Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la. Perseu a encontrou dormindo em sua caverna, a matou e a decapitou. A cabeça de Medusa ainda foi usada por ele como arma e depois entregue para Atena, que a usou como adorno em seu escudo.
Medusa era uma górgona que possuía duas irmãs imortais, Esteno e Euríale. Era conhecida por sua aparência horrenda, possuindo semelhanças com uma serpente. Transformava em pedra todos os que a olhavam diretamente. Foi morta pelo herói Perseu, que a encontrou dormindo e a decapitou.
Medusa teria sido punida por Atena por ser muito vaidosa, o que incomodava a deusa, mas também teria sido punida por profanar o templo de Atena depois de ter mantido relações com Poseidon, o que fez com que passasse a ter as características pelas quais é conhecida.
Verdadeira história: Medusa foi transformada em monstro por ter sido estuprada. Para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Por perder a virgindade, Medusa foi transformada em um monstro e nunca teve sua história contada corretamente.
Medusa tinha o poder de transformar em pedra os que olhavam diretamente para ela. Ainda, algumas versões da mitologia afirmam que ela teria sido uma mulher amaldiçoada por Atena e transformada em górgona. Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la.
A trágica e violenta história de Medusa, a vilã injustiçada - Mitologia
Como Medusa foi abusada?
As pessoas pensam em Medusa como o monstro arquetípico, mas ela foi vítima de estupro. Ela foi primeiro estuprada por um deus masculino (Poseidon) e depois punida por uma deusa feminina (Atena) por ter sido agredida sexualmente em seu templo.
Se fosse qualquer outra serva sua, Atena havia acreditado. Porém, como era Medusa, a deusa não se convenceu de suas explicações e transformou seu cabelo em cobra, lançando a maldição que qualquer pessoa que olhasse para ela seria transformada em pedra.
Na maioria das versões do mito, enquanto Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu (semi-deus), que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente.
Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.
Foi assim que nasceu Pegasus, filho do amor impossível de Poseidon e Medusa. Após seu nascimento, Pegasus bateu com seus cascos no chão do monte Hélicon, fazendo brotar nesse local a fonte de Hipocrene, que se tornou famosa como um símbolo de inspiração para os artistas.
O nome medusa no idioma grego significa “guardar” ou “proteger”, tendo esse significado uma possível relação com o escudo de Atena, que, como veremos, era adornado com a cabeça de Medusa. Sua cabeça se tornou um símbolo usado como um amuleto que protegia seu portador contra mau agouros.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Medusa tinha um aspecto tão assustador que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra. Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.
Ela foi morta pelo herói Perseu, que, depois de decapitá-la, usou sua cabeça como arma contra seus oponentes até presenteá-la à deusa Atena, para colocar em seu escudo.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
A história da Medusa é uma das mais conhecidas da mitologia grega. Na lenda, a terrível górgona com cabelos de serpente e olhar petrificador acaba sendo decapitada pelo herói Perseu e passa a ser utilizada como arma de guerra.
Orfeu se casa com uma ninfa chamada Eurídice, a quem dedica grande amor. Porém, no dia das bodas, o jovem apaixonado é surpreendido por um infausto acontecimento: a ninfa morre ao receber uma picada de uma serpente no pé.
Nesta versão, Medusa era uma humana, sacerdotisa de Athená que foi seduzida por Poseidon. O Deus a convenceu a deitar-se com ele dentro do Templo, o que irritou profundamente a Deusa. Ou seja, ela o fez de livre vontade. Como punição, ela foi transformada em uma Gorgona.
"Medusa foi primeiro estuprada por Poseidon, um deus masculino, e depois punida por Athena, uma deusa feminina, por ter sido agredida sexualmente em seu templo", diz escritora #MaisLidas.
A moral do mito da Medusa é que aquilo que as pessoas mais temem em nós pode ser justamente o que irá nos ferir. Portanto, as pessoas devem nos admirar por coisas boas que possuímos, não as ruins.
Em algumas versões, Atena transforma Medusa em um monstro porque ela não pode recuperar Poseidon por profanar seu templo, então ela faz a próxima melhor coisa. Em outras versões, Medusa é punida porque seduz Poseidon no templo.
A figura da Medusa foi adotada por muitas mulheres como um símbolo da resistência e superação do abuso sexual. Nos vídeos compartilhados no TikTok, é possível encontrar relatos de usuárias que explicam como a tatuagem representa a força daquelas que enfrentaram e sobreviveram a situações de estupro.