Benaia (Ângelo Coimbra) vai mais uma vez ficar frente a frente com Rezom (Nando Rodrigues) nos próximos capítulos de Reis. Para proteger o Reino de Israel, o guerreiro puxará a espada para o vilão bem no meio das ruas de Jerusalém.
Benaia (Angelo Coimbra) foi morto por Rezom (Nando Rodrigues) após um combate entre os dois no episódio da última terça-feira (17) em Reis — A Sucessão. E Joiada (Marcelo Filho) foi o responsável por encontrar o pai nas ruas de Jerusalém.
QUEM FOI BENAIA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO COMANDANTE DO EXÉRCITO DE SALOMÃO
Qual é o fim de Benaia?
Comandante do exército de Israel foi assassinado por Rezom (Nando Rodrigues) após uma luta pelas ruas da cidade. Um confronto pelas ruas de Jerusalém marcou a despedida de Benaia (Angelo Coimbra) em Reis — A Sucessão.
Mas nunca chegou a ser tão famoso quanto “Os Três”. 20Benaia, filho de Joiada, era um valoroso soldado, que realizou grandes feitos de coragem e lealdade. Matou dois dos melhores guerreiros de Moabe e, no tempo da neve, desceu numa caverna e matou um leão. 21Matou também um egípcio, homem alto e forte.
1Reis 2:46 Nova Almeida Atualizada (NAA) O rei deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e ele saiu, atacou Simei e o matou. E assim se firmou o reino sob o domínio de Salomão.
O nome, porém, faz referência à origem dela --o povo de Suném-- que é justamente a mesma de Abisague (Barbara França) em Reis. Não à toa, a filha de Benaia ( ngelo Coimbra) mistura diversas referências na novela bíblica da Record.
Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague. Ele pediu para Bate-Seba fazer o pedido a Salomão, e ele recusou, dizendo que ela deveria pedir que ele desse o reino a Adonias. Quem o apoiou na tentativa de ser rei foi Joabe e Abiatar.
Quem foi Benaia na Bíblia? A Bíblia descreve Benaia como um homem valente e que batalhou entre os homens de Davi. Filho do sacerdote Joiada, ele era de Cabzeel, e foi leal ao escolhido de Deus do começo ao fim, chegando até a ser um dos encarregados pela guarda do rei.
Era homem dotado de alma heróica, e distinguiu-se em diversas ocasiões. Foi partidário de Salomão contra as pretensões de Adonias (1 Rs 1.8 e seguintes), e, depois de ter dado a morte a Adonias e a Joabe, comandou o exército (1 Rs 2.25 e 4.4 a 35).
Como o texto bíblico acima nos mostra, os principais guerreiros de Davi foram: Josebe-Bassebete: que enfrentou 800 filisteus e lutou até a espada ficar grudada em suas mãos. Sama: que defendeu o campo de suprimento. Eleazar: que estava posicionado para tomar os despojos.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Era o pai de Benaia (2 Sm 8.18), e o principal dos 3.700 sacerdotes, que se juntaram a Davi em Ziclague (1 Cr 12.27). 2. Foi o sucessor de Azarias no sumo sacerdócio, e o marido de Jeosabeate, filha de Jeorão, e irmã do rei Acazias (2 Cr 22.11).
Benaías, filho de Jeoiada, da cidade de Cabzeel, foi um soldado famoso e praticou muitos atos de coragem. Ele matou dois grandes guerreiros moabitas. Em um dia de neve, desceu numa cova e matou um leão.
De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.
A estreia de Reis — A Decadência revelou ao público a morte de Abisague (Barbara França) no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte) em uma sequência tensa e emocionante.
Rezom (Nando Rodrigues) não vai desistir tão fácil de impor uma grande derrota a Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis. Nos últimos capítulos da novela bíblica da Record, ele vai ser visto nas fronteiras de Israel. O vilão vai se juntar a outros monarcas da região para fazer uma investida contra Jerusalém.