Seu último relato data do ano de 571 a.C. Pela tradição, reconhecida por Santo Atanasio e São Epifânio, acredita-se na morte de Ezequiel pelas mãos de um chefe do povo, ao qual o profeta havia recriminado por conduta idólatra.
Ezequiel, filho de Buzi e sacerdote de Jerusalém, foi levado para o exílio na Babilônia, em 597 a.C. Exerceu sua atividade profética junto aos exilados por volta de 593 a 571 a.C. Profetizou antes e depois da destruição de Jerusalém (586 a.C.).
O profeta bíblico Ezequiel, que viveu há cerca de 2.600 anos, pode ter sido o mais antigo caso de epilepsia do lóbulo temporal descrito, revelou um neurologista norte-americano.
A História Do Profeta Ezequiel / Quem foi Ezequiel ?
Qual foi o pecado de Ezequiel?
Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.
Em outra pesquisa, o neurologista avaliou a vida de Sansão, apontado pelo médico como o primeiro caso conhecido de transtorno da personalidade anti-social. O diagnóstico foi baseado nas constantes brigas e guerras em que Sansão esteve envolvido.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Era casado, mas não sabemos se teve filhos. Ficou viúvo pouco antes da queda de Jerusalém. Tendo sido exilado muito novo, ele não pôde exercer seu sacerdócio no templo de Jerusalém.
Segundo o apócrifo Vida dos Profetas, escrito por um judeu da Palestina no séc. I DC Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito.
Ezequiel, filho de Buzi, era sacerdote da linhagem de Sadoc e atuou no templo de Jerusalém. Era casado e ficou viúvo pouco antes dos babilônios tomarem Jerusalém. Como sacerdote, pertenceu à classe dirigente da cidade. Foi exilado para a Babilônia junto com a primeira leva de deportados (597 AC).
Daniel, trazido para Babilônia ainda jovem, não se corrompeu com os costumes e religiões pagãs praticados naquele lugar. Por sua perseverança em orar, foi condenado à morte e jogado na cova dos leões, mas o Senhor o protegeu! Seja fiel, mesmo que enfrente uma cova de leões em sua caminhada.
Biografia. Ezequiel era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a cidade de Babilônia.
Sua vida sofreu uma guinada! Sentiu-se chamado a atuar como “sentinela” de Israel e estar atento a tudo quanto acontecia com o povo. Deus lhe falou: “filho do homem, eu o coloquei como sentinela para a casa de Israel” (Ez 3,17; 33,7).
Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.
Por que Jeremias foi proibido por Deus de se casar?
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Portanto, sua época histórica é a mesma que a de Jeremias. No entanto, enquanto Jeremias viveu as duas invasões de Jerusalém na própria cidade, Ezequiel viveu apenas a primeira.
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
"O profeta Isaías sendo encarcerado a mandato do Rei Manasses, (considerado um dos piores Reis de Israel, filho de Ezequias) recebe a condenação a morte de forma sangrenta e cruel" segundo alguns escritos apócrifos ele foi serrado ao meio...
O profeta, porém, teve que enfrentar uma nova provação: ele, que lutou tanto pela fé, teve que escapar da ira da rainha Jezabel, esposa idólatra de Acabe, que queria a sua morte. Exausto e atemorizado, Elias pediu a Deus para morrer, caindo em um sono ininterrupto.
Na terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o perfil da série no Instagram explicou que ilustrar Mateus autista veio a partir de uma análise do comportamento do apóstolo de acordo com a Bíblia.
Na Bíblia podemos encontrar alguns personagens que tiveram de enfrentar a doença. Por exemplo, o profeta Elias que ficou tão triste a ponto de pedir a Deus que tirasse sua vida.
Para evitar que esse transtorno acometa seus discípulos, Jesus deixa claro quais seriam as causas da falta de atenção nos últimos dias. Ele diz: “Não permitam que a esperança de vocês se perca na roda-viva das festas, bebidas e compras” (Lucas 21:34, A Mensagem).