O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Quais são as medidas de volume? Atualmente, pelo Sistema Internacional de Unidades, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico. Utilizamos uma unidade cúbica porque o volume é tridimensional, ou seja, envolve comprimento, largura e altura. A partir do metro cúbico, temos as unidades conhecidas como múltiplos.
Para encontrar o volume de uma caixa, basta multiplicar o comprimento, a largura e a altura: você está pronto para começar! Por exemplo, se uma caixa tem 5∙7∙2 cm, então o volume de uma caixa é 70 cm³.
CÁLCULO DE VOLUMES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER? | MATEMÁTICA | QUER QUE DESENHE?
Qual o cálculo para volume?
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.
Equivalências: 1 LITRO – equivale a 6 xícaras de chá (150ml) ou 4 copos (250ml) 1 GARRAFA – equivale a 3 e ½ xícaras (150ml) ou 2 e ½ copos (250ml) 1 COPO DE ÁGUA COMUM – equivale a 250ml.
Basicamente basta multiplicar a largura, o comprimento e a profundidade da piscina. Por exemplo, se sua piscina possui 5 metros de largura, 10 metros de comprimento e 1,5 metros de profundidade, o cálculo ficaria assim: 5m x 10m x 1,5m = 75 metros cúbicos.
O cálculo do volume de líquido pode ser realizado de diferentes maneiras, dependendo da forma do recipiente. Para líquidos em recipientes cilíndricos, por exemplo, o volume pode ser calculado utilizando a fórmula V = πr²h, onde 'r' é o raio da base e 'h' é a altura do líquido.
De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas; para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o cha- mado material volumétrico.
Para podermos transformar o quilo em litro, antes precisamos saber qual densidade existente da matéria em questão. Pois cada matéria possui uma específica densidade e é a partir dela que poderá ser feita essa conversão. Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg.
O decilitro, cujo símbolo é dl, consiste numa unidade da grandeza física volume. É um submúltiplo do litro. No sistema internacional de unidades (SI), o volume vem expresso em metros cúbicos pelo que é necessário converter decilitros em metros cúbicos, isto é, 1 dl = 0,1 l e 1 l = 0,001 m3, ou seja, 1 dl = 0,0001 m3.
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas. Centímetro cúbico (cc ou cm³): é similar ao ml, logo 1cc equivale a 1ml.
1 metro cúbico é igual a 1000 litros porque 1 metro cúbico é o volume de um cubo com arestas de 1 metro, e esse volume pode conter 1000 litros de líquido.
Multiplique a área bidimensional da base pela altura. Isso lhe dá uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 128 centímetros quadrados x 27 centímetros = 3456 centímetros cúbicos.