Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como se mede o desgaste do pneu?
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.Como verificar se o pneu está gasto?
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Como medir a vida útil do pneu?
Basta olhar a lateral do pneu, que lá estará a palavra Treadwear, acompanhada do número que representa a qualidade desse índice. Ele varia de acordo com a marca do produto, o que significa, portanto, um elemento comparativo em relação aos concorrentes. Seu valor varia entre 60 a 700.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como saber até quantos km o pneu aguenta?
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.Como olhar a durabilidade do pneu?
Olhe na lateral do pneu e você encontrará a palavra Treadwear. Ao lado dela, vai ter um número — ele varia de acordo com o modelo e a marca e indica a velocidade com que um pneu se desgasta. O marcador Treadwear é obtido por meio de teste realizado em condições controladas.Qual o limite de desgaste do pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.Como saber se o pneu está velho?
Teste da MoedaVocê só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Como ver a vida do pneu?
Para determinar a idade dos seus pneus, basta olhar para a estampa DOT na parede lateral. No final da marcação DOT, haverá um número de 4 dígitos. Este é o código de data. Os dois primeiros números são a semana e os dois últimos são o ano.Como saber se meu pneu precisa trocar?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como avaliar o estado do pneu?
Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Mesmo que a profundidade dos sulcos seja adequada, considere a substituição do pneu após atingir essa idade.Como ver se o pneu está careca?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Como verificar se os pneus estão gastos?
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.Quantos km dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Como verificar o estado dos pneus?
Use um medidor de pressão de pneus confiável para verificar a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe (caso seu veículo o tenha). Verifique a pressão quando os pneus estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a condução.Como olhar se o pneu está vencido?
Como identificar a data de fabricaçãoLá, você encontrará a sigla DOT seguida de quatro dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020.
Como saber a vida útil de um pneu?
Você encontra essa informação no manual ou no adesivo interno da tampa do combustível. A calibragem correta aumenta a vida útil dos pneus, promove a segurança da viagem e ainda ajuda a economizar combustível.Quantos anos dura um pneu?
Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.Como avaliar o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Porque o pneu gasta nas laterais?
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.Como ler dot pneu?
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.Como calcular o desgaste de pneus?
Divide-se o valor pela quantidade de meses: 300 / 15 = 20. R$ 20 é o valor mensal da troca de pneus. Depois, é só aplicar o método de dividir o valor mensal pela quilometragem rodada. Se o caminhão rodou 10.000 km no mês, então: 20 / 10.000 = 0,002.Como saber se precisa trocar o pneu?
4 sinais que indicam a hora de trocar os pneus do carro
- Desgaste/TWI Atingido. O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. ...
- Desgaste irregular. ...
- Envelhecimento. ...
- Furos ou cortes. ...
- Cuidados que contribuem para uma vida útil mais longa.