsepower (HP) capaz de realizar 400 vezes o trabalho que um cavalo poderia realizar em um minuto.
Inicialmente o cavalo-vapor era definido como 550 pé-libra-força por segundo. No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.