A criação de um relatório de resultados deve considerar os elementos mencionados no tópico anterior, levando em conta aspectos como:
- Objetivos do relatório;
- Público-alvo do documento;
- Organização dos dados;
- Visualização dos resultados;
- Apresentação dos resultados;
- Sugestões para a tomada de decisão.
Como elaborar um relatório de resultados?
Como fazer um bom relatório de resultados para os clientes?
- Escreva o texto de forma clara e concisa. ...
- Apresente todas as informações. ...
- Apresente resultados claros e conclusões fortes. ...
- Seja preciso. ...
- Faça a conferência para evitar erros. ...
- Utilize tabelas e gráficos.
Como montar um relatório passo a passo?
Principais Tópicos
- 1) Defina o objetivo do relatório.
- 2) Organize as informações de forma lógica.
- 3) Realize uma pesquisa abrangente.
- 4) Inclua uma introdução clara.
- 5) Desenvolva os tópicos principais.
- 6) Inclua evidências e exemplos.
- 7) Elabore uma conclusão significativa.
- 8) Revise e edite com cuidado.
Como começar a escrever um relatório?
Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.Como deve ser elaborado um relatório?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
COMO ESCREVER OS RESULTADOS E A DISCUSSÃO – TCC, MESTRADO, DOUTORADO
Quais são os 3 tipos de relatório?
O relatório pode ser classificado em dois tipos: o relatório simples e o relatório completo.
- Relatório simples: é feito em forma de síntese, isto é, um resumo descritivo das principais atividades realizadas. ...
- Relatório completo: é maior porque exige mais informações, resultando em um produto extenso.
Como se começa a introdução?
Confira algumas opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Como iniciar um relatório descritivo?
Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
- “Percebe-se o progresso de… ...
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
- “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”
Como fazer um relatório eficiente?
Como fazer um relatório eficiente?
- Otimize a apresentação. ...
- Seja objetivo. ...
- Trabalhe com as informações certas. ...
- Seja acessível. ...
- Apoie-se no uso da tecnologia.
Quais são as principais características de um relatório?
Dentre as características do gênero relatório, destacam-se a linguagem formal, a impessoalidade, a denotação, a concisão e a simplicidade. Os relatórios podem ser classificados pela sua finalidade (relatório escolar, relatório acadêmico ou relatório corporativo) ou pela sua forma (simples ou completo).O que é resultados no relatório?
Resultados e Discussão: esta é a parte mais importante do relatório descreve os principais resultados obtidos em aula. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica. Devem incluir todos os cálculos efetuados (quando for o caso).Como finalizar um relatório exemplo?
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
- Seja breve e vá direto ao ponto.
- Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
- Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
- Ressalte a ideia principal.
- Incentive o leitor a agir ou refletir.
- Evite clichês.
Como iniciar um relatório de pesquisa?
Passo a Passo para Criar um Relatório de Pesquisa
- Defina o Objetivo da Pesquisa. O primeiro passo é definir claramente o objetivo da pesquisa. ...
- Elabore a Hipótese ou Pergunta de Pesquisa. ...
- Planeje a Metodologia. ...
- Coleta de Dados. ...
- Análise de Dados. ...
- Interpretação dos Resultados. ...
- Redação. ...
- Revisão e Edição.
Quais são os modelos de relatórios?
4 modelos de relatórios e como aplicá-los
- Modelo de relatório financeiro. Esse tipo de documento é um dos que os gestores mais elaboram e acompanham. ...
- Modelo de relatório de vendas. Agora, vamos para mais uma ideia de modelo de relatório de vendas. ...
- Modelo de relatório de marketing. ...
- Modelo de relatório de progresso.
Como fazer um relatório de acordo com as normas da ABNT?
Formatação do relatório nas normas da ABNT
- Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman.
- Tamanho da fonte: 12.
- Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
- Alinhamento do texto: Justificado.
- Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm.
- Tamanho da fonte em textos especiais*: 10.
Como se faz um resumo de um relatório?
O Resumo deve descrever sumariamente o trabalho e o relatório no seu conjunto. Sumaria de forma clara, concisa e completa os conteúdos do Relatório, incluindo o problema abordado, a metodologia utilizada, os resultados e as conclusões.Como se faz um relatório no Word?
Como criar relatórios no Microsoft Word?
- Criar Relatórios.
- 1 - Acesse o menu Relatórios > Gerenciador de Relatórios, e clique no botão [Novo];
- 2 - Na janela Modelo de Relatório, preencha os campos:
- 3 - No quadro Gerador, no campo Tipo, mantenha selecionado a opção Relatório e no Modo de edição a opção Gráfico;
Quantas páginas tem que ter um relatório?
Recomenda-se que o relatório completo tenha entre 4 e 12 páginas em formato livre (embora seja aceite de maior extensão, mas não menor de 4 páginas), incluindo a introdução, desenvolvimento do tema (equações, métodos, descrição de equipamentos, desenvolvimento de teorias, etc.), resultados e discussão, tabelas e ...Qual o principal objetivo do relatório?
O relatório final de pesquisa é o documento que apresentará o percurso da pesquisa científica, comportando sua construção e seu desenvolvimento até a conclusão da pesquisa. Além daqueles elementos que já compunham a origem da pesquisa, o relatório final demonstrará os resultados obtidos e sua discussão.O que deve conter em um relatório descritivo?
Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.Como fazer um relatório de um fato ocorrido?
Relatório de ocorrência exemplo
- Informações da empresa;
- Número do relatório;
- Data, hora e local da ocorrência;
- Data e hora da produção do relatório;
- Identificação do responsável pela emissão do relatório;
- Detalhamento da ocorrência;
- Causas;
- Ações preventivas ou corretivas realizadas;