Neil Armstrong (Ohio, 1930-2012) é o mais famoso de todos porque foi o primeiro. Um homem introvertido, que, na verdade, quando chegou à Lua em 1969 já trazia nas costas uma experiência que o tinha marcado para sempre: a morte de sua filha Karen por um tumor cerebral com apenas dois anos, em 1962.
Armstrong, que em julho de 1969 fez história na missão da Apollo 11 com os astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins, se submeteu no início do mês a uma operação por problemas cardiovasculares, cujas "complicações" levaram a sua morte, de acordo com o comunicado.
Neil Armstrong acabou falecendo no dia 25 de agosto de 2012, em decorrência de complicações depois de ter passado por uma cirurgia cardiovascular realizada para desentupir suas artérias. Tinha 82 anos e teve seu corpo cremado e suas cinzas lançadas sobre o Oceano Atlântico.
Com a morte de Collins, Buzz Aldrin se tornou o único membro vivo da missão. Ele completou, em janeiro, 91 anos. Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pisar na Lua, morreu em 2012, aos 82 anos.
Neil Armstrong Morreu Há 11 Anos, Agora Sua Família Revela toda a verdade...
Como Armstrong voltou da Lua?
Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.
Depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, mais dez astronautas pisaram sobre a superfície lunar. Todos esses astronautas eram do programa Apollo, ou seja, ao todo, 12 pessoas já pisaram na superfície do nosso satélite natural.
Quanto tempo Neil Armstrong demorou para ir à Lua?
Ao todo, a missão durou 8 dias, 3 horas e 18 minutos. Durante esse tempo, os astronautas percorreram mais de 1,5 milhões de quilômetros de distância no decorrer de seu trajeto de ida e volta.
Michael Collins, o astronauta da Nasa que pilotou o módulo de comando da missão Apollo 11 à Lua, morreu aos 90 anos após lutar contra o câncer. Sua família compartilhou a notícia nesta quarta-feira (28) na página de Collins no Facebook.
Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.
Na primeira, Apollo 11 (1969), os astronautas chegaram ao satélite natural com 214 desses envelopes que, depois, foram autografados por eles. De volta à Terra, alguns dos envelopes assinados foram colocados à venda por milhares de dólares, mas Neil Armstrong fez questão de recolhê-los.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
O astronauta americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969, morreu neste sábado, aos 82 anos, informou sua família. Armstrong foi vítima de complicações após uma cirurgia cardíaca realizada no início de agosto para desobstruir as artérias coronárias.
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que vagas em diversas áreas estão abertas, com salários que vão de singelos US$ 60 mil a US$ 178,6 mil por ano. Para concorrer a esses postos, é necessário que a pessoa tenha graduação em biologia, engenharia, química, física ou matemática por uma instituição renomada.
Durante a missão, uma explosão a bordo da nave espacial Apollo 13 causou uma série de problemas que desafiaram a habilidade e a criatividade dos engenheiros da NASA para trazer os astronautas em segurança de volta à Terra.
Único ainda vivo entre os tripulantes da primeira missão à Lua, Buzz Aldrin foi o piloto do módulo lunar da Apollo 11 . Antes de entrar na NASA, em 1963, ele era piloto da Força Aérea dos Estados Unidos.
Michael Collins não pisou na Lua porque precisou ficar o tempo todo dentro da nave, em órbita e distante da superfície do satélite, no controle do módulo de comando.
Sim, não há prova maior de que o homem pisou na Lua do que a pegada deixada por Neil Armstrong na superfície do satélite. Ela ainda está lá. Com a frase: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, Neil Armstrong deixou a primeira pegada humana em solo lunar.
Pontes — o primeiro brasileiro a ir à lua, quanto tripulou na nave espacial russa Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional, em 2006 — ainda não pisou na lua, mas poderá ter uma nova chance já na terceira idade, caso seja selecionado.